TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Importância da ONU

Por:   •  15/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  19 Visualizações

Página 1 de 4

                                                       CAPÍTULO 10

  1. A que se refere a expressão “forma de governo”?

As formas de governo dizem respeito ao modo como um determinado governo organiza os poderes e aplica o poder sobre os governados. Nesse sentido, temos uma concepção de que a organização que um determinado governo faz dos elementos estatais é a forma de governar.

Forma de governo em que o poder concentrasse nas mãos de uma pessoa, o monarca, e a soberania encontram-se concentrada naquela figura. Para Aristóteles, o monarca deveria ser uma pessoa apta ao cargo, com inteligência, estratégia e senso de justiça. Caso o monarca não tenha esses atributos, há uma tendência à degeneração do governo.

  1. Destaque as diferenças fundamentais entre a monarquia e a república.

Na monarquia, o chefe de Estado, geralmente um rei ou uma rainha, ocupa o cargo com base em hereditariedade. Isso significa que o líder é muitas vezes um membro de uma família real ou nobre e assume o trono de acordo com as regras de sucessão da monarquia.

Em uma república, o chefe de Estado é normalmente eleito pelo povo ou por um órgão representativo, como um parlamento. A eleição é geralmente realizada de acordo com regras democráticas.

  1. Faça um resumo das transformações sofridas pela forma monárquica de governo ao longo da história do Estado moderno.

A forma monárquica de governo passou por uma evolução significativa ao longo da história do Estado moderno, com a transição de monarquias absolutas para monarquias constitucionais e, em alguns casos, para repúblicas. As mudanças foram impulsionadas por ideias de democracia, iluminismo, revoluções e mudanças sociais que moldaram o curso da governança monárquica em muitos países.

  1. Comente o sentido inovador atribuído por Maquiavel ao termo república.

Maquiavel enfatizou que a política deve ser estudada com base na realidade e na observação do comportamento humano, em oposição a ideais abstratos. Ele argumentou que os governantes precisam entender a natureza humana, que muitas vezes é egoísta e inclinada ao poder, para governar eficazmente.

Essas ideias revolucionárias de Maquiavel desafiaram as concepções tradicionais da república como um governo puramente virtuoso e benevolente, introduzindo uma abordagem mais realista e prática para a política. Seu trabalho influenciou consideravelmente a teoria política subsequente e contribuiu para a formação do pensamento político moderno, que considera a política como uma arena onde o poder, a estratégia e a adaptação são igualmente importantes, se não mais, do que a moral e a virtude.

  1. Contraste os conceitos de república formulados pelas tradições socialista e liberal.

As tradições socialista e liberal têm concepções diferentes da república, especialmente em relação aos princípios fundamentais, à economia, ao papel do Estado e à igualdade.

Enquanto o socialismo enfatiza a igualdade econômica, um papel ativo do Estado na economia e a participação popular, o liberalismo valoriza a liberdade individual, uma economia de mercado, um Estado limitado e a proteção dos direitos individuais. Essas diferenças fundamentais nas concepções de república refletem as divergências filosóficas e políticas entre as tradições socialista e liberal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (147.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com