TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem da Sociologia Jurídica (resumo)

Por:   •  2/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  1.190 Visualizações

Página 1 de 6

19/02/2016

Sociologia jurídica está voltada para o Direito, e sua concretude social. Analisar, por exemplo, como a justiça é analisada e sentida pelo povo. Tem uma preocupação de olhar a aplicação concretamente. A sociologia jurídica nos dá elemento para analisar a sociedade numa perspectiva geral. Fala de uma realidade na qual nós estamos inseridos e podemos visualizar.

Sociologia clássica, Carlos Eduardo Sell.

Sociologia surge no século XIX. Porque a sociologia só nasce no século XIX?

Criador da sociologia foi Augusto Comte.

ORIGEM DA SOCIOLOGIA

Fatores históricos: estrutura da sociedade.

Fatores epistemológicos: Tem a ver com a maneira de pensar e abordar a realidade.

Fatos históricos: Revolução Industrial (economia); Revolução Francesa (política); Revolução Científica (cultura).

Revolução Industrial: Novas classes sociais; urbanização; aceleração do tempo; família nuclear; novas formas de pobreza. O trabalho é divido e a produção é em série.

Antes da Revolução Industrial existiam duas classes: nobres e servos. Depois, surge a burguesia e o ploretariado. A família deixa de ser extensa e passa a ser nuclear.

Revolução Francesa: Direitos do homem; democracia; liberdade; igualdade; sufrágio.

Revolução científica: Iluminismo. Antropocentrismo. O grande ícone do Iluminismo é Kant.

Problemas fundamentais: 1) As características da sociedade tradicional; 2) Os fatores de mudança; 3) As característica da modernidade.

1) Caracterize a diferença entre a filosofia da ciência moderna com o método científico.

2) Apresente a passagem da filosofia à sociologia.

26/02/2016

A Sociologia é um fenômeno do Séc. IXX, através das demandas sociais advindas por essa época. Nasce dentro de um contexto circunstancial, a sociedade exige uma ciência.

- Iluminismo: razão no centro de tudo. Suplanta o teocentrismo.

Criação do método científico: parte do pressuposto que toda verdade, para ser aceita, precisa passar pela demonstração/comprovação. Ex: os remédios precisam ser testados. As verdades produzidas pelo método cientifico são demonstráveis, fruto de um processo empírico de verificação.

Por isso a Ciência vem suplantar a filosofia, pois ela não age através de comprovações e experimentações. Quando ocorre a passagem da filosofia para a sociologia, eles procuram um método cientifico para estudar os fatos sociais. Se acreditava que era possível pensar a sociologia como uma ciência muito próxima da física, matemática. O campo da atuação do filósofo acaba no conceito.

A Sociologia muda o objeto, não vai dar somente à política como fazia a ciência política, mas também a economia. Todos os elementos de estudo da sociedade são objetos de estudo da sociologia (questão politica, econômica, cultura, religiosa). Ou seja, a passagem da filosofia para a sociologia se dá com uma mudança de método e de objeto.

1- Comente sobre o surgimento da sociologia do ponto de vista de Comte:

Para Comte, a sociologia surge com as transformações sociais, advindas das grandes revoluções, tanto sociais, políticas ou econômicas. Com essas grandes mudanças, foi necessária a criação de uma ciência que compreendesse tais transformações sociais e respondesse algumas questões, como as causas dessas transformações, quais eram as características dessa nova sociedade e o que fazer e como agir diante dos problemas sociais.

2- Comente sobre a religião da humanidade na perspectiva de Comte:

Comte desenvolveu essa religião com o ideal de colocar a razão no lugar das crenças em divindades e grandes pensadores no lugar dos santos. Queria que fosse uma religião voltada para a humanidade e sua razão.

3- Diferencie positivismo filosófico de positivismo sociológico:

O positivismo filosófico sustenta que a ciência é a única explicação razoável e legítima para a realidade. Ainda, na filosofia há um abandono dos outros tipos de saberes, enquanto na sociologia há uma complementação, uma evolução dos saberes.

4- Explique a lei dos três estados.

Estado teológico explica tudo a partir de entidades sobrenaturais, cuja intervenção arbitrária explica todas as anomalias existentes no universo. Já o Estado metafísico, é predominante conhecimento filosófico, e especialmente a metafísica, com a sua busca pelas causas primeiras e pela essência dos entes. Por fim, o estado positivo preza o conhecimento científico e determina leis que explicam a ocorrência e a existência de todos os fenômenos observáveis.

5- Diferencie estática social de dinâmica social:

Estática estuda as condições constantes da sociedade ou da ordem; a Dinâmica estuda o progresso e desenvolvimento histórico das sociedades.

MARX

Marx se dedica a política até 1850. Antes disso, foi expulso da Alemanha por conta de seu envolvimento com a revolução alemã, depois de ter fundado o jornal Nova Gazeta Renana. Depois disso, chega na Inglaterra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com