TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direitos Humanos

Por:   •  28/11/2020  •  Resenha  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

Uma historia baseada em fatos reais, se passa em uma escola na Alemanha onde um professor explica para seus alunos como o povo aceitou a disseminação do nazismo, quando um estudante afirma que hoje em dia isso seria impossível um regime autoritário da certo, por conta da educação das pessoas .
O professor então decide fazer uma experiência, ele cria uma simulação dentro de sala de aula mostrando como o governo conseguiu convencer o povo. Com isso os alunos logo passam a aceitar as ordens dadas, assim como na época de Hitler. Os estudantes, então, em um movimento chamado de ‘’A ONDA ‘’.
A simulação que deveria acontecer apenas em sala de aula, toma as ruas da cidade e se torna cada vez mais violenta. Quando o professor percebe que sai do controle, decide a mostrar aos alunos que nada daquilo é real, mas pode ser tarde demais para isso.
Vejamos algumas cenas:
A critica social presente nesse filme envolve a autocracia bem representada por estes alunos e professor, primeiramente eles fazem uma definição do que ela é, depois grupos são criados com um nome, um uniforme, um líder, mostrando como a ditadura traz junto de si a liderança e as ordens que devem ser cumpridas, a não existência da diferença entre as pessoas, seguindo um padrão onde todos devem respeitar  .  
Mas os alunos começaram a se envolver demais com essa experiência, demonstrando algo sem controle, sem limites, partindo para o vandalismo, ameaça e ate mesmo a morte, era algo sem limites, matavam, prendiam, etc.
Ao perceber que a situação estava saindo do controle o professor reúne todos em um auditório e põe fim nessa experiência, mas não é tao simples assim o movimento tomou conta de tudo e de todos.
Então concluo que a critica social presente ao filme gira em torno da autocracia, da forma como uma pessoa com o poder de persuasão pode com que outras conspirem ao seu favor  apenas com o poder de palavras, o que pode leva-las a pratica de vandalismo para alcançar seu objetivo ou de seu líder. O filme inclusive faz referencias a Hitler


Aluna: KARINE ALVES GOMES D67

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (22 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com