TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Avanços das drogas

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 2

O avanço das drogas

De acordo com a ONU, países em desenvolvimento, como o Brasil, serão os principais responsáveis pelo aumento dos usuários de drogas ilícitas até 2050. Isto por que se estima que a população urbana desses países, dobre até lá.

No estado de São Paulo, dentre as drogas ilícitas, o crack é a mais presente, com um avanço acelerado, aparecendo, em algumas regiões, na mesma intensidade do álcool, que é legalmente, lícito. A maioria dos municípios não dispõe de leitos públicos para o tratamento e a ajuda do governo Federal e Estadual é mínima, sobrecarregando o Municipal.

O que vemos na prática, é que cada vez mais tem aumentado a população de usuários de drogas, estando eles presentes em todos os lugares e a qualquer hora do dia, como se isso fosse a coisa mais natural do mundo.

Junto com esse aumento, também ocorre, ligado a isso, o aumento de assaltos, roubos, deixando a população insegura e temerosa, uma vez que, praticam esses delitos para sustentar seus vícios.

Em face desse problema, surge a pergunta: O que a população pode fazer para tentar frear esta situação?

Bem, a verdade é que 100%, ninguém tem o poder de parar o avanço do problema, porém, a partir do momento em que passamos a tomar uma posição por não usar drogas, orientar de forma persuasiva nossos filhos, sobre os riscos de se fazer uso da mesma, e o que acarretará se o fizer, e principalmente estimular uma consciência quanto ao que fazemos com nosso poder, em colocar governantes omissos ou determinados, para lutar contra o que está errado.

E os governos e entidades sociais, o que tem feito sobre o assunto?

“A Lei nº 11.343 de 23/08/2006,” prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências.

As entidades sociais juntamente com os governos, tem-se mostrado bastante preocupadas em conter esse avanço desenfreado. Têm promovido projetos, assembleias, debates, palestras, com o objetivo de captar recursos para serem empregados em frentes de combate e prevenção ao uso de drogas. Tem-se, também investido em:

-Tratamento e acolhimento dos dependentes químicos;

-Reinserção social;

-Repressão ao tráfico de drogas e

-Sugestões para a legislação.

 No que diz respeito a esse assunto, há quem afirme que o principal estímulo para o tráfico é o LUCRO. É com este dinheiro que se abastece o caixa da criminalidade, financiam-se verdadeiros exércitos ilegais contra a sociedade para defesa do crime organizado. Legalizando a droga, cessa o lucro, consequentemente, acaba o tráfico, os usuários não terão drogas para usar, e acaba a criminalidade que vem dele.

Pois que todos os governos, seja federal ou estadual, que façam alguma Lei que coíba estes marginais, visto que eles, traficantes, estão destruindo os nossos jovens. Sendo que, para um País que quer alcançar grandes objetivos como o desenvolvimento, a questão das drogas é um péssimo negócio nesta questão. Que os governantes pensem nisso.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com