TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principior economicos

Por:   •  8/11/2015  •  Artigo  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

O que é economia?

Economia é o estudo das escolhas feitas por pessoas que passam por problemas de escassez de recursos limitados que produzem bens ou serviços e que poderiam ser usados de outra maneira. A microeconomia é um estudo mais concentrado nas escolhas de famílias, empresas e governos e como essas escolhas afetam os bens e serviços que elas obtêm ou oferecem. Três maneiras de analisar a microeconomia são usadas nesse estudo:

Entendimento do mercado e previsão possíveis mudanças, pois é necessário conhecer o mercado para possibilitar o uso do conhecimento da análise econômica da variação de preços.

Tomada de decisões gerenciais e pessoais, para auxiliar nas decisões de como gastar nosso tempo, escolha de carreira e gerenciamento de nosso dinheiro.

Avaliação de políticas públicas, para que empresas possam avaliar o modo como o governo age sobre a economia.

A macroeconomia é o estudo da economia de um país, analisando principalmente assuntos como desemprego, inflação, os déficits orçamentários e comerciais. Assim como a microeconomia, três maneiras são usadas para analisar a macroeconomia:

Entender como umaeconomia nacional funciona, que pode ser usada para explicar a velocidade de crescimento de um país.

Entender os grandes debates sobre política econômica, para saber melhor os tipos de debates sobre a eficácia da política, em especial, da política econômica.

Melhorar a capacidade de tomada de decisões sobre negócios, para que gerentes de empresas possam analisar a economia do país e tomar decisões melhores sobre taxas de juros, de câmbio, inflação e desemprego.

Princípios-chave

O princípio do custo de oportunidade

Princípio do custo de oportunidade está ligado à política de “ganhos e perdas”, que diz basicamente que, para obtermos vários bens, alguns devem ter perdas para que todos sejam adquiridos. Uma certa quantidade de recursos pode ser melhor aproveitada em uma coisa que renda mais benefícios que em outra que renda um pouco menos.

Exemplos:

1. Suponha que uma pessoa gasta 2h assistindo a um filme, essa pessoa passa a ter 2h a menos para realizar outras atividades. Se essas atividades fossem estudar para uma prova e organizar seu quarto. Se ela considera mais importante estudar a arrumar o quarto, então sacrificaria 2h de estudo para ver filme. Se estudar lhe gerasse um aumento de 5 pontosem sua nota na prova, assistir ao filme lhe custará 5 pontos a menos na prova.

2. Se uma pessoa tiver uma certa quantia de dinheiro que fosse destinada a comprar camisas e calças. Se a calça for o triplo do preço das camisas, então comprar uma calça sacrificará a compra de três camisas.

O princípio marginal

Princípio marginal é o benefício adicional ou custo gerado por um aumento de atividade específica. De acordo com esse princípio só é viável o aumento de uma atividade quando o custo marginal for menor que o benefício marginal. Ao atingir a igualdade entre o benefício e o custo marginal, atinge-se a realização do aprimoramento desejado.

Exemplos:

1. Uma pizzaria artesanal gasta uma certa quantia pra comprar e fazer suas pizzas. 20 pizzas são feitas por dia pela pizzaria. O dono decide aumentar a produção para 30 pizzas por dia para obter mais lucro, mas precisa comprar ingredientes a mais. Cada pacote de ingredientes são suficientes para fazer 20 pizzas então, deverá comprar dois pacotes para atender a demanda. Assim, o custo aumentará e o beneficio com as vendas a mais também.

2. Uma discoteca abre 4 horas por noite e recebe, em média, 20 pessoas por hora. A fim de receber mais pessoaspara aumentar os ganhos com venda de ingressos e de bebidas, o dono da discoteca resolve abrir uma hora mais cedo e ficar uma hora a mais, totalizando 6 horas. Mas o gasto com bebidas tem de aumentar para cobrir esta demanda a mais de pessoas. Assim, parte dos ganhos com os ingressos deverão ser convertidos em gastos para mais bebidas. Logo, haverá um gasto a mais com bebidas mas o ganho com suas vendas e as de ingressos aumentará.

O princípio dos retornos decrescentes

Princípio dos retornos decrescentes é o modo como uma produção em uma certa atividade, que seja realizada por um ou mais insumos, tenha alteração em apenas um insumo, sem alterar os demais. A produção dessa atividade aumentará mas de forma decrescente. Mas só são relevantes a curto prazo, onde não é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com