TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POSIÇÕES E TENDÊNCIAS NA SUCESSÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ NAS ELEIÇÕES DE 2014

Por:   •  8/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.238 Palavras (17 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 17

- 6 fatores do surgimento da sociologia e da antropologia

        O contexto histórico de seu surgimento compreende uma constelação de acontecimentos (políticos, econômicos, filosóficos, científicos, religiosos e artísticos)  que se insere no período que vai dos sintomas que prenunciam a desagregação da sociedade feudal à consolidação da civilização capitalista.

Nesse sentido o século XVIII consiste um marco importante. Nele se aceleram as transformações econômicas, políticas e culturais que colocarão problemas inéditos para a sociedade ocidental européia.

        Pode-se dizer que a Sociologia é o resultado do esforço de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas realidades da vida  social do ocidente, em curso.  

Sociologia significa a ciência da sociedade – o estudo dos fenômenos sociais, segundo o método da análise sociológica

        Econômico: Os fenômenos da industrialização e da urbanização

        Político: burguesia revolucionária da França;

        Filosofia: Platão - A República e Os Diálogos, Maquiavel - O Príncipe

        Iluministas:

a) A razão como instrumentos da realização plena do homem mediante o obtenção do conhecimento e transformação da realidade;

b) O valor da experiência e da observação para a construção cognitiva da realidade social;

c) A rejeição da visão sacralizada do mundo;

d) A defesa do progresso da humanidade.

        Científico: começou com Galileu - ciência moderna, derrubando o conceito aristotélico de universo estático e o determinismo. Galileu e Newton, mecanicismo, leis mecânicas do movimento. Bacon, ciência da experimentação. Descartes - dúvida metódica, duvidar-se de tudo exceto da própria dúvida

        Religiosos - oposição drástica às explicações teológicas vigentes, Reforma protestante - incorporava os valores da doutrina liberal, fomentava o individualismo e sustentava um ética do trabalho favorável à produtividade, à poupança e ao investimento

        Arte - O renascimento e o barroco a despeito de constituírem visões diferentes acabaram tornando-se peças culturais importantes na derrocada do trono e do clero e deste modo contribuíram para a transição social que motivou o surgimento da sociologia.

        O estudo desses impactos realizados por Tocqueville, Saint-Simon, Comte e o próprio Durkheim propiciaram o surgimento da sociologia.

        Positivismo - Segundo o seu fundador Auguste Comte (1798-1857), a verdadeira filosofia deveria trabalhar o social com uma perspectiva positiva. Na verdade, isto era uma crítica direta ao iluminismo que, na opinião dos positivistas desenvolvera uma filosofia negativa. No, caso, do positivismo, seu objetivo filosófico não era apenas  criticar, mas organizar a realidade.

        Os filósofos positivistas estabeleciam certas relações com os dois grupos anteriores. Se identificavam com os conservadores no que pesava às propostas de manutenção da ordem social; e diferenciavam destes, uma vez que estes defendiam a manutenção da sociedade feudal e aqueles defendiam a ordem na sociedade industrial.

        Nem todo o acontecimento que ocorre no interior de uma sociedade é de natureza social. Nesse sentido, a sociologia não é uma ciência que tome por objeto de observação o indivíduo; ela é uma ciência do social; e se interessa pelo indivíduo, na medida em que o seu comportamento afete, dentro de uma certa regularidade, aos demais, constituindo- se um fato social.

O campo econômico e o surgimento da sociologia

        Os fenômenos da industrialização e da urbanização (que efetivaram a transição da produção artesanal para a manufatureira e desta para a produção fabril) estão no centro dos fatores de surgimento da sociologia. Com eles surgem:

  1. A reordenação da sociedade rural e urbana com a maciça migração do campo para a cidade,
  2. o fim da servidão,
  3. o desmantelamento da família patriarcal,
  4. a introdução do trabalho feminino e infantil no processo produtivo industrial,
  5. O crescimento demográfico das cidades sem a devida infra-estrutura de serviços básicos,
  6. Aumento dos índices de prostituição, suicídio, alcoolismo, infanticídio, criminalidade, violência, epidemias (tifo e cólera que dizimaram parte da população),
  7. O aparecimento do proletariado, tanto como uma nova classe social decorrente do novo modo de produção, quanto corpo organizado que confrontava os proprietários dos meios de produção.

O campo político e o surgimento da sociologia

Predominou na França, antes da emersão do capitalismo, o regime feudal,

Uma economia que tinha por pilar a cobrança exacerbada de impostos (pagos ao Estado, dízimos pagos ao clero e taxas pagas à nobreza detentora da posse das terras), da qual estava isenta a aristocracia. A condução da política feudal era sinônimo de estagnação econômico acelerando cada vez mais os níveis de pobreza

 Pode-se dizer que uma dos marcos básicos que dera insustentabilidade a manutenção do feudalismo residia na crise de um trono que detinha poder político, mas não tinha poder econômico; associando a crise da burguesia que detinha poder econômico, mas não possuía poder político.

na segunda metade do século XVIII a burguesia passara a dominar os setores manufatureiro  e comercial, sobretudo o comércio exterior, inclusive o colonial, tornando-se a categoria econômica mais importante da França

A Revolução Francesa que iniciou em  1789  e culminou com a tomada do poder pela burguesia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (213.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com