TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLURALIDADE JURÍDICA E A PROBLEMÁTICA DO INFANTICÍDIO INDÍGENA NO BRASIL

Por:   •  25/9/2018  •  Artigo  •  4.274 Palavras (18 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 18

                                             

PLURALIDADE JURÍDICA E A PROBLEMÁTICA DO INFANTICÍDIO  INDÍGENA NO BRASIL

  Eliude Moreira Lopes Oliveira[1]

RESUMO

Este trabalho pretende analisar as implicações da prática cultural de alguns grupos indígenas do infanticídio. Propomos um debate ancorado na sociologia, história e antropologia, sem deixar de analisar a perspectiva jurídica da questão. A temática ganha corpo em virtude do projeto de lei criado para coibir, ainda que administrativamente, tal prática que é secular e antecede a formação do Estado brasileiro. De qualquer modo é salutar a argumentação em torno de coibir o infanticídio, ou permitir que os povos autóctones continuem com essa prática milenar.

PALAVRAS CHAVES: Pluralidade. Tradicionalismo. Infanticídio. Indígena. Autonomia.

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo tem por objetivo trazer a tona uma discussão acerca do pluralismo jurídico e suas implicação com relação às comunidades tradicionais, as quais possuem como marca tradições culturais arraigadas e padrões de condutas próprios, e a maneira como essas tradições costumeiras interagem com as normas postas pelo Estado.

Nessa sequência, é pertinente citar exemplos de conflitos e convergências entre o direito de origem estatal e o das comunidades tradicionais, em especial os yanomami, apresentando amostras contundentes como se dá essa relação entre as ordens jurídicas em questão.

Em um primeiro momento, o trabalho buscará conceituar o que seria pluralismo jurídico, e logo em seguida definir o que seria comunidades tradicionais indígenas e sua luta pela  sobrevivência ao longo da história.

Nesse sentido, como forma de tornar o trabalho rico, é salutar trazer a baila o debate com relação ao infanticídio praticado em alguns grupos étnicos indígenas brasileiros.

A concepção que estes grupos têm em relação à vida e a morte difere da cosmovisão universalista do significado da vida. Assim, surge o embate entre as praticas locais consuetudinárias e as normas estatais.

Outrossim, a problemática toma forma em virtude do confronto entre a liberdade cultural, religiosa e de autodeterminação com o direito a vida, o qual é considerado indisponível na cultura jurídica dominante.

Desse modo, surge o entrave de como garantir a liberdade religiosa e cultural  e resguardar o direito a vida?

Qual das garantias em confronto é mais relevante?  A concepção de vida e de morte desses grupos é similar a da Civilização Ocidental?

Todas essas questões serão debatidas no presente trabalho, se utilizando como pano de fundo o confronto de ordens jurídicas e as questão culturais  pertinentes.

Por fim, a nossa proposta gira em torno do tema pluralismo jurídico e as comunidades tradicionais, por entender que essas comunidades são expressão  viva de um direito que surge a margem da concepção de direito dominante.

2 ASPECTOS CONCEITUAIS DO PLURALISMO JURÍDICO

A corrente de pensamento do pluralismo jurídico vai defender a ideia de que os mais variados grupamentos humanos vão possuir sua própria expressão de Direito. Segundo a mesma, o direito não se circunscreve somente naquilo que é posto pelo Estado, mas se expressa no campo cultural por meio dos costumes. Por esse ângulo, Dworkin (2012)  vai defender que o direito não se restringe a normatividade posta pelo Estado, mas possui um conteúdo de natureza principiológica  e outros tipos de padrão.

Nesse sentido Wolkmer (2001) define a pluralidade jurídica como:

“multiplicidade de práticas jurídicas existentes num mesmo espaço sociopolítico, interagidas por conflitos ou consensos, podendo ser ou não oficiais e tendo sua razão de ser nas necessidades existenciais, materiais e culturais (WOLKMER, 2001, p. 219).

Em contrapartida ao direito fruto da cultura de cada localidade, surge o direito posto pelo Estado, em uma concepção monista. O monismo jurídico aduz que o direito válido seria  fruto da atividade legiferante estatal, não admitindo a coexistência com outras expressões do fenômeno jurídico.

O pluralismo jurídico tem o condão de revelar a prospera produção legal informal que  emerge da realidade fática. Ele é fruto das relações sociais materiais que se desenvolve a margem do Estado e de sua estrutura burocrática, ocasionando por vezes choques entre as duas ordens, uma legal e outra paraestatal (WOLKMER, 2006, p.121)

O direito estatal, segundo  Antônio Carlos Wolkmer, tem uma característica de natureza ideológica e política. A esse respeito é precisa a definição do referido autor:

“A Ciência do Direito não consegue superar sua própria contradição, pois enquanto “Ciência” dogmática torna-se também ideologia da ocultação. Esse caráter ideológico da Ciência Jurídica se prende à asserção de que está comprometida com uma concepção ilusória de mundo que emerge das relações concretas e antagônicas do social. (WOLKMER, 2000, p.151) “

Assim, o direito que emerge do seio social muitas vezes não esta em conformidade com a ordem jurídica posta pelo Estado, apresentando choques entre as duas ordens normativas.

É importante frisar, que o direito na concepção monista por vezes é a expressão dos objetivos da classe dominante que além de deter o poder econômico, detém por sua vez o poderio político, o qual tem o condão de criar as normas jurídicas.

Outrossim, apesar de serem exemplos do fenômeno jurídico, o direito estatal e o comunitário informal apresenta distinções:

“quando se compara o direito das sociedades simples com o direito das sociedades complexas, geralmente apontam que: a) as sociedades simples dispõem de um direito cujo processo é flexível, sem demarcação nítida da matéria relevante, e a reconciliação das partes tem primazia sobre tudo o mais na resolução dos litígios; b) as sociedades complexas dispõem de um direito formalista, dotado de um processo inflexível, e as decisões são baseadas na aplicação das leis sem qualquer preocupação com a reconciliação das partes” (ASSIS; KÜMPEL, 2011, p.42)

Em vista disso, o direito comunitário aponta para informalidade, sem um rigor no processo de criação, sendo fruto da  evolução histórica. Já o direito estatal, é fruto de processos formais e simbólicos de criação, com uma estrutura burocrática para sua aplicação.

A resolução das controvérsias no âmbito do direito comunitário, representa a prática de uma legalidade alternativa, não tendo pretensões revolucionárias, mas de apenas resolver os conflitos que vierem a existir no espaço social marginal. O procedimento para resolver as possíveis questões conflituosas é informal prezando sempre pela oralidade destoando do modelo de direito dominante no qual as decisões são caracterizadas pela sentença escrita (ASSIS, KÜMPEL, 2011, p.53).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com