TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROBLEMAS DE SAÚDE

Por:   •  18/11/2020  •  Monografia  •  2.802 Palavras (12 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE FUTURA

NOME SOBRENOME (Arial fonte 12)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO

UBERABA
2020

FACULDADE FUTURA

NOME SOBRENOME (Arial fonte 12)

PROJETO PRÁTICO

DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

(Arial, fonte 12)

Relatório de estágio apresentado à disciplina Estágio Supervisionado, da Faculdade Futura, no Curso de -------------------, como pré-requisito para aprovação.

UBERABA
2020

Resumo

A pesquisa em educação de jovens e adultos tem como foco as práticas de ensino e o reconhecimento do direito de adquirir, devendo partir da experiência de vida dos alunos de acordo com as leis estabelecidas para torná-los únicos crianças. O educador será o mediador, ele intervirá, se infiltrará e orientará o trabalho educativo, de forma a constituir um processo de ensino que vá ao encontro das reais necessidades e interesses dos jovens e adultos no seu quotidiano para ajudá-los. Realizar seus sonhos, saber ler e escrever, e estimule-os a ter coragem para construir e buscar novos conhecimentos. Abordagem metodológica Buscar é o que o grupo sabe, faz, vive e sente, e tem uma compreensão crítica da realidade, para que práticas sociais criativas e em constante mudança possam ser realizadas. É esse conhecimento e essa prática que vem do conteúdo, ou seja, do tópico gerador do processo de aprendizagem do "diálogo" adultos.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Metodologia de Ensino; Aprendizagem.

Sumário

1. Introdução        5

2. Histórico da Educação de Jovens e Adultos        6

3. A educação de Jovens e Adultos na Legislação Atual        8

4. Elaboração        9

5. Metodologias de Aprendizagens na EJA        10

6. Considerações Finais        12

7. Referências Bibliográficas        13

1. Introdução

No mundo globalizado de hoje, é necessário proporcionar aos jovens e adultos novas perspectivas para que se tornem cidadãos e possam lutar pelos seus direitos e deveres. Num mercado de trabalho altamente competitivo, ir à escola é o meio básico para a resolução de litígios, porque aumenta as possibilidades de intervenção e torna críticos os que têm condições. O mercado de trabalho quer colaboradores versáteis, que possam se comunicar a qualquer momento, sejam qualificados e entendam todo o processo de trabalho, e tenham autonomia e iniciativa para resolver os problemas do dia a dia.

A educação de alta qualidade para todos começa na escola, visando o desenvolvimento de um indivíduo completo, avaliando suas aptidões e aptidões físicas, cognitivas, psicológicas, sociais, econômicas, políticas e culturais de acordo com os valores morais e morais, formando assim um cidadão leal e global Integração social da cidadania (Oliveira, 2000).

O processo de aprendizagem inclui encontrar os conhecimentos necessários para a vida social e o trabalho, começando com o pensamento crítico sobre a realidade e o diálogo com os outros em igualdade de condições.

Jovens trabalhadores que decidem estudar têm a coragem de realizar seus sonhos e se tornar um cidadão independente com capacidade de autonomia, capaz de resolver problemas do dia a dia, e até Às vezes com medo de falhar.

Diante dessa realidade, nossos educadores devem fazer uma proposta de ensino que se adapte às necessidades de nossos alunos jovens e adultos e seja mediadora no processo. Estude e leve-os a romper obstáculos como medo, timidez e contenção.

A escola deve ser um espaço democrático, tendo como meta a responsabilidade individual e coletiva e o respeito pelo “pacote cultural” de cada jovem. Portanto, preste atenção à realidade da globalização, precisamos resgatar valores, costumes e hábitos, como respeito, ética, compaixão e o exercício da cidadania na prática.

2. Histórico da Educação de Jovens e Adultos

Na década de 1930, a atenção passou a ser dada à educação básica de jovens e adultos brasileiros, quando o sistema de ensino básico começou a se consolidar. Esse período foi marcado por mudanças políticas: o golpe de Estado com a chegada de Getúlio Vargas ao poder rompeu a ascensão da alta hegemonia do café. Com desenvolvimento Indústria e sociedade, gente do campo vem para a cidade. Surgiu nova demanda e aumentou a oferta de vagas para atender às necessidades de diversos departamentos.

Para tanto, o governo federal traçou as diretrizes educacionais do país e delegou responsabilidades aos estados e municípios. Nestes aspectos, a educação primária de adultos, porque a maioria deles é analfabeta. A nova situação econômica da década de 1940 exigia mais preparação.

Com o fim da ditadura de Vargas em 1945, o país vivenciou as exigências políticas do processo de democratização e contribuiu para o surgimento da educação de jovens e adultos entre outras questões da época.

Com o fim da Segunda Guerra, é necessário preparar o povo - as massas - para o novo modelo econômico e político que se propõe. Então, uma identidade aparece Educação de Jovens e Adultos: A Campanha de Educação de Adultos lançada em 1947.

Na década de 1950, o clima de euforia esfriou, e a rede de educação complementar sob responsabilidade dos governos estadual e municipal foi herdeira. Na época, o analfabetismo era a causa, não a consequência. Comparado com as crianças, ele é visto como impotente e marginalizado, por isso é liderado pela elite.

No final da mesma década, uma voz foi ouvida. Embora um adulto seja analfabeto, ele é considerado uma pessoa capaz, com potencial e capacidade de raciocínio resolução de situações problemáticas, contribuição da psicologia moderna e teoria da aprendizagem.

No país, a crítica aos novos olhares sobre a questão do analfabetismo e a crítica à consolidação do novo paradigma da educação de adultos tornaram-se unânimes sob a liderança de Paulo Freire, destacado educador.

O pensamento educativo ou “Método Paulo Freire” oferece novas sugestões para adultos. Ele próprio não só pode comunicar com palavras, mas também ler criticamente o mundo que o rodeia, para "aprender a aprender", tornando-se assim um cidadão independente e consciente essa abordagem foi adotada no início dos anos 1960.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com