TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVENÇÃO DO DELITO NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

Por:   •  14/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.860 Palavras (12 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 12
  1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

  1. Delimitação do tema

Mediante os avanços da sociedade pós-moderna a desigualdade social cresceu significativamente, fazendo com que o número de pessoas em conflito com a lei também aumentasse. Por isso, o sistema governamental vem buscando alternativas que garantam a inclusão social dos egressos do sistema prisional.

Assim sendo, buscou-se fazer uma análise da contribuição da criminologia como prevenção do delito para elaboração e aplicação dos programas de ressocialização, tendo como referência os projetos desenvolvidos na Penitenciária Agrícola do município de Boa Vista – RR.

  1. Problema de pesquisa

Após uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto abordado, farar-se-á uma entrevista e uma visita na Penitenciária Agrícola com o intuito de fazer uma praxe entre a criminologia preventiva do delito e os programas desenvolvidos nesta instituição. De forma a responder: Qual a contribuição da criminologia no aspecto da prevenção com relação aos detentos da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo no município de Boa Vista-RR, no cumprimento de medidas de ressocialização, e como estão sendo executados os programas de prevenção?

  1. Justificativa

Por meio da publicação e apresentação do presente trabalho, procurar-se-á compartilhar com os acadêmicos do curso de Direito e a sociedade roraimense, os conhecimentos teóricos e práticos sobre a importância da criminologia para a criação e aplicação de medidas de ressocialização na sociedade pós-moderna, haja vista, esta exigir alternativas que além de atender as necessidades existentes, respeite os direitos fundamentais, os quais estão inseridos na criminologia. Sendo que para fazer essa ponte, farar-se-á uma contextualização entre as legislações vigentes e a pratica desenvolvidas na Penitenciária Agrícola, no município de Boa Vista-RR. Objetivando ampliar a visão, acerca do assunto abordado, aos futuros profissionais do Direito.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Objetivo Geral

  • Analisar a contribuição da criminologia na construção e execução de uma política de prevenção associada a medidas que possam promover a ressocialização bem como estabelecer princípios e garantias asseguradas por essa via do direito.

1.4.2 Objetivos Específicos

  • Compreender o conjunto de conhecimentos que estudam o fenômeno criminal e as causas da criminalidade.
  • Entender como a criminologia pode contribuir para ressocialização dos reeducandos em conflito com a lei.
  • Verificar a eficácia dos programas desenvolvidos na Penitenciária Agrícola de Boa Vista-RR, tendo como referência as legislações vigentes segundo o aspecto da criminologia.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Etimologia e significado do delito

Aurélio define delito como “1.crime. 2.culpa, falta, e crime por sua vez como “violação da lei penal, delito, portanto, conclui-se que delito e crime são palavras sinônimas.

Segundo Damásio de Jesus (2010, p. 191), a palavra delito deriva de delinquere, que significa abandonar, resvalar, desviar-se, abandono de uma lei, e crime vem do Grego cerno, que compreendia os mais graves delitos.

O delito sempre foi foco de interesse de algumas áreas das ciências, como a Filosofia, a Sociologia, Direito Penal, Criminologia, etc., sendo analisado em cada uma dessas áreas sob perspectivas completamente diversas, e recebendo várias definições.

O Direito penal, por exemplo, conforme explica Molina (1997, p.54):

Serve-se de um conceito formal e normativo, imposto de exigências impostergáveis de legalidade e segurança jurídica: delito é toda conduta prevista na lei penal e somente a que a lei penal castiga.

Ainda dentro do campo de Direito Penal, Barros conceitua o crime sob três aspectos: formal, material e analítico. Como conceito formal diz que “é a definição fornecida pelo legislador, variando, por isso, conforme a lei que o define”. Quanto ao aspecto material, diz que o crime é o próprio ato humano que ataca bens jurídicos penalmente protegidos. E por ultimo, quanto ao aspecto analítico diz que o conceito de crime “põe em relevo seus valores essenciais” (2006, p.116 e 117).

A Lei de Introdução ao Código Penal em seu artigo primeiro define crime: “Considera-se crime a infração que a lei comina pena de reclusão ou detenção, quer isoladamente, quer alternativamente ou cumulativamente com a pena de multa” (BRASIL, 1941).

Mas o que interessa neste referido trabalho é o conceito de delito sob a perspectiva da Criminologia, que engloba estudos muito mais além destes supramencionados. E que segundo Molina deve ter como ponto inicial obrigatório o conceito jurídico-penal, ainda Molina (1997, p. 56 e 57):

Interessa à Criminologia não tanto a qualificação formal “correta” de um acontecimento penalmente relevante, senão “a imagem global do fato e do seu autor”: a etiologia do fato real, sua estrutura interna e dinâmica, formas de manifestação, técnicas de prevenção do mesmo e programas de intervenção no infrator etc.

Para a Criminologia o crime é considerado um problema social, tendo em vista que este nasce na sociedade, por isso deve ser resolvido pela mesma, porém exige estudos específicos que viabilizem o tratamento.

O surgimento da criminologia veio desde a antiguidade dos tempos primários, naquela época o homem primitivo não estudava os crimes que eram cometidos na sua comunidade, com o passar do tempo foi se evoluindo e conforme o desenvolvimento da sociedade houve a necessidade do homem realizar estudos sobre o crime, foi então que surgiram vários autores que realizaram os seus estudos para explicar à sociedade o que é de fato a criminologia, sendo assim existem vários conceitos do que seja a criminologia.

A criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vitima e do controle social do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplado este como problema individual e como problema social -, assim como sobre os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinqüente (MOLINA, 1997, p. 33)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (152.1 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com