TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Podcast O Sequestro da Amarelinha

Por:   •  7/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 8

ELYAN VICENTE DE SOUZA SILVA

MIGUEL ANTONIO OLIVEIRA DE SOUZA

RELATÓRIO: “O Sequestro da Amarelinha”

Barra do Bugres-MT

2022


RELATÓRIO: “O Sequestro da Amarelinha”

O Sequestro da Amarelinha, uma série de cinco episódios, uma coprodução piauí , Swissinfo e Rádio Novelo.

Ep. 01 – Os Diamantes do Maracanã

O mesmo Maracanã do “maracanaço” de 1950 se tornaria, anos depois, “vítima” de outra vergonha nacional: um esquema de corrupção que desviou milhões de reais – alguns lavados em diamantes – das obras de reforma do estádio para a Copa de 2014.

São muito importantes para nossa história é lá que foi parar um punhado de diamantes comprados com dinheiro público no cofre guarda Nesse Mesmo Lugar escondeu das autoridades, melhores esquemas de corrupção que o mundo já viu e tudo começou num campo de futebol o melhor no estádio de futebol no grande palco da seleção brasileira no palco principal da amarelinha.  Talvez esse mesmo cofrinho de Jamil depositou a nossa encomenda tenham sido escondidos os infames diamantes do Maracanã aqueles que o ex-governador do Rio Sérgio Cabral recebeu como propina pelas obras de reforma do Maracanã para Copa de 2014 a gente vai contar para você começa a propina virou diamante e cor música na Suíça Onde está o Jamil agora dentro da encomenda que já meu tá guardado no cofre da objeto que deu início a essa história toda uma camiseta amarelinha dentro do cofre. Por que os personagens que vão protagonizar nossa história essa camiseta vale ouro. a gente vai contar para você como a camiseta amarela projetou Brasil o mundo nós vamos mostrar como amarelinha foi sequestrada para construir a maior máquina de fazer dinheiro através do Esporte. 1950 para ser mais específico no dia 16 de julho se você gosta um pouquinho de futebol já deve ter ficado arrepiado só de ouvir essa data. Nesse dia aconteceu a final da primeira Copa do Mundo que teve sede em Gramados brasileiros enfrentavam em campo a seleção brasileira e a seleção uruguaia no gramado do maior estádio do mundo a época não chegou até essa final mas basta saber que a gente precisava só de um empate para colocar as mãos na taça pela primeira vez na história. A torcida pela Seleção Brasileira havia certeza certeza nós vamos lá para assistir jogo de futebol em um testemunho da vitória do Brasil nós fomos lá para testemunhar a vitória do Brasil a campanha que a seleção brasileira fez naquela copa foi uma coisa sem precedentes antes da Copa de 1950 conceito de torcer por um grupo seleção não existia.

O governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral que vem a ser o Dono dos Diamantes que dia mais diamantes no Maracanã aqueles que os doleiros esconderam no mesmo cofre suíço onde o Jamil depositou a nossa amarelinha. E contexto ocorreram essas obras reforma de 2014 está no presente a Delta Andrade Gutierrez e a Odebrecht nesse consórcio para reforma do Maracanã para Copa do Mundo. Apresentaram ao Ministério Público são os irmãos Marcelo e Renato Chebar eles eram os responsáveis por administrar parte da propina dos governadores foi o Renato irmão mais velho Quem pegou os diamantes com emissário em Zurique ele comprou o diamante de forma Legal ou seja pagou por eles mesmo que eu origem dele tem ácido e legal e daí por diamantes na mão ou no bolso ele viajou de trem de Zurich.

Ep. 02 – O Ditador Democrático

Em quase trinta anos à frente da Confederação Brasileira de Futebol, João Havelange democratizou e transformou o esporte numa máquina de fazer dinheiro através de contratos escusos de venda de direitos de transmissão. E tudo começou com a mágica promovida pela seleção brasileira em campo na Copa de 1970. O João ele se formou em Direito e entrou para trabalhar na Viação Cometa empresa de ônibus onde teve com o perdão do trocadilho uma carreira meteórica entrou com advogado da empresa se for nesse cargo por dois anos foi logo promovido a vice-presidente mais dois anos até que chegou à presidência. No encontro com o Presidente Juscelino Kubitschek Havelange finalmente conseguiu descolar um empréstimo. Claro para quem mais se tivesse nesse jogo então naquele momento não havia mercado publicitário como sustentar Copa do Mundo ela não tinha ficou por cima é só um evento marcante na história a contribuição da televisão do mundo e a contribuição da copa do mundo. Sob o comando do anjo a FIFA se escondeu se globalizou ampliou o alcance do futebol pelo mundo o novas vagas para os continentes como a África Ásia e Oceania. Ao mesmo tempo em que a receita e aumentando cada país que ia ser integrado a FIFA aumentava também o eleitorado Havelange democracia dentro da instituição era mediada pelo dinheiro e pela troca de favores no fim das contas todas as decisões Tinham que ter o aval do Imperador na entrevista para Daniela Pinheiro Havelange falando sobre o comitê Olímpico internacional quais ele deu uma palhinha de como essa rede de influências funcionava na prática.

Havelange estava no lugar certo e na hora certa para transformar o futebol no esporte número um do mundo e um dos negócios mais lucrativos da história.

Ep. 03 – Vende-se uma seleção

Em 1994, o Brasil foi tetracampeão e fez com que sua camisa passasse a ser cobiçada por uma das maiores marcas do mundo esportivo: a Nike. Um empresário fechou esse negócio: J. Hawilla. Junto com Ricardo Teixeira, então presidente da CBF, Hawilla intermediou contratos de patrocínio e negociou direitos de transmissão de jogos num esquema que viria a ser conhecido como Fifagate. Mega negócio Global com parcerias de Marketing com algumas das mais ainda era o Manda-Chuva na Fifa ele deixou um pupilo da presidência da CBF para replicar o modelo desse negócio no Brasil. Ricardo que ele tem inteligente acima do normal imagem de uma habilidade política que é do mineiro. O genro Ricardo Teixeira para presidência da CBF nas próximas eleições. O Galvão Bueno e milhões de brasileiros consultando o grito da vitória que estava entalado na garganta fazendo 24 anos o Ricardo Teixeira estava dando era um grito de independência porque até aquele momento ele ainda era visto como o genro e não como um cara que chegou ao cargo mais importante do futebol brasileiro sem nunca ter levantado a taça de campeão do mundo do Ricardo Teixeira ganhar confiança que precisava para sair da sombra do Sogro. A Copa de 2014 tradição criada pelo Teixeira atropelou a Constituição Brasileira com a lei geral da Copa construiu estádios superfaturados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (257.4 Kb)   docx (162.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com