TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO TRABALHO

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.279 Palavras (14 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 14

                                           [pic 1] 

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso: Tecnologia em Marketing

PROINTER I

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I

DILSON LEANDRO DE SOUZA SANTOS – RA: 2636117756

ITUMBIARA/GOIÁS

2016/1

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo elaborar um plano de negócios para criação de uma nova empresa, tendo como base a análise de uma padaria após ter entrevistado o proprietário da mesma. Para servir de embasamento para a construção de um novo projeto, utilizou-se de pesquisas bibliográficas, e da experiência de um empreendedor através de um questionário com perguntas abertas. O planejamento e a pesquisa de mercado para a abertura do empreendimento se mostrou viável, e em seguida iniciou-se o plano para o desenvolvimento do negócio.

Palavras chave: plano de negócios, empreendedorismo, abertura de nova empresa

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

CONSIDERAÇÕES E OBSERVAÇÕES SOBRE A ENTREVISTA        5

PLANO DE NEGÓCIOS        6

SUMÁRIO EXECUTIVO        6

DESCRIÇÃO DA EMPRESA        7

PRODUTOS E SERVIÇOS        8

MERCADO E COMPETIDORES        9

MARKETING E VENDAS        10

ANÁLISE ESTRATÉGICA        13

PLANO FINANCEIRO        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        18  

INTRODUÇÃO

Ao se iniciar um negócio, é importantíssimo preverem-se os investimentos necessários ao projeto e, principalmente, o tempo (seis meses, dois anos, dependendo do tipo de negócio) que levará para aquele empreendimento começar a dar retorno financeiro ao empreendedor. Não se deve de maneira alguma montar um negócio com a expectativa de lucro imediato. O lucro é sempre consequência de um trabalho constante e bem feito, realizado a partir da percepção do momento e de uma visão do futuro.

Um bom negócio exige investimento, muito trabalho e dedicação. Deve-se ficar atento para não cair em armadilhas e avaliar o potencial empreendedor, pois antes de abrir qualquer negócio é necessário um bom planejamento.

Os segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade. Não é incomum sonhar em seguir as próprias ordens e cuidar do próprio nariz. Fundar um negócio e ser patrão de si mesmo, contudo, pode ser mais complicado do que se imagina. Não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento. 

A empresa a ser criada trata-se de um empreendimento inovador, pois alia cultura com alimentação, sendo desenvolvido num espaço que compreende o funcionamento de uma Cafeteria e Livraria com o objetivo de reunir a degustação, a alimentação e a expressão cultural num ambiente artístico e descontraído.

Na cafeteria, serão oferecidos cafés selecionados com requinte e qualidade, e outros diversos acompanhamentos alimentícios que atendam aos mais diversos paladares, além de revistas atuais e livros dos mais variados gêneros.

Irá atuar em um nicho de mercado, ainda pouco explorado, visando conquistar uma clientela seleta, maximizar os lucros através da agregação de valor aos produtos ofertados, proporcionar ao cliente, conforto e lazer, buscando sua satisfação.

Neste texto será entrevistado o proprietário de uma padaria, para servir de embasamento para a construção de um novo projeto.

CONSIDERAÇÕES E OBSERVAÇÕES SOBRE A ENTREVISTA

Para Chiavenato (2007), um empreendedor para ser bem-sucedido, não deve apenas criar seu próprio empreendimento, deve também gerir seu negócio para mantê-lo e sustentá-lo para obter retornos significativos de seus investimentos. Deve saber planejar, organizar, dirigir e controlar todas as atividades relacionadas direta ou indiretamente com o negócio.

Um empreendedor precisa ter as seguintes características para ser bem sucedido nos seus negócios: iniciativa, perseverança, coragem para correr riscos, capacidade de planejamento, eficiência e qualidade, rede de contatos e liderança.

O Sr. Luiz Antônio Pereira de Almeida, não apenas criou sozinho seu empreendimento, como está no comando de todos os departamentos da padaria. Teve iniciativa, foi perseverante, teve coragem para correr os riscos e capacidade de planejamento. Através da entrevista realizada, pode-se perceber que o empreendedor mantém boas relações com seus funcionários, e isso é um fator muito importante.

Conforme Robbins (2006), as relações humanas na organização é um fator primordial, ao qual necessita-se dar um maior enfoque, pois o profissional precisa ter um bom embasamento para agir e ter capacidade de gerenciar conflitos organizacionais e diferenciá-los entre bons e ruins, ser capaz de gerir e negociar, dessa forma, sabendo se relacionar com os próprios membros da empresa e principalmente com os clientes, proporcionando a satisfação dos mesmos.

Quando se gerenciam os conflitos que podem existir, o processo de negociação ser torna mais fácil, pois se o mesmo vier a acontecer, pode-se prever as condições e as possibilidades que poderão ser explicitadas pela outra parte, para que então já tenha se preparado com respostas, sugerindo assim boas alternativas de negócio. Notou-se também por meio da entrevista que a pesquisa de mercado é muito importante, pois trata-se de olharmos o futuro da empresa. Daí a necessidade da análise swot.

A análise SWOT é utilizada para analisar os pontos fortes e fracos de uma empresa, analisando em geral quatro aspectos: forças e fraquezas (ambiente interno) e oportunidades e ameaças (ambiente externo), podendo se posicionar de maneira favorável a determinadas oportunidades do mercado e de forma a eliminar ameaças que venha a receber. Buscando obter mais conhecimentos nessa área.

PLANO DE NEGÓCIOS

SUMÁRIO EXECUTIVO

[pic 2]

Quando se decide abrir uma franquia, deve-se primeiramente desenvolver um plano de negócios, pois o mesmo nos proporciona realizar um planejamento sistematizado para começar um novo empreendimento. Este planejamento é uma forma de pensar sobre o futuro de uma empresa, organizar ideias que farão a diferença e diminuirão os riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (190.1 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com