TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É SOCIOLOGIA

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

UNIMEP

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA

CAMPUS LINS

FICHAMENTO

O QUE É SOCIOLOGIA

CAPÍTULO II:

A FORMAÇÃO

Jéssica de Carvalho Marques

Direito – 1º Semestre

Sociologia

Professor: Tarcísio Timóteo

Lins - SP

A falta de um entendimento comum por parte dos sociólogos sobre a sua ciência possui, em boa medida, uma relação com a formação de uma sociedade dividida pelos antagonismos de classe.(p. 18)

Não podemos perder de vista o fato de que a sociologia surgiu num momento de grande expansão do capitalismo.(p. 18)

Uma das tradições sociológicas, que se comprometeu com a defesa da ordem instalada pelo capitalismo, encontrou no pensamento conservador uma rica fonte de inspiração para formular seus principais conceitos explicativos da realidade.(p. 19)

A sociedade moderna, na visão conservadora, estava em franco Declínio(...)Lastimavam o enfraquecimento da família, da religião, da corporação etc.(p. 19)

A Revolução de 1789 era, na visão dos "profetas do passado", o último elo dos acontecimentos nefastos iniciados com o Renascimento, a Reforma Protestante e a Era da Razão.(p. 20)

(...)Preocupados com a ordem e a estabilidade, com a coesão social, enfatizariam a importância da autoridade, da hierarquia, da tradição e dos valores morais para a conservaçãoda vida social.(p. 20)

E entre os autores positivistas, de modo destacado Saint-Simon, Auguste Comte e Emile Durkkheim, que as idéias dos conservadores exerceriam uma grande influência.(p. 20)

Durkheim costumava afirmar que o considerava o iniciador do positivismo e o verdadeiro pai da sociologia.(...)(p. 21)

(...)Comte, que geralmente tem merecido esse destaque. Dono de uma cabeça fértil em idéias e de um espírito irrequieto, Saint-Simon sofreu a influência de idéias iluministas e revolucionárias, mas também foi seduzido pelo pensamento conservador.(p. 21)

A união dos industriais com os homens de ciência, formando a elite da sociedade e conduzindo seus rumos era a força capaz de trazer ordem e harmonia à emergente sociedade industrial.(p. 21)

Mesmo tendo uma visão otimista da sociedade industrial, ele admitia a existência de conflitos entre os possuidores e os não possuidores. No entanto, acreditava que os primeiros tinham a possibilidade de atenuar este conflito apelando a medidas repressivas ou elaborando novas normas que orientassem a conduta dos indivíduos.(p. 22)

Várias das idéias de Saint-Simon.seriam retomadas por Auguste Comte.(...) (p. 22)

A motivação da obra de Comte repousa no estado de "anarquia" e de "desordem" de sua época histórica.(p. 22)

Comte era extremamente impiedoso no seu ataque a esses pensadores, a quem chamava de "doutores em guilhotina", vendo em suas idéias o "veneno da desintegração social".(p. 22)

A verdadeira filosofia, no seu entender, deveria proceder diante da realidade de forma "positiva".(p. 23)

A sua filosofia positiva era, nesse sentido, uma clara reação às tendências dos iluministas.(p. 23)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com