TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Probidade: A difícil característica do gestor público.

Por:   •  24/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 7

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Pós-graduação lato senso em Direito Público

Broderick Bráulio de Andrade Moreira

PROBIDADE: A DIFÍCIL CARACTERÍSTICA DO GESTOR PÚBLICO DIANTE DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.

Belo Horizonte

2016


Broderick Bráulio de Andrade Moreira

PROBIDADE: A DIFÍCIL CARACTERÍSTICA DO GESTOR PÚBLICO DIANTE DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.

Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Direito Público como requisito parcial à obtenção do título de especialista.

Orientador(a):

Belo Horizonte

2016

Dedico este trabalho a minha amada família e noiva, que tanto me fortalece e alegra para prosseguir na longa e bela  jornada que é a vida.


AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por sempre me amparar e guiar.

A minha mãe pela dura criação.

Aos meus irmãos pela atenção e cuidados.

A minha noiva por sua inteira dedicação e torcida pela conclusão dos meus objetivos e que leva consigo o nosso bem em comum, o Benício.

Aos colegas do Grupo Avançado de Estudos e Debates Jurídicos e sensoriais da PUC.


“O desenvolvimento do homem repousa na reflexão, assim o relacionamento com os outros é necessário”. Kierkegaard, Soren.


RESUMO

Quando se trata de probidade administrativa muitos gestores da administração pública encontram dificuldades em cumprir o que se descreve na Lei de Responsabilidade Fiscal porque estão condicionados à capacidade de arrecadação de tributos de seus respectivos entes.  Temos como resultado os limites para despesa com pessoal ultrapassados, metas que possam controlar receitas e despesas inalcançáveis e despesas continuadas. O objetivo é demonstrar que se  cumprida a LRF ( é necessário elaborar uma lista de siglas para o seu projeto de pesquisa) os municípios e estados só tendem a ganhar, pois os repasses federais não serão cortados e no âmbito geral da administração o responsável terá maior credibilidade para investir e trazer recursos para o ente alavancando sua economia e tornando-se mais independente. Temos como principal controlador das contas públicas os tribunais de contas que em suas rotinas diários acumulam  muitos processos de municípios e estados que desrespeitam o norte da lei supracitada. De certa forma a impunidade aos gestores contribui em demasia aos dados apresentados no meio acadêmico e nos mais variados meios de comunicação.

Palavras-chave: Direito Público. Probidade. Lei de Responsabilidade Fiscal. Gestor Público.


SUMÁRIO

1. Introdução        8

1.1. Tema-problema        8

1.2. Hipóteses        8

1.3. Objetivo        8

1.3.1 Objetivo geral        8

1.3.2 Objetivos específicos        9

1.4. Justificativa        9

2. Referencial teórico        10

3. Metodologia        10

4. Cronograma        11

REFERÊNCIAS        11

  1. 1. Introdução

  1. 1.1. Tema-problema

Na plena execução da Lei de Responsabilidade Fiscal como melhorar a eficiência e a eficácia da gestão pública no Brasil? Na plena observância dos princípios do direito administrativo (Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência) como podemos aprimorar a transparência e o controle de gastos públicos ainda que estejamos 100%  atentos a LRF?

  1. 1.2. Hipóteses

        Toda consecução de melhora no poder público está intimamente ligado a pessoas que têm o compromisso com o lugar que trabalha ou reside, com isso o ideal e necessário  é ampliar a participação popular nas tomadas de decisões e priorizar como uma ferramenta gerencial a Lei Complementar N° 101/2001 para cumprir os requisitos estabelecidos.

  1. 1.3. Objetivo

        O objetivo deste trabalho acadêmico é demonstrar que a inobservância da LRF compromete seriamente os entes federados perante o desenvolvimento econômico e social, e que um ciclo de boa gestão tende a dinamizar os processos e pessoas envolvidas.

1.3.1 Objetivo Geral

         Mostrar aos administradores da coisa pública que todo  processo utilizado para o estrito cumprimento da lei controladora é eficaz e desenvolve o ente.

1.3.2 Objetivos Específicos

  • Analisar os modelos de sucesso do estrito cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como seus índices;
  • Mencionar em quais pontos as cidades e estados mais desrespeitam a LC 101/2001 e também mostrar uma solução para a ilegalidade cometida;

  1. 1.4. Justificativa

Em um breve momento da minha graduação fui obrigado a fazer um trabalho sobre auditoria e me debrucei sobre o tema: auditoria da receita pública. Foi um trabalho muito prazeroso e engrandecedor, mas na prática via em sua vasta maioria que as prefeituras desrespeitavam a LRF e procrastinavam seus investimentos por deixar de receber repasses e a queda continuada da arrecadação tributária. Os Tribunais de Contas analisavam as contas atentamente e para ficar mais eficaz como é o caso do Tribunal de Contas de Sergipe, eles seguiam um check-list para que a prestação de contas fosse completa, prestação essa         que compreende os atos e fatos da gestão contábil, orçamentária, financeira, operacional e patrimonial dos Órgãos vinculados ao Poder Executivo do Estado de Sergipe correspondente ao exercício financeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (228.7 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com