TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direitos Humanos

Por:   •  26/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 3

O princípio da isonomia serve como um estruturador na questão dos Direitos Humanos e dos direitos e garantias fundamentais, pois garantem que as leis devem ser aplicadas sem que leve em conta às pessoas, ou seja, independente da condição social, racial, de sexo, pois todos são iguais perante a lei. A mensagem evangélica, contudo, postulava, no plano divino, uma igualdade de todos os seres humanos. Dito isso, com base no texto, justifique de que maneira ocorreram violações desses direitos ao longo da história.

R: Essa igualdade universal dos filhos de Deus só valia,
efetivamente, no plano sobrenatural, pois o cristianismo continuou
admitindo, durante muitos séculos, a legitimidade da escravidão, a
inferioridade natural da mulher em relação ao homem, bem como a dos
povos americanos, africanos e asiáticos colonizados, em relação aos
colonizadores europeus. Ao se iniciar a colonização moderna com a
descoberta da América, grande número de teólogos sustentou que os
indígenas não podiam ser considerados iguais em dignidade ao homem
branco. No famoso debate que o opôs a Bartolomeu de Las Casas, no
concílio de Valladolid em 1550, perante o imperador Carlos V, Juan Ginés
de Sepúlveda sustentou que os índios americanos eram "inferiores aos
espanhóis, assim como as crianças em relação aos adultos, as mulheres em
relação aos homens, e até mesmo, pode-se dizer, como os macacos em
relação aos seres humanos".

Marque a alternativa que melhor demonstra os acontecimentos que serviram como base para o surgimento de suas dimensões.

  1. Na primeira dimensão de direitos, a crescente racionalidade humana do período axial, a filosofia de amor e igualdade de cristo, o direito natural de Santo Agostinho e Thomas de Aquino, serviram de fundação para a grande renovação da consciência humana ocorrida com a Revolução Francesa e a Independência dos EUA, que destacaram-se na luta contra o absolutismo, garantindo assim o surgimento da primeira dimensão de direitos.

Certa!

  1. Na segunda dimensão de direitos, o liberalismo exacerbado não teve qualquer influência sobre as novas perspectivas da liberdade individual.

Errado, pois o liberalismo, fruto das revoluções liberais, deu as sociedades modernas uma nova acepção de estado, menos interventor e menos participativo nas relações pessoais. Com isso, as relações privadas eram reguladas pelas próprias pessoas. Com isso, houve a necessidade de adequação pelos direitos da segunda dimensão, denominados direitos sociais, que visavam uma sociedade plural e justa, tendo como titular o individuo ou grupo de indivíduos.

  1. Na terceira dimensão, os cenários pós guerra não tiveram influência, pois os 60 milhões de pessoas que morreram na guerra não importavam.

Errado. As atrocidades ao gênero humano, ocorridas após as duas guerras mundiais, colocaram as sociedades mundiais diante da necessidade de tutela, não de uma pessoa em seus anseios de liberdade e igualdade, mas sobretudo de preservação e proteção de toda espécie.

  1. Na quarta dimensão, Paulo Bonavides expõe que essa dimensão não possui conotação política, pois a globalização do neoliberalismo não teve influência, devendo ser ignorado esse conceito.

Errado. Para Paulo Bonavides, os direitos dessa dimensão têm conotação política, sobretudo aqueles advindos da globalização do neoliberalismo. São exemplos de direitos de quarta geração o direito a democracia, informação e direito ao pluralismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com