TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo do Trabalho - Exceções

Por:   •  8/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

1 - DA RESPOSTA DO RÉU

O processo trabalhista é feito dentro de procedimentos isolados, começando pela petição inicial, após protocolada, haverá o polo ativo da ação e o polo passivo, que deverá ser notificado da reclamação proposta em face dele. Após notificado, o réu terá opções de adoção de medidas, ele pode reconhecer a procedência do pedido, ficar inerte ou apresentar resposta.

A resposta se dá pela defesa, escrita ou oral. Dentro da categoria da defesa está a contestação (Impugnação de todos os pontos descritos em petição inicial), reconvenção (Apresentação de novos fatos a atacar o polo passivo) e a exceção, que será discutida no próximo capítulo.

O direito de defesa é um direito constitucional de resposta, de contraditório, a parte pode sempre se posicionar diante de fatos alegados contra ela.

2 - DAS EXCEÇÕES

As exceções, em sentido estrito, são formas de resposta do réu, que só podem ser conhecidas se manifestada pelas partes, não são conhecidas de ofício e se não alegadas se tornam preclusas. Existem também as exceções no que tangem incompetência, impedimento e suspeição, essas visam sanar vícios que já estão dentro do processo e não foram vistas de ofício, são em relação a juízo e a julgador.

O código de processo civil é aplicado subsidiariamente e supletivamente quando a norma trabalhista não abrange o assunto e quando não entra de desacordo com a mesma. Em relação às exceções a CLT apenas adentra em suspeição e impedimento, devendo ser aplicado o CPC em impedimento.

O rito das exceções são, quando se fala de suspeição e incompetência, uma petição específica deverá ser feita e para o impedimento, é colocado em sede preliminar de contestação, junto com outras matérias de exceção.

A suspeição e incompetência suspendem o curso do processo. Essas são descritas como irrecorríveis, mas se a decisão determinar a incompetência da justiça do trabalho, sendo transferida para qualquer outro âmbito do poder judiciário, cabe recurso para o TRT da região em que se tramita o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com