TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTE SEGUNDO BIMESTRE

Por:   •  5/6/2020  •  Tese  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

AEP

PONTE

SEGUNDO BIMESTRE

Alunos: Ana Maria Braga Marinho-RA: 1705414-2

Bruno-RA:

Marlon Gabriel-RA:

Unificação ponte bloco 7 ao 8

Memorial descritivo:

1.INTRODUÇÃO

Uma ponte é a uma construção que é destinada a dar continuidade a uma via de qualquer natureza, podendo a via ser uma rodovia, uma ferrovia ou mesmo ser destinada para a passagem de pedestres. As pontes são formas construtivas antigas que há muitos anos já eram construídas a partir de materiais de mais fácil manuseio como madeira e pedras.

No entanto, devido á necessidade de construções de pontes com dimensões bem mais elevadas foi inevitável o uso de materiais como o concreto armado, que resistem á maiores esforços solicitantes. As primeiras pontes de concreto armado surgiram no século 20, com vãos de até 30 metros.

No caso específico desse trabalho, será dimensionada uma ponte feita de concreto armado, partindo do cálculo das ações e do carregamento na seção longitudinal de cada longarina, possibilitando a definição das áreas de aço necessárias para conter a flexão e o cisalhamento. A ponte está localizada sobre a universidade unicesumar, em maringá, e o sistema estrutural definido é o de vigas continuas.

1.OBJETIVO

O objetivo deste memorial é ilustrar os cálculos e a metodologia seguida para o dimensionamento de uma ponte de concreto armado, elaborada de acordo com ás normas brasileiras e demais disposições vigentes.

1.CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS

O projeto preve extensão total de XX m, composto por dois vãos de XX m. A seção transversal é uma viga com 2 longarinas, sendo sua altura pré-dimensionada em 5 metros. As figuras 01, 02 e 03 mostram as principais dimensões da ponte a ser dimensionada.

Figura 1: Corte da seção transversal

Figura 2: Detalhe dos apoios de extremidade

Figura 3: Planta baixa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com