TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios do Direito Tributário

Por:   •  19/10/2020  •  Tese  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 2

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTARIO

  • Direito financeiro: Ramo do direito que estuda e disciplina as finanças públicas, com as receitas e despesas públicas, seus tipos e seu caráter essencial.
  • Direito tributário: Ramo do direito que estuda e disciplina a arrecadação de receitas públicas, sua classificação e as limitações do poder de tributar do Estado.

PRINCIPIOS DO DIREITO FINANCEIRO:

  1. Princípio da exclusividade: segundo o qual é vedado que as leis orçamentarias contenham/contemplem previsões absolutamente estranhas ao direito financeiro, tais como, matéria de direito privado.
  2. Princípio da universalidade: segundo o qual, todas as receitas e despesas devem obrigatoriamente, estar previstas no princípio do orçamento global.
  3. Princípio da Unidade: Segundo o qual, não poderá haver mais de um orçamento para cada ente da federação.
  4. Princípio da anualidade: segundo o qual, a lei orçamentária contemplará o período de um ano, de 1° de janeiro a 31 de dezembro.
    O plano plurianual se enquadra dentro deste princípio, à medida que contempla despesas continuadas.
  5. Princípio da programação: segundo o qual, o orçamento não deve conter apenas estimativas para as receitas e despesas, mas deve conter objetivos e metas de acordo com a necessidade pública.
  6. Princípio do Equilíbrio orçamentário: segundo o qual, é vedado o desequilíbrio entre entradas e saídas, receitas e despesas.

PRINCÍPIOS DO DIREITO TRIBUTÁRIO

  1. Princípio da legalidade: segundo o qual, a definição de alíquotas e base de cálculo de tributo, somente poderá ser diminuída em lei.

Exceções:

  1. Atualização monetária da base de cálculo;
  2. Exações extrafiscais: A deliberação sobre alíquotas do Imposto de importação, Imposto de exportação IPI e IOF. E instituição de CIDE sobre derivados de petróleo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com