TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos de Saúde

Por:   •  18/8/2018  •  Resenha  •  2.064 Palavras (9 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 9

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CIVIL DA COMARCA DE CASCAVEL DO ESTADO DO PARANA.

Marcos dos Santos, brasileiro, sob o CPF nº..., RG nº..., residente e domiciliado no endereço... na cidade de Cascavel – PR CEP..., por meio deste ato representado pelo seu advogado, mandato incluso, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil nº 1.001, com endereço profissional na Av. Tito Mufatto, 2317 em Cascavel – PR, e-mail..., onde recebe notificações e intimações, vem respeitosamente a presença de Vossa Excelência, com fundamento no Artigo 318 do Código Processo Civil, bem como nos artigos 186, 927 do Código Civil, juntamente com Artigo 6 do Código de Defesa do Consumidor, propor:

Ação de Indenização por Danos Materiais e Morais

Em face da Unimex, pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviços médicos, inscrito no CNPJ..., com sede na Avenida Cabral, 1011, Cascavel – Paraná, na pessoa de seu representante legal, pelos fatos e fundamentos que passo a expor:

I – DA AUSÊNCIA DO CUMPRIMENTO DO CONTRATO

O autor pactuou uma relação contratual de prestação de serviços médicos com a Ré, no entanto o autor após sempre cumprir com suas obrigações, esperava obter êxito com o que foi pactuado, o que não ocorreu deixando o autor sem o necessário atendimento. Pelo fato da gravidade da doença que o autor foi diagnosticado: edema macular crônico, o mesmo foi obrigado a custear com seus recursos próprios tratamentos particulares, pois com a longa demora da resposta da parte Ré, a doença se agravou prejudicando a visão do autor e o impossibilitando de ter uma vida normal.

Considerando a negativa de restituição de valores despendidos, conforme documento em anexo, não restou outra alternativa do autor, senão a busca da tutela jurisdicional afim de obter a indenização pretendida.

DO MERITO

II – DA INVERSÃO DO ONUS DA PROVA

É notório, a relação de consumo estabelecida entre as partes, devendo ser observada a aplicação do disposto no artigo 6, VII do Código de Defesa do Consumidor:

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

[...]

VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências;

Podemos citar a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro:

Ementa: AGRAVO INOMINADO. APELAÇÃO. CONSUMIDOR. PLANO DE SAÚDE. AGRAVO RETIDO. INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA. RECUSA DE AUTORIZAÇÃO DE PROCEDIMENTO CIRÚRGICO. DANOS MORAIS. CONFIGURAÇÃO. JUROS DE MORA. TERMO INICIAL. Sem razão o recorrente, uma vez que a decisão monocrática está em consonância com a jurisprudência dominante tanto deste Tribunal quanto do Superior Tribunal de Justiça. Agravo retido. A norma inserta no inciso VIII , do art. 6º , do CDC, permite ao consumidor, com fundamento em sua hipossuficiência técnica, a facilitação de sua defesa, sendo legítima a decretação da inversão do ônus probatório quando se percebe da inicial a vulnerabilidade do autor e sua hipossuficiência técnica, como ocorreu no caso. Correta a inversão do ônus probatório. Mérito. Ação de obrigação de fazer cumulada com pedido indenizatório fundada em recusa pela ré em custear o procedimento cirúrgico necessário ao restabelecimento da saúde da autora. Evidente relação consumerista, subsumindo-se às normas do Código de Defesa do Consumidor que, em seu art. 14, consagra a responsabilidade objetiva do fornecedor de serviços, bastando para tanto a demonstração do fato, do dano e do nexo causal, sendo prescindível a presença da culpa. Cabia à ré demonstrar a configuração de qualquer das excludentes de responsabilidade, ônus de que não se desincumbiu. Recusa de autorização de cirurgia que enseja frustração na legítima expectativa do consumidor-segurado. Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça que "vem reconhecendo o direito ao ressarcimento dos danos morais advindos da injusta recusa de cobertura de seguro saúde, pois tal fato agrava a situação de aflição psicológica e de angústia no espírito do segurado, uma vez que, ao pedir a autorização da seguradora, já se encontra em condição de dor, de abalo psicológico e com a saúde debilitada". (AgRg no Ag 1353037/MA, Rel. Ministro PAULO DE TARSO SANSEVERINO, TERCEIRA TURMA, julgado em 28/02/2012, DJe 06/03/2012). No que toca aos juros de mora.

Logo necessária a inversão pretendida, uma vez que a parte contratante na relação de consumo é hipossuficiente.

II – DO DEVER DE INDENIZAR ‘’ DANO MATERIAL’’

O autor foi lesado, a parte Ré era obrigada a prestar o devido atendimento, como se não bastasse a longa demora da resposta, houve a negativa da cobertura do atendimento o que agravou a visão, fazendo que a doença se expandisse, sem mais esperas o autor sentiu a necessidade de buscar tratamentos alternativos com seus recursos, e arcar com as despesas hospitalares e medicamentos que resultou num montante de 56.100,00 (cinquenta e seis mil e cem reais) conforme notas ficais em anexo.

Em busca da solução sem intervenção jurisdicional o autor procurou a Unimex para a restituição dos valores a qual negou alegando que o tratamento não é coberto pela Agencia Nacional de Saúde. Diante de várias tentativas de restituição dos valores gastos o mesmo não obteve sucesso. O valor atualizado se perfaz em 73.121,91 (setenta e três mil centos e vinte e um reais e noventa e um centavos), conforme calculo em anexo.

Analisando o laudo médico expedido em 25 de janeiro de 2015 (anexo) verificamos que o Autor vai precisar de mais tratamentos, pois a recuperação é lenta necessitando que a parte Ré cumpra com o seu dever de fornecer o real amparo.

Podemos observar nesse sentido conforme os artigos 186, 927 do código civil o dever de reparar o dano:

Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Parágrafo único. Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (175.7 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com