TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O advogado

Por:   •  14/5/2016  •  Resenha  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Cléa dos Santos Jurema RA: B786CH3

Período: 7º Semestre / Direito

Livro: O advogado

Autor: John Grhicher

O livro conta um pequeno trecho da intensa história de um advogado na cidade de Nova York. Michael era um eficaz litigante na empresa Drake Sween, uma das cinco maiores empresas do país, estava ali havia sete anos e buscava o tão sonhado futuro como sócio, o que não demoraria muito, faltavam apenas três anos para que enfim pudesse passar a ganhar 1 milhão de dólares por ano. Estava com trinta e três anos, era casado com um amor dos tempos da faculdade, a estudante de medicina Claire, porém, seu casamento estava na corda bamba já havia muito tempo.

Sua vida mudou drasticamente em fria manhã quando subia o elevador e se viu acompanhado de um sem-teto, provavelmente se escondendo do frio, pensou ele, mas Michael estava enganado.

“Senhor”, como o mendigo gostava de ser chamado, estava naquele prédio, naquele exato andar, porque estava a ponto de realizar um ato terrorista usando bombas falsas presas ao seu corpo, por baixo do casaco.

Tudo que o mendigo queria era mostrar aos oito advogados que fez de refém, que eles ganhavam milhões todos os dias, mas não se importavam e nem ao menos contribuíam para aqueles que realmente precisavam, os sem-teto.

Senhor foi morto em um determinado momento de sua ação, contudo, conseguiu abalar o psicológico de Michael e assustar seus outros colegas que foram feitos de refém, mas não ao ponto de conturbá-los, tanto quanto fez ao Michael. A partir daquele dia Michael ingressou em um novo mundo, fez descobertas que o ajudaram a se manter convicto do que estava fazendo.

Tudo ocorreu em um curto prazo de um mês, Michael pediu o divórcio à Claire e também pediu demissão da empresa, abandonando uma carreira de sucesso e passou a viver em um pequeno sótão, dormia no chão e atuava como advogado dos sem-teto com a ajuda de Mordecai, famoso advogado das ruas que teve o prazer de ter Senhor como seu cliente.

A história de Michael se arrasta com o pesadelo do furto de um dossiê, feito por ele mesmo e que tinha por finalidade comprovar que assim como Senhor, Lountain e seus quatro filhos moradores de rua, foram despejados ilegalmente de um cortiço onde pagavam 100 dólares por mês à um tal de John. O despejo foi feito pela sua antiga empresa a favor de uma imobiliária muito forte em Nova York, a fabulosa River Ork, compradora de inúmeros terrenos nos últimos anos.

Por fim, no desenrolar da história, Michael e Mordecai conseguem provar, através de testemunhas que a empresa estava errada e portanto, era responsável pela morte de Lountain e seus pequenos filhos, pois se ela não tivesse feito o despejo e houvesse obedecido o prazo legal de 30 dias, então a família não teria falecido no interior de um veículo asfixiadas com gás enquanto tentavam se aquecer.

Essa obra tem uma leitura estimulante que mostra o sonho de todos os estudantes de Direito virar o oposto quando concluem o curso. Inicialmente, todos querem salvar o mundo de alguma forma e fazer justiça, mas depois de cinco anos, são arrastados pelo capitalismo e passam a viver entre papeis e reuniões que não vão ajudar ninguém a não ser eles mesmos.

Os últimos dois capítulos descrevem com riqueza de detalhes o processo e a audiência de acordo com o juiz. Nessa fase é possível enxergar muitos defeitos processuais, sendo o primeiro a parcialidade do juiz, uma vez que este é amigo de longa data de Mordecai e, portanto, suspeito para julgar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com