TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO CIVIL DE CONHECIMENTO

Por:   •  25/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

PROCESSO CIVIL DE CONHECIMENTO

1) O que você entende serem "atos de comunicação processual"?

        Para Humberto Theodoro Júnior, ato processual é “toda ação humana que produza efeito jurídico em relação ao processo”. Assim, atos de comunicação são todos e quaisquer atos praticados a fim de dar ciência às partes. Atos de comunicação processual é o gênero, do qual as espécies são: cartas (de ordem , precatória e rogatória), intimações e citações.

2) Os atos de comunicação processual se destinam a quem?

        Os atos de comunicação processual se destinam, como dito anteriormente, às partes integrantes do processo, ou a terceiro interessado.

3) Os atos de comunicação processual são obrigatórios?

        A regra geral é que as partes devem ser intimadas de todos os atos do processo, a fim de prestigiar a garantia constitucional do contraditório. Ocorre que, em determinadas hipóteses ressalvadas por lei, a comunicação dos atos processuais foi dispensada pelo legislador, a exemplo do que ocorre quando o demandado deixa de oferecer contestação no prazo legal, já que sobre ele incidirão os efeitos da revelia.

4) O que é citação e a quem se destina?

        O art. 213 do CPC define a citação como sendo “o ato pelo qual se chama a juízo o réu ou o interessado a fim de se defender”. Assim, através da citação convoca-se o demandado para o processo, aperfeiçoando a relação jurídica que até então era integrada pelo autor e pelo Estado.

        De acordo com o quanto disposto no art. 215 do CPC a citação far-se-á pessoalmente ao réu, ao seu representante legal ou ao procurador legalmente autorizado. Nessa última hipótese é necessário que o advogado tenha poderes especiais expressos para receber citação em nome do demandado.

5) O que é relação jurídica processual e em qual momento processual efetivamente se estabelece?

        Relação jurídica processual é o meio pelo qual o Estado se vale para exercer a função jurisdicional, compondo-se de um conjunto de atos cuja finalidade é a composição da lide. Não se pode confundir com o instituto do Procedimento, que é o modo pelo qual o processo se desenvolve. Para Wambier, a relação jurídica processual é aquela que se estabelece entre autor, juiz e réu. Essa relação se dá em duas etapas distintas: a primeira delas é a propositura da ação, tem-se como iniciada a formação da relação jurídico processual, neste momento ainda é linear. A segunda etapa ocorre com a citação do réu. Portanto, a propositura da ação faz nascer o processo e, com a citação válida, completa-se a relação jurídica processual.

6) Quais são as consequencias desencadeadas pela citação válida?

        A citação gera efeitos de natureza processual e material. Os efeitos de natureza processual são a prevenção do juízo, a exceção de litispendência, a suspensão de outro processo cuja sentença depende do julgamento do ajuizado posteriormente.

        Como efeitos processuais típicos da citação tem-se a inadmissibilidade da modificação do pedido ou da causa de pedir pelo autor, salvo anuência do réu e a inadmissibilidade da alteração das partes figurantes na ralação processual, exceto as substituições expressamente previstas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com