TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Medidas Municipais Para a Contenção da COVID-19

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.528 Palavras (11 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 11

                                                [pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

PAULO DE FREITAS

        Principais medidas municipais para a contenção da COVID-19

Foz do Iguaçu-PR

2020

PAULO DE FREITAS

Principais medidas municipais para a contenção da COVID-19

Trabalho de produção textual interdiciplinar apresentado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, à Universidade Anhanguera, como requisito parcial para a conclusão das disciplinas do  terceiro semestre.

                                                                   Orientador: Prof. Renato da Silva, Prof. Luana Leão,

                                                   Prof. Janaina Vargas, Prof. Jaqueline Ferrarezi, Prof.                        Jamile Bernardes.

                

Foz do Iguaçu

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

        2.1 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO         4

        2.2 DIREITO PÚBLICO        5

        2.3 LICITAÇÃO, CONTRATOS E TERCEIRIZAÇÃO        7

        2.4 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA .        7

        2.5 PLANEJAMENTO URBANO AMBIENTAL.        8

3 CONCLUSÃO        10

4 REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

Este estudo faz a abordagem de uma cidade chamada Bernardópolis, onde a prefeita municipal Eleonora está preocupada e disposta a fazer o melhor pela cidade e seus cidadãos frente a essa pandemia que enfrentamos atualmente.

O município, em comparação a outros, apresenta-se em boas condições econômicas, sustentado pelo café e algodão e comercio local bem desenvolvido, principalmente no seguimento imobiliário e construção civil.

Contudo, com pandemia ocasioanda pelo coronavírus, o avanço da disseminação do vírus coloca o sistema de saúde do município sobre pressão, o que  obriga a adoção de medidas de contenção e controle, como a redução de circulação de pessoas, optando pela permanência do funcionamento de setores essenciais, ajudando nas questões sanitárias, mas causando um impcto muito grande na economia do município.

                


  1. DESENVOLVIMENTO

Compreender os meios social, político, cultural e econômico, bem como, ter a capacidade de aplicar conceitos teóricos em situações práticas, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva, possibilita uma visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, interdisciplinariedade, o que leva à tomada de decisões, mesmo que complexas, com ética e responsabilidade, promovendo melhorias em todos o níveis das organizações.

  1. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O desenvolvimento econômico conceitua-se pelo aumento constante  dos níveis de padrão de vida da população, incluindo o aumento do consumo de produtos e serviços básicos.

A pandemia do COVID-19 está mudando drasticamente a vida das pessoas, incluindo a dos jovens. Escolas e universidades foram fechadas, exames e eventos adiados, os serviços usuais de informação em saúde são limitados, a socialização com amigos e familiares é altamente desencorajada e, em alguns lugares, até punível. Viver nessas circunstâncias pode às pessoas, pois interferem na relação interpessoal e de socialização, o que traz prejuízo à saúde mental, a qual é correlata a física. Com isso, observa-se aumento de potenciais moléstias psiquiáticas e pscológias. O novo coronavírus é um vírus e os vírus nos deixam doentes.

 Avaliamos que os impactos econômicos da crise do coronavírus são diretamente relacionados a determinação do isolamento social e podem ser decompostos em três componentes: impacto imediato diante das restrições à produção e ao consumo; duração do período de recuperação; e impacto sobre a trajetória de longo-prazo da economia. Sabemos que quanto mais longo o período de isolamento, maiores serão os custos nessas três dimensões.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do desempenho médio em dimensões-chave do desenvolvimento humano: uma vida longa e saudável, ter conhecimento e ter um padrão de vida decente. O IDH é a média geométrica dos índices normalizados para cada uma das três dimensões.

O índice Gini (IG) oferece um indicador numérico da extensão em que um país é afetado pela desigualdade de renda. A maneira como o índice é construído implica que, valores mais baixos são uma indicação de níveis mais altos de igualdade. Sendo iguais, isso é uma coisa boa. A atual pandemia acaba influenciando todos esses índices.

No contexto de restrições do comércio não essencial e da circulação de pessoas, impactos como a diminuição do emprego, ocasionado pela redução do consumo, que impacata na produção e, consequentemente, da renda das pessoas que pasam a comprar menos, por precaução ou pela diminuição da renda. A interrupção por tempo indeterminado das atividades escolares presencias, principalmente nas fases escolares iniciais, impactam de forma drástica o desenvolvimento intelectual de crianças. Contudo, sabemos que as classes mais necessitadas, são, também as mais vulneráveis e a mais afetadas pela deterioração econômica causada pela pandemia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com