TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO TERMO E ENCARGO

Por:   •  30/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 3

As condições entre o termo e encargo, são implantações acessórias em que as partes, podem facultativamente, adicionar em um negócio jurídico modificações para alguma consequência natural.

Vale lembrar, que o negócio jurídico é um conjunto da manifestação de vontade que produz efeitos desejados pelas partes e permitidos em lei, as partes podem exercer autonomia privada, em exemplo contrato e podemos destrinchar em três tópicos, condição, termo e encargo.

CONDIÇÃO

A condição é nada menos que uma cláusula inserida no negócio jurídico, subordina a eficácia do evento incerto e futuro, entende-se por evento incerto aquele que não sabe se vai ocorrer e futuro, aquilo que ainda não aconteceu.

O disposto do art. 121, do Código Civil, considera-se a cláusula que, deriva exclusivamente da vontade das partes e subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto, ele é uma condição para que o negócio jurídico se inicie e que eventualmente possa ser interrompido, por condição suspensiva ou resolutiva que são institutos previstos nos dispostos do art. 125 e 127 do Código Civil.

TERMO

O termo, vai subordinar a eficácia do negócio jurídico a um evento futuro e certo, o que se entende-se do evento futuro, é aquilo que ainda não aconteceu, mas é certo, pois tem-se a certeza que irá acontecer, previsto no art. 131 do Código Civil. como por exemplo.

Hipoteticamente, Ticio, alugou um imóvel, para dia primeiro de janeiro do ano seguinte, nessa situação, o termo inicial é o dia 01 de janeiro do ano seguinte.

Entenda-se que o evento futuro é certo, é a data da aquisição do direito que foi no ato da assinatura do contrato e exercício do direito, será apenas no dia 01 de janeiro do ano seguinte.

Em contrapartida, o termo final ou resolutivo é quando também se estipula o momento que o negócio jurídico, deixará de surtir efeitos, como a data de expiração do aluguel, como exemplo.

Existem algumas situações caracterizadas do termo final que está no dispositivo do art. 132 do Código Civil que são elas.

  • Salvo disposição legal ou convencional em contrário, computam-se os prazos, excluído o dia do começo, e incluído o do vencimento.
  • § 1º Se o dia do vencimento cair em feriado, considerar-se-á prorrogado o prazo até o seguinte dia útil.
  • § 2º Meado considera-se, em qualquer mês, o seu décimo quinto dia.
  • § 3º Os prazos de meses e anos expiram no dia de igual número do de início, ou no imediato, se faltar exata correspondência.
  • § 4º Os prazos fixados por hora contar-se-ão de minuto a minuto.

Caso não esteja estipulado prazo em contrato, é aplicado as situações previstas em lei.

ENCARGO

O encargo por sua vez é o elemento acidental dos atos e negócio jurídicos pelo qual se impõe uma obrigação a quem for beneficiado, o encargo não é uma contraprestação, ele é obrigatório a quem foi contemplado com um benefício sem contraprestações.

 Isso não se confunde com a condição e não retira a eficácia e nem suspende, fundamentação está no disposto do art. 136, do Código Civil, onde fala que o encargo, não suspende a aquisição nem o exercício do direito, salvo quando expressamente imposto no negócio jurídico, pelo disponente, como condição suspensiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com