TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DIREITOS HUMANOS

Por:   •  21/5/2018  •  Resenha  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

DIREITOS HUMANOS, Direito 1º B

Danilo Lenon Fernandes, RA: 20180595

Entendo que para a real compreensão do que foi o Nazismo e a 2º Guerra Mundial, é evidente a necessidade da compreensão dos fatos históricos e o cronograma geopolítico e sociopolítico, que levaram a gênese de ideologias e regimes políticos que ocasionaram a maior regime totalitário e colapso mundial, que a história do mundo já viu.

A questão que se deve fazer em história, “é o porquê chegamos aqui ?”, isto é, em relação aos anos de 1939 à 1945; se faz necessário iniciar a introdução dos contextos históricos a partir da primeira guerra mundial e seus desdobramentos, para o real entendimento do que foi o Nazismo, haja visto que a historia não é estática e sim dinâmica.

A 1º Guerra Mundial, ou melhor,  a Era dos extremos ficou conhecido pelo fascínio Iluminista pela tecnologia, e tendo como guia, está luz da razão e da ciência, o Homem produziu gigantes avanços, porem, também criou um purgatório em terra, ao dizer do Secretário das Relações Exteriores da Inglaterra, quando Inglaterra e Alemanha entraram em conflito, ” As luzes se apagaram em toda Europa”.

Luzes estás que se apagaram, são reflexo claro das 17 milhões de baixas e 20 milhões de feridos. Os tristes avanços tecnológicos que o Homem criou, com o uso de sua exegese para a criatividade, se voltaram contra sua própria espécie por meio de aviões bombardeiros, submarinos e armas químicas. Período da história marcado pelo extremo das produções humanas, tanto aparatos incríveis como o domínio da eletricidade, e, o nascimento de monstros horríveis.

Nesse mesmo período a Rússia até então 80% agropecuária (camponeses em estado miserável), se revolta contra os regimes Czarista. No manifesto comunista Marx já prenunciava, uma futura revolução mundial, quando disse para um jovem russo que seria impossível uma revolução do proletariado agrário russo, já que este em sua visão para ocorrer de maneira correta deveria ser em países  industrializados como, França, Inglaterra e Alemanha.

Mesmo sem o “assentimento” de Marx, o jovem Lênin que ao seu ver tinha as armas necessárias para a Revolução(a então chamada “Força”, que Marx nos apresenta em seu manifesto comunista), com o apoio dos operários bolcheviques, coloca seu plano em ação e se coloca contra os mencheviques; ser um russo liberal naquele período não estava em moda...

Realocando os olhares para o hemisfério Norte ,os país peregrinos ,(alusão aos colonizadores das 13 colônias), não imaginavam o CRACK DA BOLSA, pois mesmo para o mais otimista americano, filho do Main Flower e apaixonado pelos direitos negativos da livre iniciativa e da propriedade privada, cantou “Brother, can you sprare a dime? ”Em 1929 na terra do Tio Sam.

Realmente o new deal justificava o jargão Deus salve a américa, e Roosevelt contra todos os ultraliberais “consertou” o problema do desemprego; e como uma piada ruim, “premeditou” que na segunda guerra mundial os E.U.A fosse o maior credor e financiaria o que foi o maior e mais claro expositor do Estado de Natureza do homem, o 3º Reich.

Avançando na história alcançamos o fascismo, pai de todos os regimes totalitários, que tinha em seu preambulo a Vontade, Sangue e o Sentimento; princípios que Mussolini introduziu ao Fuher.

Com a queda da república de Weimar, crise econômica, déficit comercial(desvalorização da moeda), enormes indenizações de guerra; eram o prenuncio que se justificava com uma população que se mostrava receptiva ao movimento que iria derrubar a república e nas palavras do Líder do 3º Reich, “ O Estado e a raça são um só”.

Com a implantação do Nazismo não havia separação entre vida privada e política, fazendo com que todas as organizações deviam ficar sob controle do partido, sinal que o totalitarismo  tinha como fundamento a fidelidade total e submissão acima de tudo, estavam instalados e foram concretizados com a primeira invasão dos Alemães(Nazistas) sobre a Polônia em 1939.

Para a solução de tal limbo que se tornou a Europa, chegou o Dia D, onde pela Normandia a França e os Aliados em 28 de Abril de 1945; estancaram aquela que foi a maior amostra de monstruosidade que o Homem poderia criar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com