TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direitos Humanos

Por:   •  5/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

Nesse trabalho abordaremos questões importantes da violência no Brasil seguindo o dados empíricos do Portal Atlas da Violência, abordando a temática do crescimento constante de mortes em decorrência das armas de fogo, faremos um breve relato sobre o tema “violência” porque não há  um sem o outro.

Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde) violência é:

“O uso intencional da força física ou do poder real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade que resulte ou tenha grande possibilidade de resultar em lesão, morte, ou dano psicológico, deficiência ou desenvolvimento Neste ou privação. ( KRUG et al; 2002, p.5).

(MINAYO, 2007 p.3) por sua vez assevera que “Não se conhece nenhuma sociedade isenta de violência”.

Segundo a ONU “Os direitos humanos podem ser compreendidos como direitos a todos os seres humanos, independente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição”, as quais incluem, sem qualquer tipo de discriminação, o direito à vida, a liberdade de opinião e expressão, o direito ao trabalho e a educação, entre muitos outros, podendo ser desfrutados por todas a s pessoas simplesmente pelo fato de serem humanos. Para Bobbio (1992) a Declaração universal dos Direitos Humanos pode ser considerada como a maior prova existente de consenso entre os seres humanos. Para ele, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi uma inspiração e orientação para o crescimento da sociedade internacional, com o principal objetivo de torna-la num Estado, e fazer também com que os seres humanos fossem iguais e livres

A crescente possibilidade de aquisição de arma de fogo e um fato a ser estudado mais minunciosamente pois envolvem questões importantes como a flexibilização de leis para que se possa adquirir uma arma de fogo. Embora legalizadas, as armas não trazem nenhuma segurança, ao contrário, facilita a violência ainda mais, como demostrado estudos científicos e analisados pelo IPEA.

Nos países desenvolvidos que adotaram a política de armamento da população, o problema se agravou com o acesso permitido às armas de fogo, conforme passaremos a demonstrar nesse breve trabalho.

Estudos demostram que a possibilidade de assaltos em casas que tem uma arma de fogo, não diminuiu, mesmo porque o perpetrador do delito  se sente atraído pelo objeto, acobertado pelo fator surpresa.

Outra situação é a de que crianças podem ter acesso a essas armas ocasionando assim acidentes domésticos indesejáveis a qualquer família e a possibilidade de suicídio se torna mais presente uma vez que a pessoa com condições pouco racional poderá ser compelida a prática do ato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com