TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MOVIMENTOS SOCIAIS E DIREITOS HUMANOS

Por:   •  12/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA – Campus Iguatu

DISCIPLINA: MOVIMENTOS SOCIAIS E DIREITOS HUMANOS

PROFESSORA: WANESSA

PROJETO DE EXTENSÃO

CAPACITAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COM OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA E.E.F. ELZE LIMA VERDE NO MUNICÍPIO DE IGUATU-CE.

PROJETO DE EXTENSÃO

CAPACITAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COM OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA E.E.F. ELZE LIMA VERDE NO MUNICÍPIO DE IGUATU-CE.

Projeto de Extensão desenvolvido durante a disciplina de Direitos Humanos e Movimentos Sociais, como parte da avaliação.  

ÍNDICE

1. Introdução/ Identificação do Projeto

2. Justificativa

3. Objetivos Gerais e Específicos

4. Público Alvo

 

5. Metodologia

6. Desenvolvimento

7. Resultados

 

8. Referências Bibliográficas

1. INTRODUÇÃO/ IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Os direitos humanos estão presentes em todos os atos da nossa vida, nos acompanhando cotidianamente, visto que são inerentes aos humanos. Devido a isso, o seu estudo e análise é de grande relevância, pois precisa-se primeiramente compreender a perspectiva dos direitos humanos para posteriormente analisarmos na prática.

A amplitude dos direitos humanos vai desde o contato de mundo repassado desde a infância pela própria família, escola e sociedade. A construção da concepção de direitos humanos é gradativa, dentro de determinado contexto social.

2. JUSTIFICATIVA

A grande impostância de se estudar direitos humanos, contribui para o engrandecimento do ensino, bem como para a abertura de uma nova situação, estudando assim, os direitos humanos na sua total amplitude e universalidade, ou seja, tem aplicação a todos os seres humanos.

A análise do respeito, da cooperação, do entendimento da vida em sociedade é basilar para a introdução dos direitos humanos, posto que este se estrutura nessas noções simples, de dignidade da pessoa humana, de respeito ao próximo, e acima de tudo de tratar o ser humano como humano, dando-lhes todas as garantias que lhes são de direito.

3. OBJETIVOS

O objetivo desse (deste) projeto, é do de capacitar os alunos, no intuito de que eles se interessem por aprender sobre direitos humanos e a questionar as diversas situações que por hora são apresentadas na vida em sociedade. Ao apresentar e discutir sobre direitos humanos, acreditamos que uma nova noção será construida, e a partir dai, irá se fomentar a importancia da aplicação e da observãncia dos direitos humanos, que é de fundamental importância, desde os pequenos casos aos mais complexos, que no dia-a-dia são frequentes, como o desrespeito ao outro pela sua cor, pela sua orientação sexual, pela sua opção religiosa, e por diversos outros pontos que merecem ser questionados.

3.1. OBJETIVO GERAL

Incentivar os alunos, familiares e a própria comunidade escolar a respeitar os outros e entender seus direitos e deveres através de um breve estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Dentre as especificidades de objetivações que se quer alcançar com esta capacitação em direitos humanos, pretende-se estudar parte do conteúdo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, estimular o aluno a praticar o respeito pelos outros, além de construir sua identidade pessoal, reconhecendo valores importantes como: respeito, ética, igualdade, dignidade, solidariedade e cidadania.

4. PÚBLICO ALVO

A escola e os seus estudantes são o público alvo desse projeto de extensão, visto que, o ambiente escolar tem, uma função importantíssima no sentido de levar a criança a entender a vida e as formas de conviver com o outro. Além da escola, é importante que a família e comunidade escolar estejam atentas e acompanhem o desenvolvimento das crianças em todo o seu processo de aprendizagem.

5. METODOLOGIA

Para a configuração desse projeto, faz-se necessário utilizar formas simples e atraentes para que as crianças no ensino infantil possam começar a entender seus direitos e deveres, apresentando maneiras de como podemos agir para que tenhamos uma sociedade mais justa. Transformando as atividades de capacitação em um prazer para os jovens, é possível fazê-los entender o que é o respeito pelo outro e a importância dessa atitude na vida das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (70 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com