TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origens da Humanidade

Por:   •  18/8/2016  •  Abstract  •  4.548 Palavras (19 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 19

FESG – FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA

FAFICH – FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

GRADUAÇÃO EM DIREITO

DOSCENTE: PATRICIA RUDINELI DOS SANTOS OLIVEIRA

ORIGENS DA HUMANIDADE

GOIATUBA –GO

MARÇO – 2016

DICENTES: EMILE FERREIRA, MARYANNA CASTILHO, LUIZ GUILHERME, NAYARA GOMES, CAROLINE GOMES

GRADUAÇÃO EM DIREITO

ORIGENS DA HUMANIDADE

Trabalho apresentado á professora Patrícia Rudineli dos Santos Oliveira, como requisito parcial para a aprovação da disciplina de Antroplogia , da graduação em Direito na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FAFICH

GOIATUBA – GO

MARÇO – 2016

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        EVOLUÇÃO HUMANA        

2.1.1        Era Cenozóica        

2.2        CLASSIFICAÇÃO ZOOLÓGICA DO HOMEM        

2.2.1        Primatas        

2.2.2        Fósseis Humanos        

2.3        FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO        

2.3.1        Australopithecus        

2.3.2        Homo Erectus        

2.3.3        Homo Sapiens Primitivo        

2.3.4        O Homo Sapiens de Neanderthal        

2.3.5        Homo Sapiens Sapiens        

2.4        RAÇAS HUMANAS        

2.4.1        Conceituação        

2.4.2        Critérios de Classificação        

2.4.3        Fatores de diferenciação        

3        CONCLUSÃO        

4        REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a Origem da Humanidade, mais concretamente sobre a Evolução Humana, sua Classificação Zoológica, o seu Desenvolvimento e sua diversificação de Raça.

É objetivo deste trabalho  buscar determinar como e quando os seres humanos começaram a existir. Há muitas teorias científicas sobre isso, mas todas concordam em que a espécie humana se desenvolveu ao longo de muitos milhões de anos, partindo de ancestrais longínquos que eram semelhantes aos antropoides atuais. Esse processo, pelo qual um tipo de ser vivo evolui e transforma-se em outro, é chamado evolução. O homem moderno evoluiu em etapas a partir de uma série de ancestrais, entre eles várias formas anteriores de seres humanos. Os corpos desses ancestrais foram mudando ao longo do tempo. Os objetos para esse tipo de estudo são poucos e os fósseis são os mais usados. Tanto o ser humano moderno como os antropoides se desenvolveram a partir de um mesmo ancestral semelhante a um macaco. Os ancestrais dos seres humanos se separaram dos ancestrais dos antropoides entre 8 milhões e 5 milhões de anos atrás. Depois disso, cada grupo se desenvolveu separadamente. Os antropólogos concordam que a definição de raças são agrupamentos naturais de homens, que apresentam um conjunto de caracteres físicos hereditários comuns , quaisquer que sejam suas línguas, costumes e nacionalidade.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica enriquecidas com algumas pesquisas em sites informativos.

DESENVOLVIMENTO

EVOLUÇÃO HUMANA

O conhecimento do ser humano exige o estudo do homem primitivo até o homem moderno. Não só os fósseis mas a pedra também contribui para o estudo da evolução humana, eles permitem indicar as transformações anatômicas e suas consequências fisiológicas e também a evolução do ser humano pré-histórico em determinado período.

Com os antigos documentos da era primitiva foi possível descobrir uma antiguidade bem remota a quarta e última era geológica a CENOZÓICA que foi inicada a 70 milhões de anos atrás.

Era Cenozóica

A era Cenozóica foi dividida e abrangida em dois períodos:

1.        O Terciário que foi de 70 a 2 milhões de ano antes de Cristo, e foi divida em cinco épocas: Paleoceno, Ecoceno, Oligoceno e Mioceno.

 

2.        O Quaternário DE 2 milhões a 10 mil anos antes de Cristo, divido em duas épocas: Pleistoceno e Holoceno.

Nessa era as épocas Mioceno, Piloceno (terciário) e principalmente Pleistoceno (quaternário) são de grande importância  para o estudo dos nossos antecessores, onde Pleistoceno foi a fase que os hominídeos se  desenvolveram.

Período Pleistoceno

O Pleistoceno aconteceu a 2 milhoes a 10 mil anos atrás e teve um clima instável com fases  úmidas, de chuvas pesadas, com períodos de glaciações intercalados com períodos de seca. Essas mudanças climáticas afetou a vida animal e vegetal , algumas emigraram ou extinguiram-se, ocasionando uma seleção natural entre os seres vivos, que é o processo de adaptação e especialização dos seres vivos.  Essa época foi divida em 3 épocas principais: Pleistoceno inferior, médio e superior ; e foi feita uma  cronologia  para estabelecer o Pleistoceno as quais  foram- dados climatológicos, dados paleontológicos e mudanças culturais.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (250.2 Kb)   docx (62.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com