TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É PLÁGIO

Por:   •  29/8/2022  •  Ensaio  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 6

                                           

                                                                [pic 1]

FACULDADE DE PIRACANJUBA – FAP /17/09/2020

CURSO DE DIREITO / 4 PERÍODO

DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III

ALUNO: FABIO PEREIRA DE ARRUDA  

PROFESSOR: GABRIELLE ANDRADE

                                                                 

                                                                   O QUE É PLÁGIO

               Com a chegada do Séc. XXl a transformação global com as inovações tecnológicas trouxe consigo facilidade, praticidade e acesso a inúmeros arquivos disponíveis na internet, mas também tem gerado polêmicas quando esses conteúdos são copiados e repassadas com informações falsas de autores das publicações. Não que isso nos séculos anteriores não acontecesse, mas com a tecnologia ficou também mais fácil identificar os casos de plágio ou autoplágio.  

               Exemplos comuns existente no nosso cotidiano dessas "cópias" são                                                                 Plágio:

               Consiste no indivíduo que faz uso de ideias alheias para obter reconhecimento formal ou social negando assim créditos a quem realmente é devido, essa é uma atitude inadequada, mas não incomum. Quem nunca ouviu falar de um artista que levou outro à justiça por roubo de conteúdo?

               Relembremos o caso do cantor brasileiro Jorge Ben Jor na década de 70, que após identificar um refrão de sua autoria em uma música de grande sucesso do artista britânico Rod Stewart, abriu disputa judicial trazendo à tona um constrangimento público, porém necessário para que seja punitiva tais ações, esse é apenas um exemplo que foi destaque no mundo, mas não menos relevante a tantos outros escândalos envolvendo famosos.

               Podemos observar que este caso teve grande repercussão por se tratar de dois artistas do mesmo gênero conhecidos mundialmente, entretanto o plágio de obras famosas de séculos anteriores pode ter ocorrido sem qualquer conhecimento por parte de seus autores, apesar de ser crime e antiético ainda continua acontecendo e é válido lembrar que a tradução é considerada sim como plágio.

               É também comum, encontrarmos alunos que fizeram a transição ensino médio/universidade e confunda o trabalho e pesquisa com o resumo de texto, transcrevendo alguns parágrafos ou simplesmente copiando e colando todas a informações, mas assim como o mesmo perde a capacidade de aprender a interpretar um assunto, perde a oportunidade de formular suas próprias ideias e consecutivamente perde a credibilidade diante de seus gestores.

               Obviamente tal atitude levou com que o sistema de educação se tornasse mais rígido principalmente em avaliações acadêmicas onde acontece o maior índice de plágio, a circulação de conteúdos nas redes sociais facilita o acesso e fornece ao acadêmico a falsa impressão de que um simples trecho passará desapercebido com êxito. Sendo assim o ato de plagiar pode gerar transtornos e é nada mais que a negação   da geração e aperfeiçoamento de ideias é alterar informações de fontes e negar o reconhecimento do verdadeiro autor.

               Autoplagio: um aluno do colegial será usado para essa definição como exemplo, repetente, visando ganhar tempo em uma pesquisa, faz uso de um trabalho do ano anterior que havia sido guardada no fundo da gaveta, altera somente o cabeçalho que indica data, com essa simples mudança ele cria seu autoplagio pois é de sua autoria, ao fornecer ao professor se boicota de imediato, para este é garantia de notas.

               Mas, porém, raramente é sinônimo de engrandecimento intelectual, pois sem perceber estará se privando de se demonstrar criativo e produtivo, passará a plagiar como se fosse algo natural e sem grandes consequências, e só entenderá que perdeu quando parte do aprendizado lhe for questionado é ele terá a necessidade de expor em forma de argumento social, o que não será condizente com o processo de aprendizagem que lhe foi oferecido.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com