TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direito Humanos

Por:   •  15/11/2020  •  Artigo  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

Exercício

a) Será que a prisão é realmente eficaz, observando uma população miserável, sem perspectiva, sem qualificação para o mercado de trabalho?

 Inicialmente cumpre definir o que é prisão eficaz, se o que buscamos é uma eficácia mediata ou imediata. Com os altos índices de violência no país, a prisão vem se tornando ao mesmo tempo solução rápida, para retirar o criminoso da sociedade, e com isso tentar diminuir os índices de criminalidade, é medida excepcional, desencadeada pela superlotação dos presídios. Com isso a preocupação com ressocialização do preso vai sendo deixada de lado, a urgência na punibilidade fala mais alto. Já definimos as prisões brasileiras como escola do crime, os esforços feitos ainda por uma pequena parte dos gestores, em tentar humanizar as prisões não surtem efeito diante da superlotação e falta de estrutura do sistema penitenciário.   Então se apenas olhamos pela ótica imediatista de se livrar de afastar o delinquente das ruas, temos uma certa eficácia, agora se pretendemos ressocializar o preso, para ao final do cumprimento da pena, ele não volte rapidamente a reincidir, se faz necessário uma total mudança de paradigma no cumprimento da pena, privilegiando uma formação humana, social e profissional dentro do presídio, como até requisito para concessão de benefícios na pena.  

b) De fato existe um daltonismo racial no Brasil?

[pic 1]Para fundamentar a sua resposta procure encontrar argumentos nas raízes culturais do país, bem como faça uma análise crítica comparativa do Censo Penitenciário Nacional de 2014 a 2017.    

 Refletir sobre o sistema prisional brasileiro, é sempre uma questão que nos leva a uma única conclusão, que ele e falho e que é composto na maioria por presos pobres, também de maioria pretos e pardos, afirmação essa comprovado pelos relatórios estatísticos do Infopen, onde 61,6% dos presos são negros segundo. (Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias de 2016). O daltonismo racial que e a máxima que prega que todos são visto de forma igual independentemente de sua cor ou raça, não existe que forma ampla, nem poderia existir em uma sociedade arcaica que foi construída sob os pilares da escravidão, que condicionou a maioria dos descendentes dos escravizados, a uma baixa condição  financeira social. Essas condições tem influencia direta na delinquência, as favelas composta de maioria negra, onde o assistencialismo governamental não chega, se é que existe, não da condições para os jovens crescerem e  se desenvolveram profissionalmente, os ideias implantados no seio  daquelas comunidades, muitas vezes são o contrário dos pregados pela nossa sociedade, por não conhecer outra realidade melhor, acabam acreditando que o crime pode ser a saída para ascensão social. O reflexo disso é a formação do estereótipo, bandido, negro e pobre.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com