TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE UM DISPOSITO LEGAL

Por:   •  14/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

PROPOSTA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE UM DISPOSITO LEGAL        

                         Acadêmica(o): Brysa Amorim

                          Clara Mirian Guerra Silva

                                                 Jordana Neves Botelho

                                                 Michely Guimaraes M. de Castro

                         Disciplina: Psicologia

                                                             Profº.:  Eloise Elene Neves Barbosa

                                                             Período: 4º

Goiânia / Go

2018

Elaborar uma proposta de conscientização sobre um dispositivo legal.

Tema: Projeto -  Lei Maria da Penha nas Escolas: CREAS Renascer Hidrolândia-Go.

Objetivos:

A Lei 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, tornou-se o principal instrumento legal para coibir e punir a violência doméstica praticada contra as mulheres no Brasil. Maria da Penha é uma farmacêutica brasileira, natural do Ceará, que sofreu constantes agressões por parte do marido. Em 1983, seu esposo tentou matá-la com um tiro de espingarda. Apesar de ter escapado da morte, ele a deixou paraplégica. Quando, finalmente, voltou à casa, sofreu nova tentativa de assassinato, pois o marido tentou eletrocutá-la.

Quando criou coragem para denunciar seu agressor, Maria da Penha se deparou com uma situação que muitas mulheres enfrentavam neste caso: incredulidade por parte da Justiça brasileira.

A lei traz em seu conjunto  normas que visa proteger um bem extremamente importante: a família é em especial a mulher (que nós dias de hoje vem sofrendo muito com a violência imposta por seus parceiros).  A família tida pelo ordenamento como base da sociedade, goza de especial proteção do Estado. A assistência à família será feita na pessoa de cada um dos que a integram, devendo o poder público criar mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações.

 O Projeto – Lei Maria da Penha nas Escolas é uma iniciativa voltada para os alunos e educadores das escolas públicas do Município de Hidrolândia-Go, tendo como objetivo mostrar a importância da Lei Maria da Penha, além de ajudar a conscientizar os estudante sobre a necessidade de combater a violência contra a mulher, tudo com vistas à prevenção da Violência Doméstica. Tendo em vista que a educação é o melhor meio para a prevenção e combate à violência, sendo um mecanismo eficiente na erradicação da violência contra a mulher no ambiente doméstico e familiar.

Proposta:

A proposta deste projeto perpassa as perspectivas de conhecer, refletir e re-significar a realidade da violência e questões subjacentes a esta. Neste sentido, o projeto de extensão tem como proposta atuar através de subprojetos desenvolvidos pelos Profissionais que trabalha no CREAS Renascer com o intuito de desvelar a realidade captando as suas múltiplas determinações.

Este caminho metodológico se constitui de alguns princípios fundamentais, tais como:

- Respeito à realidade de cada universo a ser abordado e, também, o conhecimento dos sujeitos envolvidos;

- Trabalho cooperativo entre a equipe do projeto de extensão e os participantes da comunidade/instituições/sujeitos, que contribua para um processo dialógico de enriquecimento da dinâmica das relações sociais e também, especificamente, da formação profissional dos profissionais envolvidos;

- Articulação entre as diferentes políticas sociais que envolvam o atendimento das Mulheres e das Famílias.

A partir desses princípios, o projeto de extensão se constituirá de duas etapas inter-relacionadas que são: intervenção social e produção de conhecimentos específicos sobre os temas que venham a ser trabalhados. No que se refere à intervenção social, tem-se como proposta a realização de oficinas, palestras, encontros, capacitações entre outras atividades que surgirem de cada demanda social. Estas atividades serão elaboradas através de projetos de intervenção. Sobre a produção de conhecimento, serão realizados palestras nas escolas, os alunos deverão produzir cartazes com o tema abordado,  seminários, com os profissionais e com as famílias assistidas no CREAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com