TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS OPERACIONAIS: Uma abordagem teórica sobre as técnicas e ferramentas na eliminação de desperdícios

Por:   •  7/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 7

        

  1. PROCESSOS OPERACIONAIS: Uma abordagem teórica sobre as técnicas e ferramentas na eliminação de desperdícios.[a]

Emiy Peixoto – RA 349593312445

emilyrenatavictoria@gmail.com

Isabela Escorcio – RA 337011212445

Isabbela.escorcio@live.com

Curso de Tecnólogo em Logística – 2° Semestre

Prof. Thiago Freire – Orientador da Disciplina de Projeto Integrado

Resumo

O foco está na melhoria da qualidade do serviço, e eficácia dos processos operacionais do serviço/produto produzido. Através de técnicas e ferramentas, como MRP, PMP, PCP, Layout, ciclo PDCA e 5W2H, trás um auxilio nas tomadas de decisões.

Utiliza-se como base a coleta e análise critica de dados, mantendo o Kaizen do negócio.

Para alcançar bons resultados deve-se traçar metas e estratégia mapeando os processos para que o cliente receba o produto final com exatidão. A união do suprimento e demanda fará com que os processos sejam mais produtivos e eficientes.

A questão é identificar e analisar, permitindo uma redução de custo no desenvolvimento do produto e das falhas entre os processos, solicitando uma mudança e melhoria imediata.

Palavras-Chave:  Melhoria. Resultado. Processo. Kaizen.

1. Introdução

Com o enorme avanço da tecnologia no último século, as empresas que antes acreditavam que só com a venda de seus produtos ou serviços era possível a obtenção de lucro, passaram a desenvolver novos critérios, visando a redução de custos, e o máximo de lucros. Tem buscado novas técnicas e ferramentas para que sejam aplicadas em seus processos operacionais.[b]

Esse tema foi selecionado, pois cada vez mais empresas de diversos portes e diferentes setores mercadológicos estão à procura de novos métodos que possam auxiliar nas dificuldades encontradas no dia a dia. Essa pesquisa consiste em entender quais os principais métodos desenvolvidos e de que forma podem ser aplicados para atender determinadas necessidades de cada empresa?[c]

2. Objetivo

O trabalho a seguir tem como intuito compreender as técnicas que são utilizadas pelas empresas direcionadas ao desperdício. Tendo como objetivo especifico descrever o funcionamento dessas técnicas, explicar onde podem ser aplicadas e orientar a melhor alternativa para cada determinada situação.

3. Material e métodos

        A metodologia desta pesquisa caracteriza-se como uma revisão bibliográfica, tendo como principais fundamentos artigos atualizados. Os portais de buscas que foram utilizados são: Google Acadêmico, Scielo e Capes. Tendo como palavras chaves: redução de custos, processo Kaien, método Lean.[d]

4. Fundamentação Teórica

4.1. Conceito das Principais Ferramentas 

        Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia as organizações adquiriram uma visão mercadológica mais abrangente planejando várias formas de ganho. Sendo assim observou-se que dentro das empresas havia alguns pontos a serem melhorados, como os grandes desperdícios gerados por falta de organização ou atenção.

        Usando a tecnologia a seu favor as empresas adquiriram algumas técnicas em seus processos produtivos. Tendo como exemplo o “JIT (Just in time), que bem aplicado, pode trazer maiores retornos sobre os investimentos, redução de verba, redução de estoques e melhoria na qualidade (LAUGENI, 2009)”. O que leva-se a crer que essas técnicas são responsáveis pelo auxílio no planejamento para que cada vez sejam eficiente e eficaz.

        Outrossim, devem-se validar os gastos de seus processos, o tempo de produção do produto ou serviço. E a lucratividade dos mesmos, através de técnicas a redução de custos se torna habitual, pois segundo Antunes (1998 apud KAYSER, 2001 p. 7)

As perdas por superprodução, por transporte, no processamento em si, devido á fabricação de produtos defeituosos e nos estoques se relacionam com a função processo, na medida em que se visam racionalizar o fluxo do objeto de trabalho no tempo e no espaço. As perdas por espera e no movimento se relacionam diretamente com a função operação pelo fato de estarem focadas na análise do sujeito do trabalho (pessoas e equipamentos). Ou seja, durante a realização do mapeamento para identificar  perdas é necessário avaliar os possíveis aspectos de desperdícios relacionando um ao outro.[e]

        Em síntese, as conclusões são bem claras deve-se realizar um check-up em todos os setores, calculando e apontando a causa raiz do prejuízo, adquirido por falta de planejamento ou organização. Sempre que houver uma operação que envolve capital alto ou capital parado, como um estoque por exemplo. É recomendado fazer uma análise minuciosa antes e durante os processos para manter o equilíbrio e maior lucratividade.

4.2. Técnicas para Gerenciamento da Qualidade

        Utilizar as técnicas e ferramentas da qualidade podem auxiliar uma empresa a ganhar o mercado e ter clientes fiéis. Deve-se pensar nos vários aspectos e não somente no lucro.

 Veja algumas das principais ferramentas da qualidade:

Diagrama de Pareto: Técnica em que os problemas são separados em partes, assim eles são analisados entre si. Geralmente, para a produção do diagrama é utilizado um gráfico de barras verticais;

Diagrama de causa-efeito ou Diagrama de Ishikawa: Técnica muito empregada para descobrir a relação entre um efeito e as causas para que esse efeito esteja ocorrendo. Também é chamado de Espinha de Peixe, por causa do formato do seu diagrama.

Histogramas: Responsável por mostrar a variação entre um processo em determinado período;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (275 Kb)   docx (405.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com