TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O direito a compensação por melhorias necessárias e úteis

Ensaio: O direito a compensação por melhorias necessárias e úteis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Ensaio  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Os bens reciprocamente considerados.

Três amigos que há muito não se viam encontram-se por acaso no corredor da 1ª. Vara Cível de Goiânia/GO, enquanto aguardam suas respectivas audiências. Papo vai papo vem acabam por revelar o motivo que os levou até lá. LAURO, professor de educação física, construíra de boa-fé uma piscina olímpica no terreno do imóvel que alugara para ali instalar sua academia de natação; DAGOBERTO, também de boa-fé, construíra uma piscina na casa que alugara para passar os fins-de-semana e WALDOMIRO, sempre na maior das boas-fés, construíra uma piscina no imóvel alugado em que funcionava a escola de ensino fundamental que dirigia. Todos os amigos, após a rescisão de seus contratos de locação, recusaram-se a deixar os respectivos imóveis e entraram na justiça buscando a indenização pelo que gastaram e pela valorização dos imóveis, com base em pretenso direito de retenção.

Pergunta-se:

a) A natureza jurídica da benfeitoria realizada por cada um dos amigos por se tratar de uma piscina, é a mesma? Afinal, o que é uma benfeitoria?

Não. A piscina é benfeitoria voluptuária em uma residência; útil em uma escola; e necessária em um clube de natação. (Artigo 96 CC)

b) O que significa esse “direito de retenção” alegado por todos os amigos como base para não saírem dos imóveis alugados? Todos eles são titulares de tal direito?

Somente o possuidor de boa-fé tem direito a indenização de benfeitorias necessárias e úteis, por cujo valor poderá exercer o direito de retenção. Nos casos apresentados somente o diretor da escola e o professor de educação física são titulares do direito de retenção.

c) E se o proprietário da casa alugada por DAGOBERTO passasse a cobrar ingresso de seus vizinhos para utilizarem a piscina construída, faria diferença no caso em análise?

Nesse caso a piscina deixaria de ser benfeitoria voluptuária e passaria a ser benfeitoria útil. E nesse caso Dagoberto teria direito a ressarcir-se.

Caso Concreto 2

Os bens públicos.

A Administração Pública do Estado de São Paulo resolveu alienar um prédio onde funciona a sede de uma empresa de iluminação do estado, para saldar dívidas contraídas frente a algumas empresas contratadas para fazerem obras de reforma em dois hospitais e cinco escolas, estabelecidos no interior do estado.

Com base no caso proposto, é admissível a alienação do imóvel em questão perante nosso ordenamento jurídico? Justifique sua resposta.

Não é passível de alienação, por ser de bem público de uso especial (artigo 99 CC). Os bens de uso especial são inalienáveis (artigo 100 CC).

Questão Objetiva

Marque a alternativa ERRADA em relação aos bens reciprocamente considerados.

( ) o bem principal é um bem que possui existência autônoma, própria, já os bens acessórios dependem da existência de outro bem

(x) as pertenças são coisas móveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com