TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origens da Humanidade

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.842 Palavras (20 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 20

   

            Sumário

  1. Introdução.................................................................................04
  2. O embate entre as teorias.........................................................05
  3. Teorias que tentam descrever A origem da humanidade/ Evolucionismo...........................................................................06
  4. A adoração a Charles Darwin...................................................07
  5. Evolução humana segundo a teoria Evolucionista/ Etapas da evolução....................................................................................08
  6. Criacionismo/ veracidade Bíblica..............................................09
  7. Afirmações Criacionistas...........................................................10
  8. Conclusão..................................................................................11
  9. Referência..................................................................................12

introdução

Tudo começa com o porque de uma criança. Nascemos com anseio pelo conhecimento e isto é inato de todos os seres humanos, por esta razão uma criança questiona tanto os mais velhos, que já são mais vividos e tem experiências para serem transmitidas a esta inocente criança.

A curiosidade está entrelaçada em nossos cérebros e isto é bom, até que começamos a ser alienados, alienamento cultural. Somos completamente encubados na forma de pensar, dogmas, doutrinas, religiões e costumes de nossos pais e família. Assim a curiosidade começa a ser oprimida pela falta de razão de pessoas submersas no Senso comum, as perguntas começam a não ter resposta e o caminho fácil, obvio e simples é a opressão do posicionamento contrário e a imposição do posicionamento favorável.

Desde o nascimento somos levados a aceitar tudo o que nos é imposto. A cultura familiar de gerações e gerações é transmitida assim, sem questionamentos e perguntas, isto se arrasta por décadas e com uma decadência cultura descomunal e em declive absoluto, e enfim chegou nossa vez; questionar ou não? Questionar os dogmas e doutrinas e conhecer suas entranhas e fundamentos ou permanecer um alienado cultual? O que move o mundo são as perguntas, as indagações, as questões.

Existem questões que são resolvidas facilmente pois não exigem um grau elevado de conhecimento e dedicação, já outras levam um pouco mais de tempo e determinação para uma satisfatória resolução, pois são questões um pouco mais elaboradas e que exigem muito do intelecto de quem se dispõe a resolve-las. E existem questões que não se encontra aparentemente uma resposta exclusiva e absolutamente correta.

Questões são enigmas, paradigmas que diariamente são aos montes solucionadas, sejam elas questões de uma avaliação de uma criança em sua primeira escola secundária ou uma questão (tese) de um Doutorado em Física Quântica em uma super Universidade nos Estados Unidos; cada questão tem seu grau de dificuldade para ser solucionada.

Neste modesto trabalho acadêmico exercitaremos seu senso crítico, apresentando uma questão aparentemente insolúvel que em contra partida da insolubilidade, apresenta diversas teorias. Traremos a pauta "A origem da humanidade". O foco a ser apresentado a princípio para o exercício da crítica é a grande díade "Evolucionismo X Criacionismo", o que não impede de forma discorrermos sobre a apresentação de novas teorias advindas de novas concepções da criação do universo.

   O posicionamento é exclusivamente do próprio individuo e essa posição dita qual caminho sua vida se seguirá; Religião ou ciência. Incredulidade ou Fé.


O embate entre as teorias

    Existem, sentimentos, Direitos, deveres e manias que são inatas do ser humano, e alguma delas não achamos explicações lógicas para uma satisfatória explicação e isso não significa de forma alguma que não são existentes, pois são coisas internas e particulares, apesar de universais, são questões de resolução particular e peculiar; Ter fé ou não? Seguir a razão ou não? A propósito várias questões na vida não vemos soluções metodicamente sistematizadas e comprovadas e então é uma questão de posicionamento. 

   Assim como em um Júri dois advogados que se enfrentam diante dos jurados para uma disputa de persuasão de maior eficácia, defensores de teorias e teorias defendem suas teses, suposições, dogmas e crendices sobre a criação do universo, a origem da vida e nosso foco principal de nosso estudo, "A origem da humanidade". 

     Traremos em caráter principal a grande díade que se traduz no embate entre "Criacionismo X Evolucionismo", suas bases teóricas e defensores de seus conceitos, levaremos ao conhecimento de todos as novas teorias sobre a origem da vida humana. Certamente todos os indivíduos no globo terrestre tem seu posicionamento na questão, seja esse posicionamento induzido ou construído, certamente este presente trabalho científico trará edificação ao seu posicionamento. 

   A questão é alvo de discórdias desde de que o senso crítico foi despertado na humanidade e a existência teve suas bases religiosas contestadas, daí em diante teoria e teorias sobre o "Tudo" que vemos começaram a surgir.  Apresentaremos as diversas teorias com a tentativa de não colocar a prova a veracidade de uma ou outra teoria, o papel do atual objeto é o pleno exercício do senso crítico.   

    Existem controvérsias sobre o período e a época em que a teoria Divina (Criacionismo) foi colocada a prova e mesmo sem bases racionais e metodicamente comprovadas vem sendo sustentada por fogosos adeptos ao monoteísmo (Não é só no Cristianismo que se defende a tese de uma Criação sobrenatural Divina). Muito pouco se sabe sobre o início (período) das novas teorias mas um marco evidente e importantíssimo na historia da humanidade (O período onde a lei das XII Tábuas foi apresentada), na Roma antiga, a queda do ius Divino e o surgimento do ius Civile, ou seja, o nascimentos das leis elaboradas e aplicadas exclusivamente por homens, sem a interferência dos deuses, foi algo que mexeu e aguçou o intelecto dos romanos da época (Lembrando que o Império Romano era uma grande potência já nessa época), levando as pessoas a contestar tudo o que vinha dos deuses, incluindo dogmas, doutrinas, ritos e rituais, e a origem do universo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (189.6 Kb)   docx (190.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com