TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARECER: SUPERLOTAÇÃO SISTEMA PENITENCIARIO- FALTA DE PRESIDIOS

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.969 Palavras (12 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO        

CONCEITO DE PENA E SUAS FINALIDADES        

PENAS PRIVATIVAS DE LIBERDADE E SUAS ESPÉCIEIS        

CONCLUSÃO:        

PARECER: SUPERLOTAÇÃO SISTEMA PENITENCIARIO- FALTA DE PRESIDIOS        

CONCLUSÃO        

INTRODUÇÃO

Este trabalho traz com enfoque, sua diversidade no que rege a Lei do Código Penal Brasileiro, abrangendo os atuais assuntos acerca da pena e suas finalidades trazendo por fim o novo regime de progressão da pena nos casos de crimes hediondos dentro da jurisprudência, e suas fundamentações dentro de seus respectivos artigos.

CONCEITO DE PENA E SUAS FINALIDADES

A sanção penal tem como caráter aflitivo, ela é imposta pelo Estado, em execução de uma sentença, ao culpado pela prática de uma inflação penal, ela existe para restringir e privar um bem jurídico.

Sua finalidade é a retribuição punitiva do delinqüente, promovendo sua readaptação social e prevenir novas transgressões pela intimidação dirigida à coletividade, sendo explicada por três teorias:

-Teoria absoluta ou de retribuição- tem como finalidade da pena a punição do autor de uma inflação;

-Teoria relativa, finalista, utilitária ou da prevenção- apena tem um fim prático e imediato de prevenção geral ou especial do crime;

-Teoria mista, eclética, intermediária ou conciliatória- onde a função da pena é dupla, punir o criminoso e prevenir a prática do crime, por meio de reeducação e intimidação coletiva;

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA PENA E SUAS CLASSIFICAÇÕES

As principais características da pena são:

-legalidade- a pena deve estar prevista em lei vigente;

-Anterioridade- a lei já deve estar em vigor na época em que a infração penal foi praticada (CP, ART.1°, e CF, art.5º, XXXIX).

-Personalidade- onde a pena, não pode passar da pessoa do condenado (CF, art. 5º, XLV).

-Individualidade- a pena deverá ser individualizada de acordo com a culpabilidade e o mérito do sentenciado (CF, art.5º, XLVI).

-Inderrogabilidade- a pena não pode deixar de ser aplicada, sob nenhum fundamento, salvo as exceções legais.

-Proporcionalidade- a pena deve ser proporcional ao crime praticado (CF, art.5º, XLVI e XLVII).

-Humanidade- não são admitidas as penas de morte, salvo em caso de guerra declarado, perpétuas (CP, art.75), de trabalhos forçados, de banimento e cruéis.

Podemos classificar as penas como:

-Privativas de liberdade;

-Restritivas de direitos;

-Pecuniárias;

PENAS PRIVATIVAS DE LIBERDADE E SUAS ESPÉCIEIS

Na pena privativa de liberdade podemos citar:

-Reclusão- onde é previsto para os crimes mais graves, inicialmente a pena é cumprida nos regimes fechado, semi-aberto ou aberto, sua fundamentação está nos prevista na CF, art. 5º, XLII, e demais art. 33, 44,§4º, 69, 92, II, 121, 122, 125, entre outros do CP, art.313, I, 323 I E V, 607, 613, 668, II, 673, 681E 696 do CPC, art.55 “b” “b”, 58, 59, 81, 104 entre outros do CPM, art. 237, 238, 239, 240 entre outros da ECA e art. 87 da Lei de Execução Penal (LEP).

-Detenção- é uma pena imposta em sentença condenatória, a reprimenda tem menor gravidade, onde o condenado a pena poderá iniciar o seu cumprimento apenas em regime semi-aberto ou aberto. As regras para o regime semi-aberto e aberto estão previstas no art. 33, do Código Penal.

-Prisão simples- aplicada especialmente nos crimes de contravenções penais, sem rigor penitenciário e em estabelecimentos especiais ou seção de prisão comum. O condenado à prisão simples será separado daqueles que estão condenados à reclusão ou detenção, nos casos em que a pena não exceda há 15 dias o trabalho é facultativo.

Sua fundamentação encontra-se disposta no art. 5º, do Decreto lei 3688/41, a lei das contraversões penais:

“art. 5º as penas são:

I-prisão simples;

II- multa;

FIXAÇÃO DO REGIME INICIAL PARA CUMPRIMENTO DA PENA

O regime inicial para cumprimento da pena é o juiz que deverá estabelecer de acordo com o art. 110 Da LEP, com observância do art.33 do CP, onde se estabelece a distinção quanto à pena de reclusão e detenção

CONCLUSÃO:

A PROGRESSÃO DE REGIME NO SISTEMA PENAL BRASILEIRO

A progressão de regime ocorre quando o condenado passa de um regime mais rigoroso de cumprimento de pena para um regime menos rigoroso, ou seja, o condenado foi sentenciado a cumprir sua pena em regime fechado e depois de cumprir os requisitos do art. 112 da LEP 7210/84, passa para o regime semi-aberto.

No Brasil os regimes de cumprimento de pena são:

-Regime fechado- sendo aplicado em caso de crimes mais graves;

-regime semi-aberto- previsto no art. 33 do CP, é uma reprimenda de menor gravidade;

-regime aberto- disposta no art. 5º da CF do DECRETO- LEI 3688/41 Leis das contravenções Penais;

Para que ocorra a progressão da pena alguns requisitos são necessários dentre eles:

- Ter cumprido 1/6 da pena no regime inicial;

-Ter bom comportamento carcerário (atestado de condito carcerário);

O novo CP traz a progressão de regime nos crimes hediondos (Lei 8072/90) o cumprimento da pena é 2/5 se o condenado for primário, e 3/5 se for reincidente, considera-se essa nova regra no atual CP, pois até março de 2007, a progressão da pena nos crimes hediondos não era possível.

Podemos citar também que a progressão do regime fechado para o aberto é vedado, o condenado tem que progredir do fechado para o semi- aberto, só se permite na regressão onde o condenado que se encontra no regime aberto, este regrida para o regime fechado, conforme dispõe o art. 118 da LEP “A execução da pena privativa de liberdade ficará sujeita à forma regressiva, com a transferência para qualquer dos regimes mais rigorosos”.

Ressaltamos que antes da LEI DE EXECUÇÃO PÉNAL entrar em vigor, para que a progressão de regime acontecesse além dos requisitos já citados, eram necessários o exame criminológico, (art. 6º da LEP) e o parecer da Comissão Técnica de Classificação (CTC) parágrafo único do art. 112 da LEI de Execução Penal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (278.3 Kb)   docx (80.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com