TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento e o sistema de proteção individual- pós

Por:   •  4/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

O desenvolvimento e o Sistema de Proteção Social

AMANDA PERES NUNES

Foi através do desenvolvimento econômico e do bem estar alcançados pela sociedade européia que deu inicio a uma nova etapa do desenvolvimento do mundo capitalista ocidental.

A pobreza e a exclusão social esta diretamente ligada ao surgimento do Capitalismo.

Foi a partir daí que começou a surgir os ”pobres” pessoas estas que vagavam pelas cidades a procura de sobrevivência.

[pic 1]

DESENHO

Esta época também conhecida como sociedade medieval, mais precisamente, como época dos senhores feudais.  Época em  que os “pobres”, mais conhecidos como servos da gleba eram subordinados aos senhores feudais, tendo inclusive que plantar, colher para sua sobrevivência e de seus familiares.

Somente no período conhecido como “ Acumulação primitiva de capital”, é que ocorreram grandes mudanças, inclusive nas formas e nas relações de trabalho, este período foi a  transferência de alguns indivíduos do campo para a cidade.

Assim começaram a surgir Leis que determinavam a concentração destes indivíduos “pobres” nas cidades. Surgindo, portanto, o Estado Moderno, tendo sido uma condição essencial para o surgimento de políticas de proteção sociais, também conhecido como “Políticas Públicas”

 [pic 2][pic 3]

                     (Criação de Leis)                                          (SOCIEDADE MEDIEVAL)

Com todas estas mudanças, a vida destes indivíduos e de suas famílias dependia do “assalariamento” para o seu sustento. Ou seja, para o sustento não era mais plantar, colher para poder sobreviver, agora era trabalhar, conquistar o seu espaço para poder ganhar o seu salário.

[pic 4][pic 5]

O individuo que não conseguisse o seu espaço e ou posição no mercado de trabalho, estaria “excluído” da sociedade.

 Em conseqüência deste mercado de trabalho, surgiram várias sistemas. Entre eles o sistema de seguro social, quais sejam: pensão por velhice ou por morte.

É claro que estes sistemas eram insuficientes, pois poucos trabalhadores contavam com esses seguros.

Com a Primeira Guerra Mundial o sistema de proteção social é destruído. Só após a Segunda Guerra Mundial é que foram criados novos sistemas em grandes escalas.

Com as bases econômicas do Estado de Bem-Estar Social seria como um ciclo de produção e consumo, assim, se todos trabalhassem haveria renda para que todos consumissem.

Esping- Andersen, sociólogo, estudou os arranjos de proteção social, sendo que  estes sistemas de proteção social variam de acordo com a quantidade de pessoas cobertas e havendo  critérios utilizados para incluí-las ou excluí-las de tal cobertura.

Inclusive através da analise destas variáveis, Andersen concluiu que haveria três modelos de Estado de Bem Estar Social, os quais ele chamava de “regime”.

Estas teorias do Estado de Bem- estar social é resultado do poder de mobilização da classe trabalhadora que refletem em diversos outros países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com