TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DA RESPOSTA AS QUESTÕES ABERTAS

Por:   •  19/10/2016  •  Artigo  •  3.624 Palavras (15 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO FINAL

CURSO: Direito

CAMPUS: São Gabriel

DISCIPLINA: Política

PERÍODO/SEMESTRE:

PROFESSOR: Alex Moreira

ALUNO: Robson Luiz da Silva Junior

AVALIAÇÃO: 30 pontos

DATA: 05/06/2016

NOTA:

ORIENTAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DA RESPOSTA AS QUESTÕES ABERTAS

E CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DAS MESMAS.

Ao redigir levar em consideração:

Capacidade de síntese – A resposta não poderá superar o espaço especificado ( apenas a última página) e o aluno deverá utilizá-lo sabiamente. Não é necessário prolongar artificialmente o texto. Escreva com foco no que foi perguntado.

Correção do conteúdo solicitado – Quanto maior a quantidade de informações relevantes apresentadas, melhor a nota. Erros conceituais ou inadequações de conteúdo prejudicam a avaliação do aluno.

Clareza – A expressão de suas idéias, no formato culto de nossa língua, sem prolixidade, gírias ou excessos de qualquer ordem, é o mínimo que se espera de um universitário que pretenda ser um profissional de nível superior. A incapacidade de expressar as informações que por ventura tenha, impedem uma melhor avaliação do professor prejudicando o aluno que será penalizado de forma indireta sob esse aspecto.

Coerência – Da mesma forma, a incapacidade de organizar ou concatenar de forma inteligível as informações de que se dispõe, dificulta precisar se realmente o aluno domina o assunto em pauta ou se apenas mostra informação fragmentária e incoerente. Portanto, espera-se um texto em que seja demonstrado o domínio sobre o conteúdo estudado e a capacidade de correlacionar as teorias estudadas quando necessário, da mesma forma que por várias vezes foi feito durante as explicações em sala de aula.

   

OBSERVAÇÕES FINAIS

   Faça exatamente o que está sendo solicitado na questão (relacionar, descrever e identificar são verbos diferentes que pressupõe diferentes respostas por exemplo).

 Lembre-se, os valores das questões só serão atribuídos a quem registrar uma resposta TOTALMENTE CORRETA, qualquer avaliação de menor valor é mera liberalidade do professor QUE NÃO É OBRIGADO A FAZÊ-LA.

1 – Escreva, utilizando o discutido nas aulas e lido nos artigos indicados, um texto de no MÍNIMO uma página sobre a situação política brasileira, onde os seguintes termos sejam adequadamente utilizados em qualquer ordem: Base governista, instrumentalização do estado, déficit orçamentário, movimentos sociais, impeachment, operação lava-jato, pedaladas fiscais, Supremo Tribunal federal, falácia, social democracia, escolha racional, liberalismo, corrupção e grupos de interesse.

2 - Escreva, utilizando o discutido nas aulas e lido nos artigos indicados, um texto de no MÍNIMO uma página sobre a situação política brasileira, discutindo o presidencialismo de coalisão.

3 – Escreva a partir dos áudios discutidos, aulas dadas e comentários do professor, uma análise do quadro político brasileiro sob o ponto de vista das consequências do estabelecimento do processo de impeachment e evolução da crise econômica brasileira, sem repetir argumentos usados nas questões 1 e 2 .( MÍNIMO uma página).

Lembre-se de formatar adequadamente sua prova:

Páginas A4

Fonte Arial ou Times New Roman 10

Entre linhas simples

Entre parágrafos 6 pontos

  1. A situação politica brasileira, vivemos um regime estranho nesse momento, não sabemos se estamos tendo os interesses pessoais dos nossos políticos mais fortes do que o interesse da população. Ocorre que essa situação onde nos demonstra que os interesses pessoais estão sobressaindo, não sabe em que regime de governo estamos vivendo. O presidencialismo, onde o governo emana do executivo, que comanda o país a partir da figura do presidente ou o parlamentarismo, o poder emana do legislativo, câmara dos deputados e senado, pois a partir do momento da eleição o que pensarmos em uma nova retomada do país, houve na verdade uma discussão se teve a instrumentalização do estado pelo governo do PT, onde a oposição utilizou dessa discussão além da crise econômica e a operação lava-jato, uma forma de contestação do atual governo.

        Por que dizer que podemos estar vivendo no regime parlamentarista, se há é um desgaste do governo executivo. Pois por causa desse desgaste do governo com a população, houve a chance da abertura de um momento no país em que a presidente eleita pelo voto, foi contestada sendo necessária para essa parte da população, a única forma de resolução da situação, a sua saída ou pela cassação, via Tribunal Superior Eleitoral, onde são contestadas as finanças da campanha politica eleitoral de 2014, na chama Dilma-Temer, ou pelo impeachment, que é a forma de retirada de um presidente do seu cargo, prescrita na Constituição Federal.

         Como a primeira forma, a cassação, possui importantes detalhes que inviabilizam nesse momento, por exemplo, com a cassação da chapa, a Presidência da Republica fica na mão do presidente da Câmara dos Deputados, que em 90 dias, possui obrigação prevista na nossa Constituição para que sejam chamadas novas eleições diretas, o primeiro ponto dessa situação seria a aceitação que mesmo por somente 90 dias, teríamos como presidente do nosso país Eduardo Cunha, até então o presidente da câmara, réu em processo no Supremo Tribunal Federal, pessoa que possui uma grande desaprovação da população, o segundo ponto, seria que assim que chamadas as novas eleições, o provável candidato da oposição que defende um modelo de governo diferente do atual, baseando no liberalismo, Aécio Neves, perdedor na última eleição presidencial, é investigado por suspeita de corrupção desde a época em que era Governador de Minas Gerais.  Sendo então essa forma, não a melhor para o momento, pois poderíamos ter em uma nova eleição, sendo eleitas pessoas como Marina Silva ou Ciro Gomes, nomes que não interessaria aos grupos de interesse, que possuímos no Congresso Nacional, onde é maioria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (338.1 Kb)   docx (162 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com