TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROBLEMAS DA GLOBALIZAÇÃO: A EXPANSÃO DA AMERICANIZAÇÃO

Por:   •  20/6/2018  •  Artigo  •  4.363 Palavras (18 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS

OS PROBLEMAS DA GLOBALIZAÇÃO: A EXPANSÃO DA AMERICANIZAÇÃO

ADRIANO GIANDOSO FERREIRA

POUSO ALEGRE – MG

2018

OS PROBLEMAS DA GLOBALIZAÇÃO: A EXPANSÃO DA AMERICANIZAÇÃO

Adriano Giandoso Ferreira - 12508

Artigo apresentado para a disciplina “Constituição, Soberania e Globalização” no curso de Mestrado em Direito

Prof. Cícero Krupp da Luz

Pouso Alegre – MG

2018

Resumo

O presente artigo apresenta a globalização num perspectiva mundial, em diversas sociedades, e suas transformações socioeconômicas e culturais. Retrata o fenômeno em sua premissa, como um acelerador da economia e na interação entre as pessoas. Traz uma revisão de literatura em que se retratam os conflitos de identidade e a projeção da chamada americanização. Discorre acerca da cultura comparativa e aponta as principais atuações culturais e mercadológicas.

Palavras-chaves: Globalização; Americanização; Socioeconômica e cultural.

Abstract

This article presents a globalization in a world perspective, in several societies and their socioeconomic and cultural transformations. It portrays the phenomenon in its premise, as an accelerator of the economy and in the interaction between people. It brings a literature review that portrays the conflicts of identity and a projection of the so-called Americanization. It discusses comparative culture and points out as the main cultural and market actions.

Keywords: Globalization; Americanization; Socioeconomic and cultural.

  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        O AVANÇO CULTURAL MECADOLÓGICO AMERICANO        5

2.1        O MONOPÓLIO AMERICANO        6

2.2        Cultura comparativa: homogeneidade        8

3        A REAFIRMAÇÃO DA CULTURA LOCAL        10

3.1        A Indústria dos filmes        10

3.2        A necessidade da reafirmação cultural        11

4        JUROS E TAXAS NO MUNDO GLOBALIZADO        13

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

6        REFERÊNCIAS        16


  1. INTRODUÇÃO

Globalização é um conjunto de transformações socioeconómicas e culturais que vêm atravessando as esferas das sociedades modernas com expansão mundial. Seus aspectos (econômica, política, social e cultural) resultam em discussões sobre o futuro da humanidade frente às adversidades de um padrão de sociedade globalizada. Nesse cenário existe um acelerador da fragilidade das relações a partir da segregação e exclusão sociais — nas garantias políticas e institucionais como a garantia à cidadania, além da troca dos valores ético-filosóficos por valores mercadológicos.

Uma definição ampla para o fenômeno da globalização seria uma aceleração acentuada da economia e interação entre pessoas, empresas e governos de diferentes nacionalidades. Parte dos estudos concentrar-se em mudanças que ocorrem nos âmbitos econômicos e políticos. Essas questões envolvem tarifas e acordos internacionais estendendo-se dentro da província tradicional de burocratas e líderes políticos.

As mudanças causadas pela globalização, segundo (Maynes,1998), ocasionaram os formuladores de políticas a responder às pressões públicas áreas diferentes. Os observadores do fenômeno da globalização estão cientes que cada vez instaura-se um impacto significativo. E isso em questões de culturas locais, questões pequenas e difíceis de quantificar, mas emotivamente controvérsias.

A visão capitalista em relação à contemporaneidade surge após as revoluções da classe média com o ideal da revolução industrial — que se ajustava a um conjunto de elementos políticos, sociais, econômicos e culturais. Nos diferentes sentidos formando a partir de tempos de longa duração.

A modernidade trouxe diferentes inquietações para o homem moderno e todo processo se estendeu até os dias atuais. Isso fortificou o capitalismo e o levou a um encontro com o mundo do trabalho. Isso quando a flexibilidade dos espaços socioeconômicos políticos é mencionada.

O mundo se divide em duas esferas de influência e ambas conduzem ao poder monetário, são elas: o comércio e o governo. As organizações provenientes do âmbito cultural — meio ambiente preservação de espécies, vida, saúde, alimentação e gastronomia, religião, direitos humanos, família, questões femininas, herança étnica, artes e outros problemas de qualidade de vida — estão se retirando nos fóruns econômicos e políticos mundiais e uma posição sólida. Elas representam, na verdade, o nascimento de uma nova "política da sociedade civil" e talvez seja um antídoto para as forças que empurram para a globalização. As questões em torno da cultura e da globalização não receberam atenção o suficiente, e debates que surgiram sobre a globalização e o meio ambiente ou padrões laborais tiveram mais alcance. Em parte pelo fato das questões culturais serem mais sensíveis e confusas.

A produção e distribuição de serviços e de bens faz parte da ampliação que a globalização trouxe e é um desenvolvimento que oferece acesso a produtos que não cruzariam oceanos. No entanto, alguns estão preocupados com as mudanças provocados pela globalização que ameaçam a viabilidade de produtos produzidos localmente e as pessoas que os produzem.

Essa nova disponibilidade de alimentos estrangeiros em um mercado — com preços acessíveis — desloca os agricultores locais para ganharem a vida trabalhando suas pequenas parcelas de terra familiar e vendendo seus produtos localmente. A globalização aumenta a disposição de produtos fabricados no exterior, dessa forma, interrompe os produtores tradicionais. O comércio internacional de produtos e serviços culturais, como filmes, música e publicações ganha vida e avança por todo o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (222.8 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com