TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direitos Reais

Por:   •  22/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 5

]00[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

[pic 12]

No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz. O medo me fascina. Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si.

Ayrton Senna.

ESTUDO DE CASO

01) Lucas é proprietário de um terreno que está cercado de imóveis edificados e resolve alienar 50 % para Mateus. Dois anos depois do negócio realizado com Mateus, Lucas, passando por crise financeira, descumpre o acordo e constrói uma casa na parte da frente do terreno – sem, contudo, deixar passagem aberta para Mateus– e a vende para João, que de pronto passa a habitar o imóvel.

Dado o caso em comento, responda, sempre de forma fundamentada.

(Mínimo de 5 linhas para cada assertiva e máximo total de 30 linhas. Valor: 5 pontos, sendo 2,5 para cada assertiva).

a) Mateus tem direito real de servidão de passagem pelo imóvel de João, mesmo contra a vontade deste, com base na usucapião ou direito a passagem forçada ? Explique.

Mateus tem direito a passagem forçada pelo imóvel de João, pois seu imóvel ficou em situação de encravamento após a construção e alienação feita por Lucas.

Conforme, Art. 1.285. O dono do prédio que não tiver acesso a via pública, nascente ou porto, pode, mediante pagamento de indenização cabal, constranger o vizinho a lhe dar passagem, cujo rumo será judicialmente fixado, se necessário.

§ 2º Se ocorrer alienação parcial do prédio, de modo que uma das partes perca o acesso a via pública, nascente ou porto, o proprietário da outra deve tolerar a passagem.

A passagem forçada (art. 1.285 do CC) é direito de vizinhança e decorre da lei, sendo obrigatória, não se confundindo com a servidão, que é direito real, sendo facultativa e feita através de contrato ou de testamento, levado a registro (art. 1.378 do CC).

b) Pode-se afirmar que a venda realizada por Lucas é nula, tendo em vista que João não foi comunicado do direito real de servidão de passagem existente em favor de Mateus?

Como citado anteriormente, não se confunde o direito de vizinhança com o de servidão, nesses termos, a venda realizada por Lucas é válida, não tendo nenhuma necessidade da comunicação dela a José, existindo apenas passagem forçada, que é direito de vizinhança em favor de Mateus, uma vez que servidão é estabelecida em contrato previamente ou se não em testamento, com fulcro no artigo levado a registro (art. 1.378 do CC).

02) Mônica é proprietária de uma casinha localizada no Espírito Santo, residindo no imóvel há cerca de 5 anos, em terreno constituído pela acessão e por um pequeno pomar. Antes de começar as obras no imóvel, Mônica se viu tendo que realizar viagem de emergência para o interior do Rio de Janeiro, para ajudar sua mãe, que se estava muito doente. A expectativa era de retornar dois meses depois ao Espírito Santo.

Mônica falou a respeito da viagem com diversos vizinhos, entre eles, José, Marcos e Paula, pedindo, na ocasião, que “passassem o olho” no imóvel, durante o período em que estivesse fora.

Ocorre que ao retornar da viagem, Mônica encontrou o imóvel ocupado por Aufredo e Laurita, que nele ingressaram para fixar moradia, acreditando que Mônica não retornaria ao Espírito Santo.

Durante o período, Aufredo e Laurita danificaram o telhado da casa ao instalar uma antena “pirata” de televisão a cabo, o que, devido às fortes chuvas que caíram sobre a cidade, provocou graves infiltrações no imóvel, gerando um dano estimado em R$ 12.000,00 (doze mil reais). Além disso, os ocupantes vêm colhendo e vendendo boa parte da produção de laranjas do pomar, causando um prejuízo estimado em R$ 21.000,00 (vinte e um mil reais) até a data em que Mônica, 10 dias após tomar ciência do ocorrido, procura você, como advogado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (189.7 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com