TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Príncipe Trabalho

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE – MATER DEI

Texto dissertativo da obra O Príncipe - Maquiavel

Teoria Geral do Estado

Professora: Ludmila Medeiros

Aluno: Eduardo Martins Ribeiro

Turma: C – Noturno.

                                

                                                                            Pato Branco – Pr / 21.03.2015

 


O Príncipe - Maquiavel.

  • De quantas maneiras são os principados e quantas são as maneiras em que se adquirem.

No primeiro capítulo, Maquiavel nos mostra que há dois tipos de Estados, os Principados e as Repúblicas.

Sendo os Principados tendo sua sub-divisão em hereditários e novos. Hereditários são os herdados de geração em geração. Os novos são Principados formados a partir do zero (Dominados ou doados por conta das virtudes ou fortuna), usado como exemplo no texto Francesco Sforza - Duque de Milão.

  • DOS PRINCIPADOS HEREDITÁRIOS

Pontos Positivos: Por ser seguida uma linhagem o povo já está acostumado e respeita como um direito do Príncipe. O Príncipe sendo natural do Principado não tem motivos para agir ofensivamente com seus súditos.

  • DOS PRINCIPADOS MISTOS

Pontos Negativos: Se um Principado é tomado por um novo príncipe, (e há a ajuda do povo em busca de mudanças) o mesmo sempre terá a necessidade de ofender os súditos, usando da força de seus exército. Ou seja, após o povo perceber o erro, tentam reverte-lo, sendo então facilmente a re-tomada desse estado.

Como fazer a manutenção desse Estado:

Se o Principado é da mesma língua e tenham culturas parecidas que os conquistadores é fácil mantê-los sujeitos. (Isso se não forem acostumados a liberdade.)

Aqui entra a primeira parte de Maquiavel em que é descrita como "Os fins justificam os meios"

Se é tomado um Estado, é necessário extinguir toda a linhagem e pessoas fiéis ao antigo Príncipe que os governava. E também não mexer nos impostos que o povo estava acostumado a pagar, e nem mudar leis.

Tomada essa providências o povo viverá tranquilamente.

(Ex: França dominou diversos países como: Borgonha, Bretanha, Gasconha, Normandia e os manteve por muito tempo.)

Agora, se o Principado for de língua, costumes e leis diferente, é onde há o problema. E Maquiavel nos dá a solução, há de o conquistador ir habitá-los. Por conta de ser rápida a ação em caso de represália do povo local.  Também havendo uma coerção moral, o povo tendo o Príncipe em seu território há de temê-lo, amá-lo.

E para os conquistadores também se torna mais difícil de conquistar um Principado habitado pelo Príncipe.

E o Príncipe deve sempre tentar tornar fortificar os fracos e enfraquecer os fortes, para não haver risco de ambição.

Exemplo: Roma conquistou diversos Principiados, e observaram bem os pontos citados acima, como: Fazer amizade com os menos prestigiados, fundar colônias, abateram os fortes e não deixaram que estrangeiros adquirissem poder conceito.

E Maquiavel destaca que deve-se resolver os problemas atuais, e sim precaver problemas futuros. Ele usa do exemplo de Tuberculose, no início a cura é fácil e o diagnóstico é difícil, com o tempo o diagnóstico se torna fácil e a cura difícil.

  • POR QUE O REINO DE DARIO, OCUPADO POR ALEXANDRE, NÃO SE REBELOU CONTRA SEUS SUCESSORES APÓS A MORTE DESTE

Maquiavel destaca que há dois tipos de estados, os governados por somente o príncipe, e o governado pelo Príncipe com o auxílio de Barões, Chefes e Nobres.

Sendo os reinos governados só pelo Príncipe será o reino mais difícil conquistar, e fácil de se manter.

E os Reinos onde há barões e nobres, sendo fácil conquistá-los e difícil mantê-los. Esses Nobres, acabam tendo certa autoridade, e serão mais difíceis de acatar ordens.

  • DE QUE MODO SE DEVAM GOVERNAR AS CIDADES OU PRINCIPADOS QUE, ANTES DE SEREM OCUPADOS, VIVIAM COM AS SUAS PRÓPRIAS LEIS

Métodos para manutenção: Extirpar toda cultura, lei e costumes locais. 2º Ir habitá-los pessoalmente, 3º Deixá-los viver com suas leis/costumes/cultura. Para Maquiavel o modo mais seguro é a extirpação.

  • DOS PRINCIPADOS NOVOS QUE SE CONQUISTAM COM AS ARMAS PRÓPRIAS E VIRTUOSAMENTE

Um Estado pode ser conquistado com armas alheias, ou próprias. Sendo as Próprias o melhor meio para manutenção do Estado.

Custando muito para conquistar e pouco para manter.

  • DOS PRINCIPADOS NOVOS QUE SE CONQUISTAM COM AS ARMAS E FORTUNA DOS OUTROS

Esse são fáceis de se conquistar e difíceis de se manter.  Sendo esses Príncipes dependentes da vontade de seus "doadores". Sendo esses volúveis e instáveis. Maquiavel também destaca que esses homens não tendo contato político, seria difícil manter e comandar o Estado, também não terão forças e amigos fiéis.

Exemplos opostos:

Duque de Milão - Francisco Sforza, com muito trabalho conquistou o Estado e com pouco Trabalho o manteve.

Cesar Bórgia - Usando da fortuna de seu pai, mesmo ainda com aquela o perdeu.

  • DOS QUE CHEGARAM AO PRINCIPADO POR MEIO DE CRIMES

São os Principados tomados pela força, sem ajuda da virtude ou fortuna.

Usou de exemplo Agátocles Siciliano tornou-se rei de Siracusa, era pretor (Magistrado) de Siracusa, certa manhã reuniu o povo na praça e o senado da cidade, como se fosse falar de assuntos públicos. Após um sinal, ordenou que os soldados matassem todos os senadores e os ricos da cidade. Após isso Siracusa se tornou fácil de se manter. Maquiavel ressalva, Agátocles conseguiu o estado, mas não conseguiu a glória e o respeito diante do povo.

Neste capítulo Maquiavel deixa uma dica valiosa para os governantes, se há necessidade de infringir um mal, que seja feito de uma só vez.  Para não precisar serem feitas dia após dia. Assim dando segurança aos homens e os conquistando com benefícios.  E sobre os benefícios, devem ser dados aos poucos, para que sejam melhor recebidos pelos súditos.

Um Príncipe não pode variar, ex: Fazer agrados somente em crises, e aplicar o mal no tempo incorreto.

  • DO PRINCIPADO CIVIL

Quando um civil com o apoio do povo torna-se Príncipe, se mantém com muita dificuldade, já que todos ao seu redor o consideram um igual. Maquiavel concluí que o Príncipe deve manter o povo como amigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com