TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA - Tutela de Urgência

Por:   •  23/3/2021  •  Monografia  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE DIREITO PROFESSOR DAMÁSIO DE JESUS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO PROCESSUAL

CIVIL

PROJETO DE MONOGRAFIA

Tutelas de Urgência no Novo CPC

Aluna:

Orientador(a): Professor(a)

        

Florianópolis/SC

2016

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título: Tutelas de Urgência no Novo CPC

Autora:

Orientador(a): Professor(a)

Área de Concentração: Direito Processual Civil

Linha de Pesquisa:

Duração: 05 meses

Início: abril de 2016

Término: setembro de 2016

2. TEMA

A sistemática das Tutelas de Urgência no Código de Processo Civil de 2015.

3. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O presente trabalho busca analisar as alterações e a sistemática das Tutelas de Urgência no Código de Processo Civil atual, demonstrando que tais mudanças em relação ao código anterior proporcionarão uma maior proteção dos bens jurídicos constitucionalmente tutelados e do processo civil propriamente dito.

4. PROBLEMA

As tutelas de urgência trouxeram maior eficácia e celeridade na aplicabilidade das normas, trazendo a possibilidade da satisfação do direto quando demonstrada urgência, bem como quando satisfeitos os seus requisitos.

É cediço que a morosidade da justiça pode resultar em problemas insanáveis à Justiça e o Novo Código de Processo Civil, em muitos aspectos, busca solucionar esses entraves, tentando ser uma ferramenta de efetividade da prestação jurisdicional, dando uma resposta célere ao litígio.

Assim, o problema deste trabalho é avaliar e refletir se a mudança no tratamento das tutelas de urgência trazidas pelo Código de Processo Civil de 2015 viabiliza um melhor alcance do resultado útil do processo, ensejando a satisfação do direito de forma mais efetiva, em tempo hábil.

5. HIPÓTESES

Por meio da análise do desenvolvimento histórico das tutelas de urgência no Brasil, verificando as diferenças e semelhanças entre as técnicas de urgências, assim como as transformações operadas no sistema de tutelas de urgência no Código de Processo Civil de 2015, buscar-se-á verificar que as alterações proporcionarão uma maior proteção dos bens jurídicos constitucionalmente tutelados e do processo civil propriamente dito.

6. OBJETIVOS

O objetivo básico da presente pesquisa é a analisar as mudanças trazidas no sistema de Tutelas de Urgência no Código de Processo Civil de 2015, demonstrando a importância deste instituto que busca satisfazer efetivamente os direitos constitucionalmente tutelados e que permite uma maior celeridade do processo.

7. JUSTIFICATIVA

A presente pesquisa tem por escopo estudar de forma analítica, por meio do desenvolvimento histórico o instituto das tutelas de urgência no ordenamento jurídico brasileiro, buscando demonstrar que o Código de Processo Civil de 2015 vem trazer uma maior proteção dos direitos constitucionalmente tutelados e do processo propriamente dito de forma mais efetiva e hábil.

Assim, o tema da presente pesquisa é de relevante importância, tendo em vista que as tutelas de urgência em muitas ocasiões determinam o êxito ou não da demanda.

Além disso, o presente trabalho possibilita interessantes reflexões aos operadores do Direito no que diz respeito ao resgate do sentido processual que busca a concretização do direito material.

Através do presente trabalho pretende-se demonstrar que em relação aos códigos anteriores, o novo Códex através do amadurecimento doutrinário e jurisprudencial, busca uma melhor garantia da prestação jurisdicional, simplificando ritos e gerando efeito diretos e definitivos, com vistas a atingir a tutela constitucional da efetiva e razoável duração do processo, nos termos do artigo 5º, LXXVIII, da Constituição Federal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com