TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direitos Humanos

Por:   •  19/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.892 Palavras (24 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 24

Art. 788. O credor não poderá iniciar a execução ou nela prosseguir se o devedor cumprir a obrigação, mas poderá recusar o recebimento da prestação se ela não corresponder ao direito ou à obrigação estabelecidos no título executivo, caso em que poderá requerer a execução forçada, ressalvado ao devedor o direito de embargá-la.

Ausência do interesse processual: Se o credor inicia a execução, embora a obrigação tenha sido adimplida, ou nela prossegue, na mesma situação, carece de interesse processual, justificando a extinção do processo sem a resolução do mérito, mediante o indeferimento da petição inicial (inciso III do art. 330), matéria que é de ordem pública, do interesse do Estado, e que por isso pode (e deve) ser reconhecida de ofício pelo magistrado (§ 5º do art. 337). Do mesmo modo, o parcelamento extrajudicial da dívida retira do credor o interesse para propor a ação de execução, fundada no título objeto da novação.

Art. 801. Verificando que a petição inicial está incompleta ou que não está acompanhada dos documentos indispensáveis à propositura da execução, o juiz determinará que o exequente a corrija, no prazo de 15 (quinze) dias, sob pena de indeferimento.

Aplicação subsidiária do art. 321: A emenda da petição inicial é providência que pode ser adotada não apenas no processo de conhecimento, como também no de execução. Constatada a existência de vício sanável (passível de eliminação), o magistrado não pode indeferir a petição inicial imediatamente, já que a emenda se constitui em direito subjetivo do autor. Indeferida a petição inicial, sem que o direito à emenda tenha sido conferido ao exequente, este pode interpor recurso de apelação, solicitando o reconhecimento da nulidade do pronunciamento, sob a alegação de ter sido cerceado no seu direito de defesa, com consequente infração ao inciso LV do art. 5º da CF.

Art. 319. A petição inicial indicará:

Petição inicial: A petição inicial é o ato processual mais importante, no que se refere ao autor, fixando os limites objetivos e subjetivos do processo (quem pede, em face de quem o pedido é formulado, o que se pede e a causa de pedir), sendo um dos pressupostos de constituição do processo. Requisitos essenciais da petição inicial: A norma lista os requisitos essenciais da petição inicial. Sendo essenciais, o não preenchimento de qualquer requisito acarreta a determinação da emenda da petição inicial (art.

321), no prazo de quinze dias, sob pena de extinção do processo sem a resolução do mérito, através de sentença terminativa (inciso I do art. 485).

Art. 798. Ao propor a execução, incumbe ao exequente:

Requisitos essenciais da petição inicial da execução fundada em título extrajudicial: O dispositivo relaciona os requisitos essenciais da petição inicial da ação de execução fundada em título extrajudicial, sem afastar a exigência de preenchimento de alguns requisitos listados no art. 319, com destaque para o juízo a que a petição é dirigida e o valor da causa. Consequência advinda do não preenchimento dos requisitos: O não preenchimento de qualquer dos requisitos justifica a determinação da intimação do credor, para que emende a petição inicial no prazo de 15 (quinze) dias, sob pena do seu indeferimento, por sentença terminativa (art. 321). O juiz não pode indeferir a petição inicial sem antes conceder prazo para a sua emenda, já que esse ato se constitui em direito subjetivo do autor.

Art. 778. Pode promover a execução forçada o credor a quem a lei confere título executivo.

Legitimidade do credor: O credor originário é a pessoa que ostenta essa condição no título executivo, como o vencedor da ação de indenização por perdas e danos, o portador do cheque, da letra de câmbio etc. O art. 267 do CC prevê que, na solidariedade ativa, cada um dos credores solidários tem direito a exigir do devedor o

cumprimento da prestação por inteiro. Segundo a doutrina, eis aqui a essência da solidariedade ativa: o direito que cada credor tem de exigir de cada devedor a totalidade da dívida e não poderem o devedor ou os devedores negar-se a fazer o pagamento da totalidade da dívida, ao argumento de que existiriam outros credores (RÉGIS, Mário Luiz Delgado. In: FIUZA, Ricardo (Coord.). Novo Código Civil comentado . São Paulo: Saraiva, 2002. p. 255).

Art. 781. A execução fundada em título extrajudicial será processada perante o juízo competente, observando-se o seguinte: I – a execução poderá ser proposta no foro de domicílio do executado, de eleição constante do título ou, ainda, de situação dos bens a ela sujeitos; II – tendo mais de um domicílio, o executado poderá ser demandado no foro de qualquer deles; III – sendo incerto ou desconhecido o domicílio do executado, a execução poderá ser proposta no lugar onde for encontrado ou no foro de domicílio do exequente; IV – havendo mais de um devedor, com diferentes domicílios, a execução será proposta no foro de qualquer deles, à escolha do exequente; V – a execução poderá ser proposta no foro do lugar em que se praticou o ato ou em que ocorreu o fato que deu origem ao título, mesmo que nele não mais resida o executado.

Interpretação da norma: Quando fundada em título extrajudicial (cheque, nota promissória, contrato, por exemplo), a ação executiva pode ser proposta perante qualquer dos foros listados na norma, semelhante ao art. 46, que disciplina a competência para a ação de conhecimento. A competência é relativa, o que significa dizer que o magistrado não pode reconhecer a incompetência de ofício (Súmula 33 do STJ), exceto quando a eleição constar de

contrato de adesão, atraindo a previsão do § 3º do art. 63 deste código e do art. 51 do CDC, se a relação for de consumo.

Art. 802. Na execução, o despacho que ordena a citação, desde que realizada em observância ao disposto no § 2º do art. 240, interrompe a prescrição, ainda que proferido por juízo incompetente. Parágrafo único. A interrupção da prescrição retroagirá à data da propositura da ação.

Comentários: A interrupção da prescrição não advém do ajuizamento da ação de execução, mas da prolação do despacho que ordena a citação. Se o magistrado recebe a petição inicial e determina que o exequente seja intimado para emendá-la, esse pronunciamento não interrompe a prescrição. Somente o pronunciamento positivo, entendido como o que ordena a citação, produz o citado efeito. Interrupção em condição suspensiva: O fato de o magistrado ter ordenado o aperfeiçoamento da citação não garante a interrupção definitiva da prescrição. Isso só ocorre se o devedor for citado no prazo de 10 (dez) dias. Aperfeiçoada a citação dentro desse prazo, a interrupção da prescrição retroage à data da propositura da ação. Consequência advinda do decurso do prazo: Decorrido in albis o prazo fixado pela lei para o aperfeiçoamento da citação do devedor, sem que o ato seja praticado, o magistrado está autorizado a reconhecer a ocorrência da prescrição de ofício, extinguindo a ação de execução. Não obstante a aparente rigidez da regra processual, o § 3º do art. 240 estabelece que a parte não será prejudicada pela demora imputável exclusivamente ao serviço judiciário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com