TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS PONTOS NORMAS DA OIT E A COVID

Por:   •  25/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 3

Normas da OIT e a COVID-19: disposições fundamentais sobre as normas internacionais do trabalho pertinentes ao contexto do surto da COVID-19

Vinicius D S Factor – 1567-3619

Diante de uma crise mundial, como esta provocada pelo COVID-19, as nações precisam se organizar de maneira efetiva para evitar que a situação fique ainda pior, e que direitos fundamentais sejam postos de lado, as normas Internacional do Trabalho são úteis como um norte para o respeito e cumprimento das obrigações trabalhistas, bem como direitos, do mundo todo. Na finalidade de manter condições de trabalho decente, é fundamental o respeito às disposições relacionadas à segurança e saúde, às modalidades de trabalho, à proteção de categorias específicas de trabalhadores.

Alguns pontos fundamentais postos nestas normas serão melhor discutidos durante o texto.

  • O primeiro ponto seria o esforço para se evitar a perda de empregos e os manter níveis de renda para a população.

Uma das reações imediatas desta crise foi a perda massiva de empregos pelo mundo inteiro, o Brasil é um exemplo de país que ainda sobre com taxa de desemprego muito grande no período da pandemia e com poucas perspectivas, visto isso, a aplicação de uma política que promova emprego, produtivo e livre é essencial para o reestabelecimento econômico. É necessária também, em caso de suspensão ou rescisão do emprego, a garantia do direito a receber subsidio ou assistência ao desemprego, parcial ou não. Subsídios como auxilio emergencial são interessantes para ajudar os trabalhadores informais e os desempregados, deste que todos tenho o acesso.  

  • Diante desta mudança drástica no estilo de vida das pessoas, a segurança e saúde no trabalho foram exaltadas.

O fornecimento de roupas e equipamentos de proteção, bem como treinamentos aos trabalhadores, assim como qualquer manutenção a saúde é obrigação do empregador. Já aos trabalhadores é necessário o cumprimento das medidas de segurança prescritas, observando a própria saúde, bem como a de outras pessoas. Utilizar os equipamentos de proteção corretamente.  Em casos mais críticos, de exposição e contaminação ao vírus, caberá também a responsabilidade ao empregado, devendo fazer valer a indenização e a assistência médica, bem como o afastamento para sua recuperação e demais medidas para proteger o trabalhador e os demais funcionários.

  • Como o aumento da vigilância para o cumprimento das medidas, a prevenção e proteção contra a discriminação e proteção da privacidade também entra como ponto fundamental na discussão.

O contexto de crise de COVID-19 aumentos os incidentes de racismo e xenofobia contra pessoas de origens diferentes, principalmente relacionado aos países asiáticos, ponto inicial do vírus e local do paciente 0. A discriminação é proibida em todos os aspectos, sendo ela direta e indireta, e não deve ser apenas temas diante de crises, pois é recorrente em todas as gerações. Atitudes, omissões, que atinjam a dignidade humana do trabalhados ou cria um ambiente de trabalho hostil diante de um momento tão delicado não podem ser aceitas, e caso exista deve o Estado adotar medidas que penalizem quem faz, deixa de fazer, ou simplesmente ignora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com