TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA BRASILEIRA: Planos de estabilização econômica

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.610 Palavras (7 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DO MARANHÃO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBIES

GEORGE FREEDMAN DE OLIVEIRA

ECONOMIA BRASILEIRA: Planos de estabilização econômica

                                             

São Luís

2017

GEORGE FREEDMAN DE OLIVEIRA

ECONOMIA BRASILEIRA: Planos de estabilização econômica

Trabalho de pesquisa apresentada ao Curso de Ciências Contábies da Faculdade do Maranhão, para composição de nota bimestral.

 

São Luís

2017

SUMÁRIO

1        Apresentação        4

2        Introdução....        4

3 HIPÓTESES        4

4 OBJETIVOS        4

4.1 Geral        4

4.2 Específicos        4

5 JUSTIFICATIVA        4

6 REFERENCIAL TEÓRICO        5

7 METODOLOGIA        9

8 CRONOGRAMA        9

REFERÊNCIAS        9

1 TEMA

Pesquisa em Contabilidade

2 PROBLEMA

Qual a diferença metodológica que existe entre as pesquisas qualitativa e quantitativa.

  1. HIPÓTESES
  • A pesquisa qualitativa ela qualifica, atribuir valores e razões.
  • A pesquisa quantitativa indica objetos e números.

4 OBJETIVOS

4.1 Geral

Averiguar a complexidade da pesquisa qualitativa e quantitativa.

  1. Específicos
  • Descrever os instrumentos de coleta da pesquisa qualitativa e quantitativa.
  • Conceituar pesquisa qualitativa e quantitativa.
  • Verificar quais os valores que a pesquisa qualitativa e quantitativa atribuem.

  1. JUSTIFICATIVA

 A razão que nos levou a escolher o tema pesquisa em contabilidade foi: entender melhor a função de um contabilista e saber que uma empresa depende desse profissional, para o fornecimento de informações no que diz respeito ao Patrimônio.  Este projeto visa apresentar a pesquisa das abordagens qualitativa e quantitativa, justifica-se a utilização de ambos como forma de atingir o objetivo de investigação. Tradicionalmente, a pesquisa quantitativa apresenta-se como predominante, porém destaca-se a utilização da abordagem qualitativa na interpretação das ações dos indivíduos, dos grupos ou das organizações em seu ambiente e contexto social.

Diversas abordagens metodológicas, tanto de caráter quantitativo como qualitativo. Observa-se, entretanto, que a escolha de um ou outro tipo deve estar associada ao objetivo da pesquisa e que ambos apresentam características específicas, vantagens e desvantagens. Por outro lado, muitas vezes, pode-se fazer uso de diferentes métodos de forma combinada, recorrendo-se a mais de uma fonte para coleta de dados, aliando-se o qualitativo ao quantitativo.

Bramdão, C.R. 1985, (5ª ed.), Freitas, 2000 et al.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A pesquisa em contabilidade pode ser definida como um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método de forma a descobrirem respostas para problemas por meio do uso de procedimento científicos.

Deslandes, Suely Ferreira, Gomes, Romeu, Minayo, Maria Cecília de Souza, 2012 et al.

Segundo Chizzotti pagina 78 ano 2001. A pesquisa qualitativa é uma designação que abriga correntes de pesquisa muito diferentes. Em síntese, essas correntes se fundamentam em alguns pressupostos contrários ao modelo experimental e adotam métodos e técnicas de pesquisa diferentes dos estudos experimentais.

A pesquisa qualitativa tem caráter exploratório: estimular os entrevistados a pensar e falar livremente sobre algum tema, objeto ou conceito.

A pesquisa qualitativa faz emergir aspectos subjetivos, atingem motivações não explicadas, ou mesmo não conscientes de forma espontânea, trabalha com dados que não podem ou não tem como serem medidas, crenças, valores, atitudes e situações. A pesquisa qualitativa abrange um grupo de pessoas reduzidas.  

Chizzotti, Antonio. 2001 (5ª ed.) et al.

De acordo com Chizzotti;pagina 57 ano 2001. A entrevista dirigida em pesquisa é um tipo de comunicação entre um pesquisador que pretende colher informações sobre fenômenos indivíduos que detenham essas informações e possam emiti-las. As informações colhidas sobre fatos e opiniões devem constituir-se em indicadores de variáveis que se pretende explicar. É, pois, um diálogo preparado com objetivos definidos e uma estratégia de trabalho.  

A pesquisa qualitativa se desenvolve numa situação natural, é rico em dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes, tem um plano aberto e flexível e focaliza a realidade de forma complexa e contextualizada.

SAUAIA, Antonio Carlos Aidar. Jogos de empresas: tecnologia e aplicação. Dissertação de Mestrado. FEA/USP. 1990. Et al.

Segundo Chizzotti; na pagina 85 a pesquisa qualitativa privilegia algumas técnicas que coadjuvam a descoberta de fenômenos latentes, tais como a observação participante, história ou relatos de vida, análise de conteúdo, entrevistas não-diretiva etc.,

 A pesquisa quantitativa é a mais adequada para apurar opiniões e atitudes explicadas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos padronizados (questionários e formulários). São utilizados quando se sabe exatamente o que deve ser perguntado para atingir os valores da pesquisa. Permitem que se realizem projeções para população apresentada. Ela testa de forma precisar, as hipotensa levantadas para pesquisa e fornecem índices que podem ser comparados com outros.

Alves-Mazzotti, Alda Judith; Gewandszanajder Fernando. 2002 (2ª ed) et al.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com