TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TIPOS DE POLUIÇÃO

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.640 Palavras (15 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 15

POLUIÇÃO

O ser humano vem modificando e aumentando o seu espaço natural, na busca de atender as suas demandas de sobrevivência e consumo, como consequências dessa ação, gera os resíduos e esses resíduos (aquilo que resta de nosso consumo, lixo), polui o ambiente em que vive, a essa consequência dá-se o nome de poluição.

Poluição significa sujeira, contaminação, excesso, descuido, desmazelos, inconsequências, danos, imprudências e alteração nociva no clima, no ar, na água, no solo, em todas as instâncias da vida em sociedade.

O conceito de Poluição, segundo o dicionário online Priberam[1] é definido como, “[...] Contaminação ou deterioração do ambiente com substâncias químicas, lixo, fumo, etc [...]”.

TIPOS DE POLUIÇÃO

O maior e mais grave problema ambiental gerados pela intervenção do homem sobre o meio natural é a poluição, ela prejudica o meio ambiente, inviabiliza o cultivo e o consumo de recursos naturais, provoca desequilíbrios ecológicos e pode ameaçar a saúde humana.

Dependendo do recurso afetado e do tipo de lixo gerado, a poluição pode ser dividida em diversas maneiras, sendo que as mais importantes são:

Poluição atmosférica

Envolve a poluição do ar em geral, ela é causada principalmente pela emissão de poluentes tóxicos, seja pelas chaminés das fábricas, seja escapamento dos veículos.

A queima de combustíveis fósseis, tais como o petróleo e seus derivados, além do carvão mineral, é o principal causador desse tipo de poluição.

Segundo dados da ONU[2] “[...] Em meados do século XX, tornou-se evidente que a ação humana influenciou um aumento significativo na produção desses gases e o processo de “aquecimento global” estava se acelerando[...]”.

Em escala local, merecem destaque os problemas ambientais gerados nas cidades, como as Ilhas de Calor e a Inversão Térmica. As Ilhas de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparado a uma zona rural, por exemplo.

Isso quer dizer que nas cidades, especialmente nas grandes, a temperatura é superior a de áreas periféricas, consolidando literalmente uma ilha (climática).

A inversão térmica é um fenômeno atmosférico de milhares de metros de espessura que ocorre no topo da camada limite planetária (CLP), a uma altitude da ordem de 1 km sobre áreas continentais, e onde o gradiente térmico (gradiente vertical da temperatura do ar) decresce com a altura, numa razão inferior a 10 graus por km ...

Poluição hídrica

Caracterizada pela degradação dos recursos hídricos, resultando na poluição de lagos, rios, córregos e também dos mares e oceanos. É causada principalmente pelo derramamento indevido de esgotos das cidades litorâneas, mas também pela poluição das bacias hidrográficas, pois, durante as chuvas, o lixo é conduzido até o leito dos cursos d'água, prejudicando dessa forma a manutenção da água potável.

Nos oceanos e mares, uma causa frequente é o derramamento de petróleo em grandes acidentes de navios ou de plataforma petrolíferas.

A poluição das águas dos rios resulta na perda de recursos naturais, como a própria água potável, ocasionando também o aumento da mortandade de peixes. A poluição também gera a perda de espécies, principalmente os peixes, afetando em grande medida o ambiente dentro e fora dos mares.

Poluição do solo

Ocorre através da contaminação ou poluição generalizada dos solos, afetando as atividades econômicas e também o ambiente ao seu redor.

As principais ocorrências são os lixos armazenados em lixões e aterros sanitários, onde há a produção de um líquido tóxico chamado de chorume (líquido expelido pelo lixo em decomposição), que penetra no subsolo e pode alcançar até o lençol freático.

Nos cemitérios, a ocorrência é semelhante, nesse caso o problema é o Necrochorume. Na agricultura, o problema são os agrotóxicos empregados para combater a emergência de pragas nas lavouras, isso também pode gerar a poluição dos solos, contaminação dos lençóis freáticos, rios, lagos etc.

Com o excesso de resíduos tóxicos acumulados, o local afetado pode tornar-se infértil, atrapalhando a agricultura e agravando os problemas ambientais locais.

Poluição sonora

São comuns os ambientes urbanos ou com grande aglomeração de pessoas que geram um excessivo barulho, principalmente no trânsito, com o som dos carros e os equipamentos de construção civil, entre outros.

Os principais danos são à saúde humana, pois o volume máximo de sons que devemos ouvir, segundo a OMS[3] (Organização Mundial da Saúde ) “[...] é de 65 decibéis , estimam que 10% da população mundial está exposta a níveis de pressão sonora que potencialmente podem causar perda auditiva induzida por ruído[...]”, frequentemente, o ambiente das cidades em seu cotidiano, produz sons maiores do que esse.

Outro fator importante são os efeitos do ruído na perturbação do sono, com consequências para a vida cotidiana com efeitos sobre o sistema endócrino. Segundo Alessandra Giannella Samelli, professora do Curso de Fonoaudiologia do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, da Faculdade de Medicina da USP, “[...] os distúrbios do sono podem prejudicar a performance e o estado de alerta das pessoas durante o dia, assim como a qualidade de vida e a saúde em geral [...]”[4].

Poluição visual

Causada pelo excesso de publicidades em cartazes, outdoors, placas e outros espalhados nos ambientes urbanos, fruto de propaganda e marketing de empresas principalmente, caracterizando a grande concentração de estímulos visuais.

Apesar de ser aparentemente não agressiva, a poluição visual pode intensificar ou gerar o estresse, além de tornar o ambiente menos confortável para a ocupação humana. Nos períodos eleitorais, esse problema estende-se ao máximo, embora leis recentes tenham sido elaboradas para atenuar esses efeitos.

Um relatório divulgado pela OMS[5] (Organização Mundial da Saúde) aponta “[...] que 80% da população urbana mundial está exposta a poluentes em quantidade superior aos limites recomendados [...]”.

Poluição térmica

Ainda que pouco conhecida, a poluição térmica é um tipo de poluição muito recorrente e que causa grande impacto ambiental. Ela ocorre pelo aquecimento das águas e do ar que são utilizadas nas usinas hidroelétricas, termoelétricas e nucleares e depois lançadas nas águas e na atmosfera.

Embora as usinas sejam grandes responsáveis pela poluição térmica, ações como o desmatamento, a erosão do solo e a urbanização podem influenciar no aumento desse tipo de poluição. Além disso, ele pode ser causado por fatores naturais, por exemplo, quando ocorre as erupções vulcânicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (198.2 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com