TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preconceito Racial

Por:   •  21/8/2015  •  Artigo  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Preconceito Racial

Preconceito é uma atitude discriminatória que baseia conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou determinados lugares. As formas mais comuns de preconceito são: o social, racial e sexual. Abordaremos o racismo, no qual tem como fonte um conjunto de opiniões pré-concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial.

Podemos citar como exemplos históricos do racismo à escravidão, o domínio de determinados povos por outros e o genocídio.

No século XIX, quando os europeus começaram a colonizar o continente africano trazendo consigo suas leis e formas de viver enfrentaram forte resistência dos negros, pois uma das justificações dos europeus era de que os negros eram uma raça inferior. O Apartheid é um grande exemplo. O domínio europeu tinha como meta a conquista econômica e tecnológica do planeta como também, conquistar o mundo e dominar as raças que não eram européias, consideradas inferiores.

No Brasil, os negros foram trazidos para serem escravos nos engenhos de cana de açúcar, devido às dificuldades da escravização dos índios. Quando finalmente foi decretada a abolição da escravatura não foram realizados projetos de assistência ou leis para a facilitação da inclusão dos negros a sociedade, fazendo com que continuassem sendo tratados como inferiores e tendo traços de sua cultura e religião marginalizados, criando danos aos afrodescendentes até os dias atuais.

Pelo ponto de vista genético, todas as raças provêm do Homo-sapiens, portanto o patrimônio hereditário dos humanos é comum. E isto por si só não justifica o racismo, pois as raças não são nem superiores, nem inferiores, são apenas diferentes. Pois como preceitua o artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos “Todas as pessoas são iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (53.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com