TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Contribuições De Platão Para A Filosofia Ocidental

Por:   •  11/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Curso: Direito – Bacharelado

Turma: DIR 1N-F

Período: 1º Semestre de 2017

Prof. Karla Pinhel Ribeiro

Disciplina: Filosofia

Guilherme Victor Peron; RA: 2017101642

Igor Murilo de Andrade Lindner; RA: 2017101588

Matheus Manfre Macedo Lemes; RA: 2017102027

Neri José Ribeiro Junior; RA:2017101583

Thabata Cristina Uhlik Vieira; RA: 2017101673

Curitiba, 06 de março 2017

Atividade avaliativa I – Platão

  1. Cite as principais contribuições de Platão para a filosofia ocidental.

*Antologia; *Teoria do conhecimento; * método – argumentação; *conceito de justiça; *felicidade = conceito de justiça, sabedoria. Teoria das formas e ou das ideias = conhecimento verdadeiro e imutável.

2. Escreva uma interpretação sobre a Alegoria da Caverna de Platão onde você seja o personagem.

Acreditamos que nós como personagens estamos sempre acorrentados, e a medida em que ganhamos conhecimento vamos nos livrando das amarras e caminhando em direção à luz. A cada passo que damos, nos aproximamos cada vez mais de nossa essência em busca pelo ideal. Hoje nossa iniciativa pela busca do conhecimento vem por meio da Graduação, aonde nos possibilita um "leque" de descobertas. Acreditamos que a busca da verdade é eterna, pois sempre que estamos saindo da caverna descobrimos que existe muito conhecimento a ser ganho e que a sabedoria é o maior bem de todos.

  1. Explique o conceito de virtude segundo Platão.

Segundo Platão, a virtude é se aperfeiçoar em alguma coisa. Uma pessoa que busca o aperfeiçoamento próprio sempre está se aperfeiçoando para novas descobertas. De uma maneira geral é uma pessoa que busca o aperfeiçoamento próprio em vários sentidos: na mente, no corpo, um bom guerreiro (que domina as artes da Guerra); uma pessoa que estuda e vai além de aperfeiçoar mais o seu conhecimento. As virtudes são características essenciais que possibilitam a uma pessoa ter uma vida feliz e proveitosa, essas virtudes seriam a sabedora, coragem, temperança e justiça. Enfim, virtude é o controle, ordem, equilíbrio. Toda virtude é conhecimento.

  1. Relacione os conceitos de educação e conhecimento de acordo com Platão.

A educação consiste no desenvolvimento da razão a fim de atingir o mundo das Ideias e de se libertar definitivamente das ilusões oferecidas pelos sentidos. Segundo Platão, a educação é a conversão do espírito. A educação deve propiciar ao corpo e a Alma toda a perfeição e a beleza que podem ter.

5. Apresente a noção de justiça segundo Platão, em “A República”.

Segundo Platão, o conceito de justiça é um dos pilares para uma vida virtuosa e está, portanto, diretamente relacionado com a educação. A justiça em A República tem como objetivo o aprimoramento da convivência na Cidade (polis), ou seja, todos os projetos que são desenvolvidos e pautados devem ter como objetivo o bem-estar de toda a comunidade e não apenas de uma determinada classe. Outro aspecto importante é que, na democracia de Platão, apenas o filósofo tem a plena capacidade de governar a polis e, para tornar-se um, a educação é fundamental, pois o filósofo dedica décadas de sua vida para o estudo (custeado pelo Estado) e, após seu ápice intelectual e social, pode retribuir governando a Cidade com o objetivo de ajustar os percalços de toda a sociedade, ou seja, com o objetivo de exercer a justiça. Portanto torna-se cíclico o cidadão adquirir conhecimento através da educação, que gera um senso de justiça para, por fim, buscar o aprimoramento da polis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com