TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Mandamentos do Advogado

Por:   •  9/8/2018  •  Resenha  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  1.421 Visualizações

Página 1 de 3

No livro Os Mandamentos do Advogado, Juan Eduardo Couture determina  advocacia em basicamente quatro palavras arte, política, ética e ação.

Como arte a advocacia arte possui suas regras que não são absolutas, onde quem a pratica tem que dominar a arte de manipular as leis. A advocacia como política é a disciplina da liberdade dentro da ordem, nos conflitos entre o real e o ideal, entre a liberdade e a autoridade, entre o indivíduo e o poder,  mostrando o advogado como um verdadeiro político mediando e participando desses conflitos. Como ética, a advocacia é um exercício constante da virtude. A tentação passa sete vezes por dia pelo Advogado. Ele pode fazer de sua missão, como já foi dito, a mais nobre de todas as profissões, ou o mais vil de todos os ofícios. Por ultimo traz a advocacia como ação sendo um constante serviço aos supremos valores que regem a conduta humana.

Os mandamentos presentes no livro trazidos por Eduardo Couture facilita o uso dos procedimentos éticos e humanos a serem seguidos pelos advogados. No primeiro, estudar, o autor trata do fato de o direito ser uma matéria que esta em constante transformação devendo o advogado se atualizar das constantes modificações do direito. O segundo mandamento é o de pensar, onde o advogado aprende estudando, mas se pratica pensando sendo assim, não basta o conhecimento da Ciência do Direito porque é necessário aplicar essa teoria à prática forense.

O terceiro mandamento fala sobre o trabalhar, um Advogado deve trabalhar arduamente  para construir a ponte entre os anseios de seus clientes e a efetivação da justiça. O quarto fala sobre lutar, onde Couture diz que o dever do advogado é lutar pelo Direito; porém, quando encontrar o Direito em conflito com a Justiça, lute pela Justiça. O quinto mandamento fala sobre ser leal com o cliente, a quem não deve abandonar a não ser que perceba que ele é indigno do seu patrocínio. Leal para com o adversário, ainda quando ele seja desleal consigo. Leal para com o Juiz que ignora os fatos e deve confiar no que você lhe diz; e que, mesmo quanto ao Direito, às vezes tem de confiar no que você lhe invoca.

Tolerância  é o sexto mandamento trazido por Couture, onde o Advogado deve tolerar as verdades alheias, contanto que essas tenham uma fundamentação lógica e não sejam criações cujo fim seja conduzir os julgadores a erros. Tem paciência – Esse é o sétimo mandamento que implica a paciência que se deve ter com cliente, que acha que sua causa é a mais importante; o adversário, a espera com a sentença, inclusive com a sentença adversa. O oitavo mandamento é relativo à fé. É necessário ter fé na ordem, paz, liberdade e na justiça. Um Advogado deve ter FÉ no seu conhecimento, no Direito, na Justiça, na Paz entre os homens e deve acreditar fervorosamente que a verdade, se for a vontade do PAI, prevalecerá, cedo ou tarde. Esquecer é o nono mandamento onde o advogado não deve orgulhar-se excessiva e duradouramente de suas vitórias, nem tampouco se deve abater com suas eventuais derrotas. O decimo e ultimo mandamento é sobre amar a sua profissão, o advogado tem que amar o que faz, já seu trabalho ocupa grande parte do  seu tempo e da sua atenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (29.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com