TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Penal

Seminário: Penal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/7/2014  •  Seminário  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

Dias atrás fiz uma intervenção em um dos jornais locais que noticiou o fato de um provável projeto de lei que supostamente seria encaminhado pela OAB/GO para a Assembléia Legislativa do Estado de Goiás e para a Câmara Municipal de Goiânia e que tinha por finalidade criminalizar a homofobia no Estado de Goiás e no município da Capital. O absurdo jurídico era grande e de simples constatação, visto que a norma incriminadora de uma conduta e que estabelece uma pena só pode ser elaborada no âmbito federal, aprovada pela Câmara e pelo Senado e posteriormente sancionada pela Presidência da República como estabelece o artigo 22, inciso I da Constituição Federal. Fora deste modelo legislativo, qualquer outra forma de legislar sobre matéria penal e criminal é inconstitucional e fere o Estado Democrático de Direito se aproximando das ditaduras.

Muito me estranha a mídia dar voz e vez a quem faz propostas absurdas como essa, mas infelizmente, também militando na seara da desinformação jurídica, os canais de comunicação se preocupam, ao que me parece, muito mais com o canto do galo, do que onde ou por que onde ele cantou. Não sabem nem mesmo quem escreveu a letra da música ou em que notas a melodia estava escrita na partitura do galinheiro .

Nesta semana a ignorância constitucional assolou mais uma vez os canais de comunicação do país através da mídia impressa, televisiva, por rádios e internet. Informou-se desta vez que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou lei que criminaliza o uso de máscaras em manifestações, com objetivo de proteger a sociedade de agressores que ficam no anonimato.

Ora, não entrarei no mérito axiológico da referida lei, todavia tive o cuidado de ler projeto de lei n. 631, DE 2013, de autoria do Deputado estadual Campos Machado, que é advogado criminalista e deputado experiente e não há no texto uma norma incriminadora nem mesmo fixação de pena, há tão somente a proibição, de caráter administrativo, do uso de máscaras em manifestações públicas que ocorrerem no Estado de São Paulo bem como a da utilização de outros tipos de armas, além das armas de fogo já proibidas por lei federal, e recomenda a norma de autoria de Campos Machado, a intervenção da policia para a garantia da integridade física das pessoas, evidentemente no âmbito daquilo que já é preconizado no cCódigo Penal e processual penal, de tal forma que a Assembléia Legislativa de São Paulo não aprovou nenhuma lei incriminando o uso de máscaras em manifestações públicas.

Assim seria salutar que a mídia parasse de distorcer conceitos jurídicos e a realidade normativa do país tão somente para atrair a atenção dos menos avisados, cantando de galo em terreiro alheio, quando nem mesmo galinha ela é. Se, de outra lado, se tratar de desconhecimento do profissional que faz a matéria, é recomendável ao o canal de comunicação, que de forma responsável, busque assessoria jurídica antes de publicar seguidamente tanta coisa inútil como se observa em matérias desta natureza, posto que a mídia existe para bem informar a sociedade e não para forjar fatos ou fazer com que inverdades sejam aceitas por pessoas incautas ou com menor informação especializada sobre um determinado tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com