TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OFICINA PRÁTICA DOS INSTRUMENTOS DO PREGÃO ELETRÔNICO: CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Por:   •  1/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

OFICINA PRÁTICA DOS INSTRUMENTOS DO PREGÃO ELETRÔNICO: CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

BRUNA ARAÚJO NEGREIROS BARROS

PREGÃO ELETRÔNICO

SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA-AM

01/02/2022

Tipos de Ferramentas usadas no Pregão Eletrônico: Cronograma de Atividades

As ferramentas de gestão pública devem permitir que a população compreenda como funciona o governo, quais recursos financeiros estão disponíveis, como estão sendo usados e como poderiam estar sendo usados.

Por exemplo, as plataformas online podem aumentar de forma significativa a eficiência e agilidade, com menor custo operacional na execução de serviços (DI PIETRO, 2021).

A transparência da informação, essencial para evitar desperdício de recursos e o risco de corrupção, pode ser favorecida através de portais com acesso facilitado pela população. O pregão eletrônico é uma forma de tornar a licitação mais transparente e eficaz. Uma vez que:

O pregão é a mais nova modalidade de licitação. Pode-se dizer que
se trata de modalidade que revolucionou as licitações, porque trouxe
inúmeras vantagens ao procedimento, tais como: simplificação,
celeridade, redução de gastos, ampliação da competitividade e do
acesso às licitações (NOHARA, 2019, p. 400).

O pregão eletrônico é um procedimento realizado a partir do uso de
programas tecnológicos que possibilitam a comunicação pela internet, não havendo a necessidade de produção de documentos físicos e nem comparecimento presencial. Garantindo economia de tempo e dinheiro ao Poder Público.

Esses também precisam ter ferramentas que permitam a identificação de pontos críticos e falhas que podem ocorrer, diante da infinidade de ferramentas de gestão de contratos iremos discorrer sobre duas que são similares, porém com maior eficácia da segunda: o Cronograma em Excel e o uso do MS-PROJECT (AMORIM, 2020).

O Cronograma Excel apesar de ser muito popular demanda um certo conhecimento de fórmulas, para torná-lo eficaz. Primeiro de tudo, precisa-se criar uma estrutura de tabela. Será a estrutura do diagrama de rede. Elementos típicos de um diagrama de rede são colunas que indicam o número de série de uma tarefa específica, seu nome, a pessoa responsável por sua implementação e prazos. Mas além desses elementos básicos, pode haver outros adicionais na forma de notas, etc.

Agora precisamos criar a parte principal do nosso diagrama de rede - a linha do tempo. Será um conjunto de colunas, cada uma correspondendo a um período do projeto. Na maioria das vezes, um período é igual a um dia, mas há casos em que o valor do período é calculado em semanas, meses, trimestres e até anos (AMORIM, 2020).

Na próxima etapa do trabalho com o diagrama de rede, temos que preencher com cores as células da grade que correspondem ao intervalo do período para a implementação de um determinado evento. Você pode fazer isso com formatação condicional.

 Embora relativamente fácil algumas atividades se tornam críticas de se controlar. Esses empecilhos podem serem superados com o uso do MS-PROJECT, que já vem parametrizado para realizar certas funções. Conforme Moraes (2021), no Brasil, o gerenciamento de projetos começou a se desenvolver há relativamente pouco tempo, mas já conseguiu mostrar sua importância e necessidade na economia do país.

O gerenciamento de projetos é uma comunalidade de processos (métodos, modelos, software e hardware, metodologias) que são realizados durante o desenvolvimento e implementação de projetos, esses processos têm limites de tempo, exigem custos de recursos.

Nesse sentido, o MS-Project, tende a ajudar nos pregões eletrônicos, para que o projeto seja bem sucedido, é necessário ser capaz de gerenciar recursos projeto, isso é facilmente visualizado no Project. Assim, O gerenciamento de recursos (humanos, físicos, eletrônicos e até mesmos as etapas e correlações entre elas são possíveis a partir do gerenciamento de projetos que reflete apenas os processos que são suficientes e necessários para garantir os objetivos do projeto através do uso otimizado dos recursos disponíveis (NIEBUHR, 2020).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (316.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com