TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Sociologia?

Por:   •  13/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

O que é sociologia?

A sociologia tem grande influencia nas formas de compreensão da sociedade capitalista. Podemos perceber neste livro que conta desde o surgimento do capitalismo e formando logo após o estudo sociológico desta sociedade. Alem do mais fala de todas as fases que passou, desde a idade media, que foi no seu surgimento, sendo nas revoluções francesa e industrial, ate os dias de hoje, onde temos a maior parte do planeta sendo capitalista.

Vários pensadores, cientistas e/ou sociólogos estudaram profundamente essa sociedade, que de certo modo é bastante atual, analisando de todas as formas a sua formação e tentando prever às vezes aonde iria chegar. Temos grandes nomes como Bacon, Owen, Thonson, Hume, Montesquieu, Durkhein, Saint-Simon e entres ouros famosos, e todos esses formulando teorias para entender essa sociedade.

Podemos perceber que os percussores da sociologia foram militantes políticos e outros indivíduos que se preocupavam com a sociedade, e sou de acordo quando o autor traz que com a sociedade industrial seriam necessários estudos, pois estariam na formação de novos fenômenos.

Francis Bacon veio dizer que a teologia deveria deixar de ser a forma norteadora de pensamento, o que sou totalmente a favor, pois não podemos levar uma sociedade a base de crenças, mas de certo modo a fala dele dizendo que a teologia deveria ceder sua autoridade a uma duvida metódica já não é de meu acordo, pois não seria convincente a uma sociedade trocar o valor de suas crenças por uma duvida. Mas com o seu método usando a observação e a experimentação era certo que assim o homem teria mais poder de dominação, em todos os sentidos.

Os iluministas fizeram estudos e chegaram à conclusão de que as instituições eram irracionais e injustas, dessa forma, tiravam a liberdade do homem. Se formos olhar, de o homem ate hoje não tem sua liberdade, pois ele é movido a escolhas, sempre haverá opções, porem conforme o que o Estado julga certo.

A partir do momento em que o homem percebe que as instituições sócias não são imutáveis e não precisa ser levada a base de crenças infundadas, ele começa a enxergar a sociedade de modo diferente, de modo que ele sabe que pode mudar aquilo para o bem dele e da sociedade, e assim vai constituindo um saber especifico da sociologia e principalmente mudando o seu modo de vida, assim como pensa o autor.

No meu parecer sobre Conte, jamais concordaria com sua ideia de que o homem tende aceitar a ordem existente, isso é de total pensamento absoluto, onde o homem deve apenas obedecer, e o que a sociedade estava tentando fazer era reformular, da maneira que fosse a forma de governo. Já Le Play vem com um pensamento marxista, autoritário, desigual e egoísta, pois queria uma reafirmação do chefe de família, sendo que o homem manda, e que a mulher não deveria ter igualdade ao homem, exercendo apenas o papel de dona de casa. O pensamento conservador era repugnante, pois queriam ainda um sistema a base de hierarquia e com autonomia na religião, o que seria a mesma coisa de que voltar no tempo.

 Falando de Durkhein, sou essencialmente contra o socialismo, assim como o pensamento dele, mas ele teve um pensamento infantil ao achar que o homem seria solidário após uma divisão de trabalho. Para mim o homem é um ser egoísta, onde pensa primeiramente nele mesmo, visando apenas o seu bem. E ele ainda acreditava que a sociedade poderia ser estudada com os mesmos procedimentos das ciências naturais, o que não é certo, pois o homem é capaz de alterar tudo a qualquer hora.

Apesar de ser totalmente contra o socialismo, concordo com Marx e Engels ao falarem que o motor da historia eram os conflitos e as oposições entre classes sócias e que a sociedade humana encontrava-se em continua transformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com