TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo do Lincoln

Por:   •  27/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 2

Filme Lincoln


          O filme se passa no ano 1865 mostrando a guerra civil americana no seu quarto ano e o segundo ano da reeleição do presidente Lincoln, retratando o período histórico dos Estados Unidos em sua Guerra de Secessão, dos estados do Norte contra a escravidão versus os estados confederados do Sul a favor da escravidão. O foco do filme não é a guerra em si, mas a luta do presidente para aprovar a décima terceira emenda da Constituição que daria fim a escravidão no país, sendo assim, tinha o Norte lutando pelo fim da escravidão, e o sul pela continuidade dela. Para tal feito o presidente contou com suporte de líderes políticos que o ajudaram em um esquema de compra de votos de parlamentares para aprovar a 13ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos; e, apesar do Partido Republicano de Lincoln, maioria no Congresso, estar apoiando, faltavam votos para aprovar a emenda até o final de janeiro de 1865, a solução foi buscar esses votos na oposição, o Partido Democrata, o pagamento oferecido não era em dinheiro mas sim  em cargos no governo  que ocorreria com a posse de Lincoln para o segundo mandato.

A administração pública é o tema que mais fica evidente no filme, o poder do presidente, a organização do estado, o poder dos secretariados, dos membros do congresso e o poder da Constituição norte-americana, ou seja, havia um domínio  dos líderes priorizando seus princípios com objetivo de proteger os direitos e interesses do povo norte-americano, fica nítido a ausência dos princípios fundamentais da igualdade e dignidade humana no tocante em que a maior parte das pessoas principalmente as do Sul e boa parte dos congressistas do partido Democratas, recusavam-se a serem comparadas e colocadas no mesmo patamar de direitos com os negros e principalmente em aceitar que estes fossem livres, pois aos olhos da grande maioria dos congressistas os negros não eram pessoas, eram seres diferentes e que Deus os fez diferentes, não havia respeito, tolerância e inclusão social direcionada aos negros.

Em 31 de Janeiro de 1865 em votação pelo congresso o presidente sai vitorioso conseguindo a maioria dos votos a favor do fim da escravatura, é possível perceber a presença de negros pela primeira vez no congresso como ouvintes. A décima terceira emenda foi a maior medida aprovada no século XIX, no dia 03 de Abril de 1965 anuncia-se o fim da guerra, o presidente pede a rendição dos estados sulistas e ratificação dos estados. Lincoln, ficou conhecido como o Governo do povo. Toda a população incluindo líderes do partido da oposição Democratas demonstravam respeito e admiração pelo presidente.



...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com